CATEGORIA

44º ENSA debate Arquitetura e Urbanismo nas periferias de 30/11 a 6/12

De 30 de novembro a 6 de dezembro ocorre, em formato online, o 44º Encontro Nacional de Sindicatos de Arquitetura e Urbanismo (ENSA). Organizado pela Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), o tema deste ano é “O trabalho transforma o espaço: arquitetura e urbanismo nas periferias do mundo” e traz uma programação diversa que contempla, para além do impacto da Arquitetura e Urbanismo no planejamento das cidades, a pandemia que modificou a vida de todos. O próprio evento seria sediado na cidade do Rio de Janeiro este ano e foi reformulado para se adaptar ao formato digital.

 

 

A presidente da FNA, Eleonora Mascia, acredita que a conjuntura atual tornará possível uma rica troca durante o Encontro. “Será o momento para discutirmos alternativas para o futuro, num enfrentamento ao corte de verbas para áreas fundamentais como habitação, saúde e saneamento, educação e cultura, além de marcar nossa posição com identidade de classe, em favor da democracia e em defesa das políticas públicas para redução das desigualdades”, afirma Mascia.

O ENSA terá sua mesa de abertura no dia 30 deste mês, às 19h, e será presidido pela presidente e pelo vice-presidente da FNA, Ormy Hünter. Contará, também, com o economista social brasileiro e professor titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Ladislau Dowbor, autor de “O capitalismo se desloca – novas arquiteturas sociais”, e a arquiteta e urbanista com mestrado e doutorado em Filosofia Silke Kapp, da FAU/UFMG.

 

 

Este ano a programação começa sempre a partir das 18h, com a abertura diária com ‘Experiências e Políticas dos Sindicatos’, espaço para relatos das entidades filiadas à FNA. Contará com debates sobre como arquitetura social, patrimônio cultural, balanço do pleito municipal, participação dos arquitetos e urbanistas no CAU, além da organização para o Congresso Internacional de Arquitetos 2021 (UIA2021).

 

 

Durante o 44º ENSA haverá a entrega do 15º Prêmio Arquiteto e Urbanista do Ano e o Prêmio FNA 2020, aos projetos contemplados Salve Natal, Paraná Contra a Covid-19 e Gentileza Urbana (Prêmio FNA 2020) e à Maria Inês Sugai (Arquiteta e Urbanista do Ano). Para mais informações e programação acesse o endereço da FNA.

 

 

 

SERVIÇO

44º Encontro Nacional de Sindicatos de Arquitetura e Urbanismo (ENSA)

Data: 30 de novembro a 6 de dezembro

 

Fonte: FNA

 

MAIS SOBRE: CATEGORIA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

ATENDIMENTO E SERVIÇOS

Central de Atendimento do CAU/BR não funcionará na Sexta-feira Santa

ACERVOS

Seminário TOPOS:  CAU/BR e FAU/UnB promovem debate sobre a importância de acervos e arquivos de urbanismo no país 

#MulherEspecialCAU

“Arquiteta, na solidão da sua profissão, seu nome pede valorização!”, defende Tainã Dorea

Assistência Técnica

Mais médicos/Mais arquitetos: mais saúde para o Brasil (artigo de Nadia Somekh no portal do Estadão)

Pular para o conteúdo