POLÍTICA URBANA E AMBIENTAL

Abrecon lança campanha para conscientização sobre gestão dos resíduos da construção

A Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolição (Abrecon) lançou a campanha “Você é responsável pelo entulho que gera”, com o objetivo de gerar maior atenção à gestão dos resíduos da construção (RCD) e à adoção de matérias primas sustentáveis e ecológicas no setor.

 

A campanha busca o combate ao descarte irregular de entulho, trabalhando com a conscientização e a difusão de informações sobre a gestão correta de resíduos de obra.

 

 

De acordo com a resolução do Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA), o gerador é responsável pelo resíduo que gera, assim, em caso de descarte irregular, o gerador estará sujeito às penalidades da lei, em nível local, estadual e federal.  Para colaborar com a causa, deve-se contratar apenas caçambeiro cadastrado e comprometido com a preservação ambiental.  Ao contratar a caçamba, deve-se exigir sempre os documentos de cadastro do caçambeiro, como Controle de Transporte de Resíduos (CTR) ou o Manifesto de Transporte de resíduos (MTR).

 

Alguns dos prejuízos decorrentes do descarte irregular são: Aumento dos pontos viciados e consequente desvalorização de ruas e bairros; Aumento dos custos com saúde pública; Aumento dos custos com a remoção do material descartado clandestinamente;  Aumento dos casos de dengue, em virtude de água parada; Impermeabilização do solo; Contaminação do solo e do lençol freático; Atração de ratos, baratas, carrapatos e escorpiões.

 

São diversos os fatores que contribuem para esse descarte irregular, como a ausência de políticas e omissão do poder público na questão. Além disso, há dificuldade de o profissional da área em entender que a sua responsabilidade resulta num cenário caótico, com transporte inadequado dos resíduos e desvalorização dos serviços ambientais.

 

Entre as consequências dessa falta de combate ao descarte errado do entulho, estão o número recorde de casos de Dengue e outras doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti, em algumas cidades.

 

Para facilitar o descarte responsável, a Abrecon desenvolveu uma ferramenta chamada Mapa Abrecon. O  mapa é um sistema de geolocalização de empreendimentos que recebem e reciclam resíduos da construção civil e demolição. Com mais de 300 empreendimentos cadastrados, na plataforma, é possível descartar entulho ou comprar agregado reciclado.

 

Mapa de compra e descarte da Abrecon

 

Uma das principais estratégias da Abrecon é a promoção do Curso de Gestão Integrada “Resíduos da Construção Civil e Operação de Usina de Reciclagem de Entulho”.  O curso apresenta os conceitos mais atuais sobre o segmento da gestão do RCD com professores atuantes na área e com mais de 10 anos de experiência em planos de resíduos sólidos.

 

O que é entulho?

 

De acordo com a Abrecon, o entulho de construção é composto por restos e fragmentos de materiais, enquanto o de demolição é formado apenas por fragmentos, tendo por isso maior potencial qualitativo, comparativamente ao entulho de construção.

 

O processo de reciclagem do entulho, para a obtenção de agregados reciclados, basicamente envolve a seleção dos materiais recicláveis do entulho e a britagem e classificação em equipamentos apropriados.

Uma resposta

  1. Em virtude das próximas eleições municipais no Brasil em 2020, os atuais prefeitos, vereadores e os futuros candidatos aos respectivos cargos , deverão ser questionados quanto às soluções para o combate ao mosquito da dengue e o fornecimento de saneamento básico em seus municípios . Nesse contexto, destaca-se a implantação de USINAS DE RECICLAGEM DE ENTULHO DA CONSTRUÇÃO CIVIL nas cidades onde houver a possibilidade da Administração Municipal estabelecer parcerias com o setor privado para a implementação do empreendimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

Sustentabilidade

CAU/BR celebra Dia Mundial da Água e divulga projeto com recursos hídricos em espaços públicos

Sustentabilidade

Relatório Luz 2023, que monitora desempenho brasileiro na Agenda 2030 da ONU, tem colaboração do CAU

Sustentabilidade

Conheça os projetos brasileiros selecionados para o Guia UIA para a Agenda Global 2030

Sustentabilidade

Dia Mundial da Arquitetura lança chamado internacional por comunidades resilientes

Pular para o conteúdo