ARQUITETOS EM DESTAQUE

Aline Castelo Branco: Prática e teoria da Arquitetura

Aline Castelo Branco (Foto: CAU/PI)

 

A arquiteta e professora Aline Elvas Castelo Branco conhece bem a prática e a teoria da Arquitetura e Urbanismo no Piauí. Formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), ela possui 40 anos de experiência entre a realização de projetos na iniciativa privada, da prática de arquitetura e urbanismo no serviço público, além de contribuir para a formação de novos profissionais. Como profissional, sempre priorizou a tecnologia no processo de atuação.

 

“No começo da minha carreira profissional, optei pelos processos projetuais, com ênfase na tecnologia e no conforto ambiental, com o tempo fui também me dedicando a docência e hoje estou na sala de aula”, revelou a professora, que fez parte do corpo docente da Universidade Federal do Piauí e atualmente do Instituto Camilo Filho. Como observadora dos trabalhos atuais, a professora tem gostado do perfil dos novos profissionais piauienses.

 

Para a professora, a sociedade tem conhecido ao longo dos últimos anos a necessidade do profissional no atual contexto urbano. Segundo ela, isso se deve principalmente a atuação profissional dos arquitetos, que por meio de seus trabalhos tem mostrado a importância do planejamento nas construções. Ela lembra, que anos atrás, no Piauí, dificilmente buscavam a opinião de arquitetos sobre temas importantes para a sociedade.

 

“Hoje vemos profissionais serem procurados para opinar sobre ações, isso não era assim antigamente. Hoje, pela atuação dos profissionais em órgãos públicos e na iniciativa privada, temos visto que os aspetos sociais e tecnológicos estão inseridos nos trabalhos, tendo em vista que a sociedade de hoje é mais exigente”, disse a professora.

 

Aline lembra o avanço na função social da Arquitetura, principalmente por intermédio de órgãos públicos. “Tem muita gente hoje dedicada a projetos mais acessíveis para a população. Temos conseguido avançar neste sentido”, pontuou Aline Elvas. A  arquiteta ainda destacou a evolução da tecnologia e a interferência dela nos trabalhos arquitetônicos desenvolvidos ao longo dos últimos anos.

 

“A cada dia surgem novos materiais, as mudanças acontecem de forma mais rápida e exigem dos profissionais mais conhecimento”. Aline Elvas sempre priorizou os temas do clima e desenho urbano em seus projetos.

 

 

Por João Magalhães, Analista de Comunicação do CAU/PI

 

= Veja mais histórias de arquitetas e urbanistas brasileiras

Uma resposta

  1. BOM DIA DRA. ALINE GOSTARIA DE SABER SOBRE AQUELA CASA ALI NA ILHOTAS MEU NOME É EDMILSON, ABRAÇO.
    O MEU FONE É 86 9 9981-1000.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Projeto brasiliense ganha destaque Internacional no Prêmio ArchDaily Edifício do Ano 2024

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Arquiteto Washington Fajardo vai atuar na Divisão de Habitação e Desenvolvimento Urbano do BID

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Arquitetura Modernista: New York Times indica Brasília como um dos melhores lugares para visitar 2024

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Conheça os profissionais premiados pelo CAU Brasil no Dia do Arquiteto e Urbanista 2023

Pular para o conteúdo