CATEGORIA

Jurema Machado segue na direção do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional

 

Jurema Machado foi Coordenadora de Cultura da UNESCO no Brasil

 

 

 

Reconduzida à presidência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a arquiteta e urbanista Jurema Machado tomou posse na sexta-feira, dia 06/03. A cerimônia foi presidida pelo ministro da Cultura Juca Ferreira e contou com a presença do presidente do CAU/BR, Haroldo Pinheiro.

 

Jurema está à frente do Iphan desde outubro de 2012. Nascida em Divinópolis, Minas Gerais, Jurema é arquiteta urbanista pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), formada em 1980. Iniciou sua vida profissional em Belo Horizonte na PLAMBEL – Planejamento da Região Metropolitana de Belo Horizonte.


Entre 1993 e 1994, foi diretora de Planejamento e Patrimônio de Ouro Preto (MG), quando coordenou a elaboração do Plano Diretor da cidade. Ainda em Minas, Jurema Machado foi presidente do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA) e entre os anos de 1999 e 2001, atuou na concepção do Programa Monumenta. Para assumir a presidência do Iphan em outubro de 2012, Jurema Machado deixou a Coordenação de Cultura da UNESCO no Brasil, onde atuava desde janeiro de 2002.

 

Publicado em 06/03/2015

 

MAIS SOBRE: CATEGORIA

5 respostas

  1. O CAU presta um serviço relevante dando visibilidade aos arquitetos que ocupam posições cujas decisões contribuem para o aperfeiçoamento da nação.
    A recondução da arquiteta Jurema Machado à frente do IPHAN/MINC garante lucidez e empenho na conservação e conhecimento do patrimônio brasileiro.

  2. relevante o serviço prestado pelo CAU dando visibilidade aos arquitetos cujas decisões contribuem para o aperfeiçoamento da nação.
    A recondução da arquiteta Jurema Machado à frente do IPHAN
    garante lucidez e empenho para a preservação e conhecimento do patrimônio brasileiro.

  3. Lamentável esta senhora continuar na direção do IPHAN…. ela nunca garantiu a lucidez e o devido empenho para a preservação e conhecimento do patrimônio brasileiro, que atualmente esta em condições deploráveis pela falta de uma politica de integração consistente,nos seus mais diversos segmentos culturais.

  4. Ruim demais!
    Aqui em Brasília descalabros são cometidos (vido o edifício sede dos Correios que fica no nariz dela)e nada é feito.
    Lamentável!!!
    É pertinente que as pessoas que apoiam o trabalho dessa senhora pontuem as suas realizações, pq quero muito mudar a minha opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

ATENDIMENTO E SERVIÇOS

Central de Atendimento do CAU/BR não funcionará na Sexta-feira Santa

ACERVOS

Seminário TOPOS:  CAU/BR e FAU/UnB promovem debate sobre a importância de acervos e arquivos de urbanismo no país 

#MulherEspecialCAU

“Arquiteta, na solidão da sua profissão, seu nome pede valorização!”, defende Tainã Dorea

Assistência Técnica

Mais médicos/Mais arquitetos: mais saúde para o Brasil (artigo de Nadia Somekh no portal do Estadão)

Pular para o conteúdo