ABNT

A falta de ‘Responsável Técnico’ coloca em risco as construções

 

A falta de profissional habilitado em canteiros de obras e reformas em Manaus é bem comum. A maioria das construções particulares é feita sem a assistência de um profissional especializado.

 

O proprietário do imóvel assume a responsabilidade em casos de construções informais sem acompanhamento de profissional especializado, que deveriam ser atividades técnicas privativas à arquitetura. A obra irregular será notificada e, em casos extremos, como sinistros ou eventuais problemas que possam surgir, o proprietário poderá responder uma ação judicial.  

 

A falta de um profissional especializado na realização de reformas ou construções particulares pode ocasionar diversos problemas na obra e para a segurança das pessoas. Além disso, a soma de construções malfeitas tem como consequência a piora dos espaços urbanos e da qualidade de vida nas cidades.

 

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Amazonas – CAU/AM vêm intensificando ações de fiscalização em canteiros de obras no Estado. Com o objetivo de orientar proprietários de imóveis sobre a importância do Registro de Responsabilidade Técnica (RRT).

 

O Registro de Responsabilidade Técnica (RRT) é o documento que comprova que projetos, obras ou serviços técnicos de Arquitetura e Urbanismo possuem um responsável devidamente habilitado e com situação regular perante o Conselho para realizar tais atividades. Os RRT são gravados no Sistema de Informação e Comunicação do CAU (SICCAU) e compõem o acervo técnico do arquiteto e urbanista. É uma proteção à sociedade e confere legitimidade ao profissional, fornecendo segurança técnica e jurídica para quem contrata e para quem é contratado.

 

Ano passado, o conselho realizou mais de 600 ações de fiscalização no Amazonas, liderou as ações na Região Norte. O destaque fez o CAU/AM ficar na 8ª posição no ranking dos conselhos mais atuantes do ano passado. Em todo o Brasil, foram promovidas mais de 17.000 ações de fiscalização, ou seja, um crescimento de 36% em relação ao mesmo período do ano anterior. 

 

Saiba como denunciar irregularidades: 

 

Para efetuar denúncias de eventuais irregularidades em obras e reformas.  Acesse o site do CAU/AM: www.cauam.gov.br Clique aqui.

Dúvidas e informações entrar em contato com o departamento de fiscalização do CAU/AM, através do telefone: (92) 3302-2959 ou pelo e-mail: [email protected]

 

Dados Relevantes:

 

Legislação e Norma – Segundo a legislação brasileira, toda nova edificação deve ser registrada junto ao governo e possuir um responsável técnico, que pode ser um arquiteto ou engenheiro devidamente registrado em seu conselho profissional (CAU ou CREA).

 

Na região Norte, o percentual de utilização de profissionais tecnicamente habilitados é de 10%, contra 90% não preparados.

 

O levantamento do Datafolha indicou que a principal barreira para a contratação de serviços de arquitetos é o senso comum de que se trata de um trabalho caro. Ao serem informados de que o custo é de cerca de 10% do valor total da obra, a maioria julgou ser uma boa relação custo/benefício.

 

Fonte: CAUAM

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

Fiscalização

Conferência valida diretrizes estratégicas da fiscalização da Arquitetura e Urbanismo

Fiscalização

CAU/BR realiza I Conferência Trienal de Fiscalização nos dias 27 e 28/03 

CAU/UF

Conselho de Arquitetura e Urbanismo do RN anuncia concurso público para níveis médio e superior

Fiscalização

Última plenária ampliada apresenta Plano Estratégico de Fiscalização

Pular para o conteúdo