UIA.2020.RIO

Adriana Levisky destaca a importância de requalificar espaços urbanos

 

Com experiências em projetos de caráter institucional, voltados para as áreas de educação, saúde e cultura, a arquiteta e urbanista Adriana Levisky está confirmada como palestrante no 27º Congresso Mundial de Arquitetos. Sócia-titular do escritório Levisky Arquitetos | Estratégia Urbana, Adriana acredita que o UIA2020RIO promoverá um “intercâmbio construtivo em relação a questões que são mundiais”, como o adensamento dos centros urbanos.

 

Projeto de Requalificação Urbana do Jardim Colombo / Levisky Arquitetos | Estratégias Urbanas

 

O escritório é reconhecido por uma atuação focada em requalificação de espaços públicos, valorização urbana e melhora da qualidade de vida nas regiões metropolitanas. Adriana foi responsável por projetos de hospitais, de centros de ensino e pesquisa, e de praças e museus a céu aberto.

 

Senac São Miguel Paulista / Foto: Ana Mello e Pedro Mascaro

 

Praça Victor Civita / Foto: Nelson Kon

 

Ela acredita que, no campo da Arquitetura, essas iniciativas são essenciais para pensar as cidades do futuro:
“Esses tipos de projetos são âncoras dentro da dinâmica da vida urbana, a partir do poder catalisador de inclusão das pessoas, da construção de vínculos, da qualificação das relações e dos ambientes. É preciso desenvolver equipamentos que têm a potencialidade de ser transformadores. A população, em toda a sua diversidade, tem que se identificar e querer usá-los” explica.

 

Projeto do Plano Diretor do Hospital Albert Einstein / Levisky Arquitetos | Estratégias Urbanas

 

No estado de São Paulo, alguns projetos de destaque são: o Senac São Miguel Paulista (finalista no Cityscape Award 2018 e selecionado na Bienal Iberoamericano de Design 2018); o Plano Diretor do Hospital Albert Einstein (Prêmio Melhor da Arquitetura 2011); a Praça Victor Civita – Museu Aberto da Sustentabilidade (Prêmio IAB 2008).

 

Previsto para 2022, há ainda o Boulevard da Diversidade, projeto de uma área de grande atividade cultural e de lazer na Avenida Paulista, que, segundo a arquiteta, é um exemplo da integração entre inclusão social, mobilidade urbana e soluções sustentáveis.

 

 

Conjunto Parque-Museu da Água SABESP Butantã / Foto: Ana Mello

 

Projeto do Museu Aberto Cratera de Colônia / Levisky Arquitetos | Estratégias Urbanas

 

 

Adriana reitera que um tema importante a ser debatido no UIA2020RIO diz respeito à gestão e à manutenção de espaços públicos: “Em um momento em que as cidades têm pouca capacidade financeira de fazer a sua gestão, é necessário discutir como a comunidade se interessa em participar, pensar em gestão compartilhada. No mundo todo, os centros urbanos são locais de adensamento, onde os problemas acontecem, mas também onde estão as oportunidades e soluções.”

 

Confira aqui outros palestrantes confirmados e garanta já a sua inscrição.

UIA2020RIO

 

Com o tema “Todos os mundos. Um só mundo. Arquitetura 21” e expectativa de público de 20 mil profissionais da área, o 27º Congresso Mundial de Arquitetos vai transformar o Rio no epicentro do debate sobre o futuro das cidades do mundo. Promovido pela União Internacional de Arquitetos (UIA) e com a organização do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), o evento convida especialistas e entusiastas de cidades mais dinâmicas, justas e sustentáveis a debater soluções entre os dias 19 e 23 de julho de 2020. O Congresso conta ainda com eventos preparatórios e paralelos, como exposições, seminários e workshops, que acontecem por todo o país.

 

RIO CAPITAL MUNDIAL DA ARQUITETURA

 

O Rio de Janeiro é a primeira Capital Mundial da Arquitetura, título inédito conquistado pela Prefeitura do Rio e pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) e concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) e pela União Internacional dos Arquitetos (UIA). Ao longo de todo o ano de 2020, a cidade sediará uma série de eventos, entre eles o 27º Congresso Mundial de Arquitetos, o Fórum Mundial de Cidades, exposições e concursos públicos. Além de mostrar para o mundo a riqueza arquitetônica do Rio, esta titulação é também uma oportunidade de reflexão sobre o futuro, de planejar o que se quer para as cidades de todo o mundo.

 

Fonte: UIA2020RIO

MAIS SOBRE: UIA.2020.RIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CAU/BR

27º Congresso de Arquitetos discute novos fluxos globais

CAU/BR

Saúde e Cidades: Sérgio Magalhães e Nísia Trindade em debate

CAU/BR

Jane Hall e Esteban Benavides discutem novas formas de trabalho na arquitetura

CAU/BR

“Mudanças e Emergências” é o tema da terceira Semana Gratuita do UIA2021RIO

Pular para o conteúdo