EVENTOS

5 de outubro: Dia Mundial da Arquitetura e do Habitat

O mês de outubro é representativo para a Arquitetura. Hoje (5) são celebrados o Dia Mundial da Arquitetura, data definida pela União Internacional de Arquitetos (UIA), e Dia do Habitat. Este último foi escolhido pelo Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos – ONU-Habitat. Em 2020, o tema das comemorações do Dia Mundial da Arquitetura – e do Habitat – é “Habitação para todas e todos: um futuro urbano melhor”.

 

Já no dia 31 de outubro é lembrado o Dia Mundial das Cidades, data também definida pela ONU-Habitat, cujo tema será “Valorizando nossas comunidades e cidades”.

 

Para lembrar as datas, o UIA2021Rio realiza ao longo do mês uma campanha com o tema habitação, que será divulgada nas mídias sociais do 27º Congresso Mundial de Arquitetos, com o objetivo de mostrar como superar os desafios das cidades contemporâneas, que são a precariedade dos domicílios e o déficit habitacional.

 

Para celebrar as datas de hoje (5), a União Internacional de Arquitetos promove, às 9h (horário de Brasília), um debate ao vivo moderado pelo presidente da instituição, Thomas Vonier, e pelo secretário-geral Serban Tiganas, além de grandes nomes da arquitetura e pensadores das cidades. De acordo com Thomas Vonier, o propósito do evento é “mostrar como o design urbano e a arquitetura podem tornar as comunidades fortes, seguras, equitativas e acessíveis, levando a um futuro urbano melhor”.

 

Desenvolvimento das Cidades

 

O escritório do ONU-Habitat no Brasil promove, desde 2018, o Circuito Urbano. Em 2020, o Circuito será virtual e contará com a parceria dos escritórios do ONU-Habitat em Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa e o tema será “Cidades Pós-COVID-19: Diálogos entre o Brasil e a África lusófona”. O UIA2021RIO apoia o Circuito Urbano e divulgará os eventos inscritos em suas redes sociais.

 

De acordo com o presidente da União Internacional de Arquitetos, Thomas Vonier a pandemia de Covid-19 alterou costumes e espaços sociais em todo o mundo e evidenciou que as crises afetam com muito maior gravidade as populações mais pobres.

 

Fonte: UIA2021RIO – https://www.uia2021rio.archi/noticia-N179pt

 

MAIS SOBRE: EVENTOS IAB UIA

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

EVENTOS

Patrícia Sarquis Herden é presença confirmada no 3º Fórum Mundial Niemeyer 

UIA

Kuala Lumpur sediará o próximo Fórum Internacional UIA em novembro

EVENTOS

Inscrições abertas para o Fórum Urbano Mundial

EVENTOS

World Architecture Festival (WAF) recebe inscrições com desconto até 28 de março

Pular para o conteúdo