CAU/BR

Ações de comissão tratam do planejamento e finanças do CAU/BR e CAU/UF

 

Na apresentação das ações realizadas na gestão 2018-2020, durante a III Conferência de Arquitetura e Urbanismo, a Comissão de Planejamento e Finanças (CPFI) destacou para 2021-2023, a tarefa de revisar o Planejamento Estratégico do CAU 2023-2033, instituído em 2013, com validade de 10 anos. Para isso, uma importante estratégia adotada foi a criação de um grupo de trabalho, junto aos CAU/UF, para atualizar os indicadores e modelos de relatórios de planejamento.

 

 

Eduardo Pasquinelli Rocio (ES), Wilson Fernando de Andrade (MT), Raul Wanderley Gradim (DF) – Coordenador e Nadia Somekh (SP). Osvaldo Abrão de Souza (MS) – Coordenador-adjunto (não presente na foto).

 

A CPFI concluiu, na atual gestão, a revisão dos normativos que tratam da anuidade paga pelos arquitetos e urbanistas ao CAU, ampliando descontos; separando as datas de vencimentos para pessoas físicas (primeiro semestre do ano) e pessoas jurídicas (segundo semestre) e implementando melhores condições de negociação dos débitos.

 

Para a próxima gestão, outro desafio apresentado pela CPFI é a implantação do módulo de planejamento no Sistema de Gestão Integrada (SGI) e a revisão da Resolução CAU/BR nº 119, que trata do Fundo de Apoio. Esta norma prevê o repasse financeiro para os CAU/UF de menor arrecadação, a fim de mantê-los funcionando como um sistema único em todo o País.

 

 

 

 

A CPFI tem a finalidade de consolidar procedimentos para garantir o melhor funcionamento do conjunto autárquico CAU. Para isso cria e revisa os normativos referentes ao planejamento e finanças e orienta os CAU/UF. As questões orçamentárias e a prestação de contas também estão sob sua responsabilidade, entre outras tarefas.

 

 

“Nosso trabalho, pelas características, é muito voltado para o público interno, com reflexo grande no externo. É um trabalho de funcionamento mesmo do CAU, de gestão financeira e econômica, auditorias, conformidade, compliance”, destacou o coordenador da CPFI Raul Wanderley Gradim.

 

Anualmente a comissão realiza uma prestação de contas pública desse trabalho, que, por seus aspectos, também exige uma permanente articulação com o Tribunal de Contas da União, a Receita Federal e setores tributários das prefeituras, Câmaras de Vereadores e secretários de tributos. “Vamos precisar trabalhar muito perto dos CAU/UF”, ressalta o conselheiro federal reeleito.

 

Confira a apresentação completa das ações da CPFI

 

 

Mais sobre a III Conferência Nacional de Arquitetura e Urbanismo

III Conferência de Arquitetura e Urbanismo: Veja como foi o primeiro dia do evento

III Conferência de Arquitetura e Urbanismo: Como foi a palestra de Ermínia Maricato

III Conferência: CEAU apresenta as ações realizadas entre 2018 e 2020

CAU/BR divulga vídeo para promover a equidade de gênero na cidade e no trabalho

CAU Educa levará educação urbana e ambiental para as escolas do ensino fundamental

CAU/BR lança documentário em defesa da Habitação Social como questão de saúde pública

Site oficial da III Conferência de Arquitetura e Urbanismo

 

 

 

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CAU/BR

NOTA DE ESCLARECIMENTO

CAU/BR

CAU/BR aponta protagonismo feminino na arquitetura e urbanismo durante 98º ENIC

CAU/BR

Comissões do CAU/BR debatem temas de interesse dos arquitetos e urbanistas

EVENTOS

Patrícia Sarquis Herden é presença confirmada no 3º Fórum Mundial Niemeyer 

Pular para o conteúdo