CAU/BR

Anuário de Arquitetura e Urbanismo traz dados inéditos sobre a profissão

 
 
O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) lança o Anuário de Arquitetura e Urbanismo 2016, publicação que traz todas as informações sobre as atividades do setor. Nos últimos cinco anos, houve um crescimento de 47% no total de trabalhos realizados por arquitetos e urbanistas. Essa evolução acompanhou a gangorra da economia brasileira: após dois anos seguidos de crescimento (43% em 2013 e 14% em 2014), o setor de Arquitetura e Urbanismo amargou estagnação em 2015 e queda de 10% em 2016. As principais atividades realizadas foram projetos (53%) e execução de obras (32%). Clique aqui para baixar o Anuário de Arquitetura e Urbanismo.  
 
 
 
Por outro lado, o número de arquitetos e urbanistas cresce cada vez mais: eram 143.401 em 2016, número 36% maior que em 2012. Trata-se de uma classe profissional predominante feminina e jovem: 62% são mulheres, e quase 60% têm menos de 40 anos. A maioria dos profissionais está concentrada na Região Sudeste, com 55% dos arquitetos e urbanistas do Brasil. Mas é na Região Sul onde existe mais trabalho: 37,9% das atividades foram realizadas na Região Sul, contra 35% no Sudeste. O Anuário de Arquitetura e Urbanismo 2016 traz também informações por Estado e municípios. 
 
 
O Anuário de Arquitetura e Urbanismo de 2016 apresenta informações extraídas do Sistema de Informação e Comunicação do CAU (SICCAU) e do Sistema de Inteligência Geográfica do CAU (IGEO), que reúnem todos os dados registrados pelos arquitetos e urbanistas por meio do Registro de Responsabilidade Técnica (RRT). A publicação será lançada todos os anos, com informações atualizadas. 

Uma resposta

  1. Sou Geógrafo, mais não atuo, como sou dois em um Licenciado em Geografia. Gostaria de saber mais sobre atuação deste conselho.

Os comentários estão desabilitados.

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CAU/BR

NOTA DE ESCLARECIMENTO

CAU/BR

CAU/BR aponta protagonismo feminino na arquitetura e urbanismo durante 98º ENIC

CAU/BR

Comissões do CAU/BR debatem temas de interesse dos arquitetos e urbanistas

CAU/BR

CAU/BR celebra uma década dos primeiros empregados públicos efetivos

Pular para o conteúdo