Assistência Técnica

42º Encontro Nacional de Sindicatos de Arquitetura e Urbanismo reúne profissionais

O 42º Encontro Nacional de Sindicatos de Arquitetura e Urbanismo (ENSA) será o primeiro realizado após as eleições presidenciais deste ano, e chega com a certeza de que entraremos em um período de austeridade política e econômica, na qual as políticas públicas voltadas para a moradia darão lugar a outras prioridades. Este cenário estará presente nas discussões e avaliações que serão realizadas pelos palestrantes e participantes do ENSA. Organizado pela Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) com apoio do Sindicato dos Arquitetos do Distrito Federal (Sindarq/DF), o encontro ocorrerá nos dias 23, 24 e 25 de novembro, no Cullinan Hplus Premium, em Brasília.

 

Na pauta do evento estão importantes temas para o futuro dos profissionais, da população e das cidades, como habitação de interesse social e assistência técnica pública e gratuita, negociação sindical e um debate sobre as profissões no Brasil e no mundo. A programação conta com palestras do diretor da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Martin Georg Hahn, do historiador Fernando Horta e da Presidenta da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), Maria José Braga.

 

O 42º ENSA também será palco para a entrega do 13 º Prêmio Arquiteto e Urbanista do Ano e do Prêmio FNA 2018, criado para destacar pessoas, organizações, eventos e obras de profissionais de outras áreas que contribuíram para as lutas da categoria. Os prêmios de Arquiteto e Urbanista do Ano vão para a arquiteta e urbanista Carina Guedes, vencedora na categoria Setor Privado com o projeto “Arquitetura na Periferia”, em Belo Horizonte (MG), e para os arquitetos e urbanistas da AH! Arquitetura Humana, Franthesco Spautz, Paola Maia, Taiane Beduschi e Karla Moroso. A equipe venceu na categoria Setor Público com Cartilha de ATHIS. O vencedor do Prêmio FNA 2018 é o filme “Era o Hotel Cambridge”, da cineasta Eliane Caffé. A obra aborda o acesso à moradia pela população de baixa renda, retratando o episódio de ocupação do prédio do hotel pela Frente de Luta por Moradia, na área central de São Paulo.

 

Para o presidente da FNA, Cicero Alvarez, o encontro será um momento ímpar para definir as diretrizes para o próximo ano, tanto da FNA quanto dos sindicatos. “Também será ocasião de estabelecer parcerias para enfrentar o futuro que se avizinha num cenário de cortes de verbas para a saúde, educação, habitação e saneamento”, afirma, lembrando a aprovação da Emenda Constitucional que reduz o teto de investimentos e a ausência dos temas citados no plano de governo do novo presidente.

 

O segundo vice-presidente da FNA, Edinardo Rodrigues Lucas, ressalta que, neste ano, em comemoração aos dez anos da lei de assistência técnica, a federação, juntamente com os sindicatos, irá voltar as atenções ao tema e tentar fazer uma leitura que traga colaborações para possíveis revisões da legislação. “O ENSA é importante espaço para que dirigentes sindicais se qualifiquem e levem para seus estados novas experiências que possam colaborar para que o arquiteto e urbanista tenha condições dignas de trabalho, sendo valorizado enquanto profissional, o que pode e deve trazer segurança e qualidade de vida nas cidades”, pontua.

 

Para o presidente do Sindarq DF, Danilo Matoso, a palavra-chave desta edição do ENSA é diversidade, tanto quanto à atuação dos sindicatos para manterem-se ativos como no sentido de buscar novos campos de trabalho aos arquitetos e urbanistas, ampliando atuação nas diversas classes sociais. “Os sindicatos terão espaço para compartilhar as experiências e, sobretudo, para a aprender”, garante.

