EXERCÍCIO PROFISSIONAL

45° ENSA discutirá desafios do mundo do trabalho e os impactos na vida das cidades

O atual cenário global passa pela perda de postos de trabalho, da precarização das relações de contratação e do aumento da informalidade. No Brasil, as sucessivas reformas trabalhista e da previdência aceleraram o desmonte das estruturas relacionadas à regulamentação e às de proteção dos trabalhadores.

 

O ano de 2021 foi marcado pelas consequências da pandemia da covid-19 e, mesmo com os avanços da vacinação, a conjuntura de instabilidades políticas, os impactos nos índices sociais, ambientais e de relações econômicas se mantêm. Com esse cenário em mente, o 45º Encontro Nacional de Sindicatos de Arquitetura e Urbanismo (ENSA), reúne a Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) e seus sindicatos filiados, e traz convidados para discutir os desafios e as perspectivas para atuação de arquitetos e urbanistas. O evento será  realizado em formato virtual entre os dias 22 a 28 de novembro.

 

O tema central do evento deste ano é “Arquitetura é trabalho. Piso salarial é direito”. A proposta é ampliar o envolvimento da categoria buscando reverter os ataques aos direitos dos trabalhadores, a desregulamentação das relações de trabalho e o desmonte das políticas públicas. Para a presidente da FNA, Eleonora Mascia, é essencial também tratar sobre as desigualdades derivadas de um modelo econômico desigual e as alternativas para evitar o colapso ambiental. “O cenário é de ataques aos trabalhadores, com a privatização de políticas públicas e dominação de grandes corporações em detrimento das organizações locais. Por isso, queremos reunir diferentes profissionais, de várias áreas, trocar ideias e discutirmos a nossa contribuição para um outro mundo possível, com acesso a condições boas de vida e sustentabilidade para todos”. 

 

Na mesa de abertura do dia 22, às 20h, o tema central conduzido pela presidente da FNA, Eleonora Mascia, e pelo vice-presidente da federação, Ormy Hütner, terá como convidados o professor da FAU-USP e coordenador do NAPP Cidades da Fundação Perseu Abramo, Nabil Bonduki, a professora da FAU-USP e integrante do Comitê Nacional do BrCidades, Ermínia Maricato, e a vereadora do Rio de Janeiro (PT), Tainá de Paula. 

 

A programação seguirá concentrada no turno da noite, sempre a partir das 18h. 

 

Durante três dias, na terça, quarta e quinta-feira, a agenda abre com ‘Experiências dos Sindicatos e Assessorias FNA’, espaço para relatos das atividades das entidades filiadas e do apoio aos sindicatos. Na terça-feira (23/11), acontece o debate ‘Ataques aos direitos e desregulamentações: relações de trabalho, reforma trabalhista, reforma administrativa’, que reunirá o sociólogo e professor titular do Departamento de Sociologia da USP, Ruy Braga, a Secretária de Saúde do Trabalhador da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Madalena Margarida, o diretor técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) Fausto Augusto Junior. A mediação fica por conta da diretora da FNA Dânya Silva. 

 

Na agenda também haverá destaque para a entrega do 16º Prêmio Arquiteto e Urbanista do Ano e o Prêmio FNA 2021, programados para a noite de sexta-feira (26/11), às 19h. A mesa, que contará com representantes do Colegiado de Entidades dos Arquitetos e Urbanistas (CEAU), agraciará Regina Bienenstein, como Arquiteta e Urbanista do Ano e os projetos Pastoral do Povo de Rua, Campanha #DespejoZero e Comunidade Monsenhor Rubens Mesquita/ZEIS Tororó, pelo Prêmio FNA 2021. Logo após, serão promovidas as apresentações artísticas de arquitetos e urbanistas no Sarau Cultural. 

 

Além dos debates sobre o mercado de arquitetura, o ENSA trará temas que estarão em foco, como o direito à cidade, os colapsos ambientais após a pandemia, novos formatos de trabalho e a Assistência Técnica ao lado de projetos autogestionários. Por fim, o evento ainda deve resgatar a história do sindicalismo como base das lutas contemporâneas. 

 

Confira alguns destaques da programação: 

 

22/11 – SEGUNDA-FEIRA 

20h – MESA DE ABERTURA – “A atual conjuntura e a reconstrução de um novo mundo possível” 

Mediação: Eleonora Mascia e Ormy Hütner (FNA) 

Convidados: Nabil Bonduki (professor da FAU USP e coordenador do NAPP 

Cidades da Fundação Perseu Abramo), Erminia Maricato (professora da FAU USP e coordenadora do BrCidades), Tainá de Paula (vereadora da cidade do Rio de Janeiro) e a e a deputada federal (PT/DF) Erika Kokay. 

 

 

23/11 – TERÇA-FEIRA 

19h – Ataques aos direitos e desregulamentações: relações de trabalho, reforma trabalhista, reforma administrativa 

Mediação: Dânya Silva (FNA) 

Convidados: Ruy Braga (professor e sociólogo), Madalena Margarida (Secretária 

Nacional de Saúde da CUT), Fausto Augusto Junior (coordenador técnico DIEESE). 

 

 

24/11 – QUARTA-FEIRA 

19h – Arquitetura e urbanismo em tempos de pandemia e colapso ambiental: futuro das cidades, direito à cidade, cidades inclusivas, crise ambiental e vida humana nas pandemias. 

Mediação: Ormy Hütner (FNA) 

Convidados: Benedito Barbosa (União dos Movimentos de Moradia de São Paulo), Raquel Rolnik (professora da FAU-USP), Socorro Leite (Habitat Brasil) e Natália Bonavides (Deputada Federal/RN) 

 

 

25/11 – QUINTA-FEIRA 

19h – Novos formatos de trabalho e arranjos profissionais: ATHIS e assessorias para projetos autogestionários 

Mediação: Danilo Matoso (FNA) 

Convidados: Daniela Sarmento (CAU Brasil), Evaniza Rodrigues (UNMP), Taiane Beduschi e Karla Moroso (Arquitetura Humana), Joseildo Ramos (Deputado 

Federal/BA) e Fernanda Simon, Integrante do HABIS 

 

 

26/11 – SEXTA-FEIRA 

19h30 – Entrega do 16° Prêmio Arquiteto e Urbanista do Ano e Prêmio FNA 2021 

Mediação: Fernanda Lanzarin (FNA) 

20h30 – Sarau Cultural 

 

 

27/11 – SÁBADO 

10h – Biografias e o resgate da história como base para as lutas contemporâneas 

Mediação: Eleonora Mascia (FNA) 

Convidados: Fernando Morais (escritor), Bianca Santana (escritora), Camilo Vannucchi (escritor) e Clara Ant (FNA e Conselheira do Instituto Lula). 

 

Fonte: FNA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

EXERCÍCIO PROFISSIONAL

FNDE vai contratar 21 arquitetos(as) e urbanistas para atuar em projetos educacionais

EXERCÍCIO PROFISSIONAL

Conselhos de Arquitetura e Urbanismo recorrem de decisão judicial que restringe atribuições de arquitetos e urbanistas

EXERCÍCIO PROFISSIONAL

CAU estuda criação de certidão para viabilizar participação de empresas de arquitetura e urbanismo em licitações

EXERCÍCIO PROFISSIONAL

III Encontro da Comissão de Exercício Profissional envolve conselheiros e técnicos na construção do Plano Nacional de Fiscalização

Pular para o conteúdo