 

 

Confira a programação do 42º Encontro Nacional de Sindicatos de Arquitetura e Urbanismo (Setor Hoteleiro Norte – SHN Quadra 04, Bloco E):

Dia 23/11/2018 – Sexta-feira
8h30min – Oficina: Habitação de Interesse Social e Assistência Técnica Pública e Gratuita. Mediação AH e SASP.
11h30min – Sistema de Acreditação de Cursos de Arquitetura e Urbanismo do CAU/BR. Andrea Lucia Vilella Arruda, Coordenadora da Comissão de Ensino e Formação do CAU/BR, e Ormy Leocádio Hutner Júnior, SECCS/FNA.
12h30 – Almoço
14h – O Mundo do Trabalho do Arquiteto e Urbanista, com Martin Georg Hahn, Diretor da OIT no Brasil, e José Carlos Neves Loureiro, Secretaria de Relações de Trabalho da FNA. Mediação: Jeferson Salazar.
15h30min – Intervalo
15h45min – Relato dos Sindicatos. Coordenação Fernanda Simon e Cicero Alvarez
17h. Negociação Sindical: José Carlos Neves Loureiro, Secretaria de Relações de Trabalho da FNA, César Henrique Schütz, Assessoria de formação da FNA, e Cristiane Maia, Assessoria Jurídica da FNA.
18h30min – Sistema TCS para CSU e arquivos retorno: Humberto Damilano, Assessoria da FNA
19h – Intervalo
20h – Abertura oficial e Cerimônia dos Prêmios FNA e Arquiteto e Urbanista de 2018
21h – Lançamento do CD Água de Viver do arquiteto e urbanista Ângelo Arruda

 

Dia 24/11/2018 – Sábado
8h30min – A conjuntura do Brasil atual, com o historiador Fernando Horta e a Maria José Braga, Presidente da FENAJ. Mediação Edinardo Rodrigues Lucas
10h30min – O CAU e sua estruturação. Valeska Peres, Eduardo Bimbi e Ângelo Arruda
12h – Almoço
13h30min – Discussão e aprovação da revisão do Estatuto da FNA. Cicero Alvarez, Valeska Peres.
15h – Regimento eleitoral da FNA para as eleições 2019. Cicero Alvarez, Jeferson Salazar e Newton Burmeister.
16h – Definição dos locais da Ampliada e do ENSA Eleitoral de 2019. Eleonora Lisboa Mascia e Juliana Betemps.
16h30min – Intervalo
16h45min – FNA no Congresso da UIA2020. Edinardo Lucas, Eduardo Bimbi, Rodrigo Bertamé e Jeferson Salazar.
17h30min – Atividades de formação e discussão. Temas: Formas de evitar a dependência do CAU, cobrança de contribuição social, campanhas 2019, Planos de saúde e outros benefícios, estratégias de aproximação com os novos arquitetos. Fernanda Simon, Juliana Betemps, Cicero Alvarez, Ormy Leocádio Hutner Júnior e Carolina Jardine.
19h – Intervalo
20h – Festa Arquitetos DF e IAB-DF

 

Dia 25/11/2018 – Domingo
8h30min – Prestação de Contas da Diretoria Executiva da FNA
9h30min – O mundo do trabalho e os rumos dos nossos sindicatos. Juliana Betemps, Fernanda Simon, Cicero Alvarez e Valtuir Silveira
11h30min – Limite para entrega das propostas e moções.
12h – Almoço
13h30min – Debate e deliberação: Propostas e deliberações FNA e Sindicatos para 2019. Eleonora Mascia, Edinardo Lucas e Cicero Alvarez
15h45min – Projetos de Lei, Normas ABNT e Portal de Manifestações do CAU. Eleonora Mascia, Cicero Alvarez e Assessoria de Relações Institucionais e Parlamentares do CAU/BR
16h45min – Moções do 42º Encontro Nacional de Sindicatos de Arquitetura e Urbanismo. Edinardo Lucas
17h30min – Encerramento: Arquitetos DF e FNA.

 

Fonte: FNA-CAU/RJ

Uma resposta

  1. Nos arquitetos que vivemos de arquitetura nao aprovamos essa reuniao.
    Vcs não nos representam.

Os comentários estão desabilitados.

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

PRÊMIOS

Prêmio Projeto de Arquitetura reconhecerá obras criadas por arquitetos nacionais

PRÊMIOS

SESI Lab concorre ao 8º Prêmio Obra do Ano da ArchDaily Brasil

EVENTOS

Patrícia Sarquis Herden é presença confirmada no 3º Fórum Mundial Niemeyer 

PRÊMIOS

Prêmio Deca abre inscrições com novas categorias para arquitetos e designers de interiores

Pular para o conteúdo