ATENDIMENTO E SERVIÇOS

Anuidade 2021: Nova Gestão do CAU/BR suspende reajuste de Anuidade e RRT

 

Nova gestão do CAU/BR tomou como sua primeira decisão a suspensão do reajuste de Anuidade, RRT e outras taxas aplicados em 2021. Dessa forma, os valores integrais das taxas devidas ao CAU voltam a ser os mesmos do ano passado. Os valores da Anuidade e do RRT, bem como a forma de reajuste, são definidos pela Lei 12.378/2010, que regula o exercício da Arquitetura e Urbanismo no Brasil.

 

A proposta de cancelamento do reajuste foi feita por meio de diversos CAU/UF que enviaram ofícios ao CAU/BR, alertando para a necessidade de medidas em face da crise econômica, social e sanitária causada pela pandemia de covid-19. A pauta foi acolhida pelos novos conselheiros do CAU/BR durante a 108ª Reunião Plenária Ordinária, realizada em 15 de janeiro de 2021.

 

“O clamor precisa ser respondido, precisamos dar essa resposta aos profissionais neste cenário emergencial de crise sanitária”, afirmou a presidente do CAU/BR, Nadia Somekh. O novo valor da Anuidade 2021 já está  disponível no SICCAU para quem ainda não efetuou o pagamento à vista.

 

No caso dos profissionais e empresas que optarem pelo pagamento parcelado, as negociações feitas  serão canceladas a partir de  segunda-feira, dia 18 de janeiro,  para que os interessados possam efetuar nova negociação e baixarem boletos com o valor menor, sem prejuízo dos descontos e demais benefícios fixados pela Resolução No. 193/2020.

 

Os que já efetuaram o pagamento à vista serão compensados ou ressarcidos. A forma será informada em breve. 

 

MAIS DESCONTOS PARA OS ARQUITETOS
Estão mantidos, ainda, os novos descontos previstos pela Resolução CAU/BR Nº 193, além daqueles previstos pela Lei 12. 378/2010 (50% para profissionais com menos de 2 anos ou mais de 30 anos de formado). No caso dos RRT e das taxas de emissão de carteira profissional, os novos valores já estarão disponíveis no SICCAU tão logo a deliberação seja publicada. Veja abaixo os descontos criados para a Anuidade 2021 pela Resolução No. 193/2020:

 

a) 30% para arquitetos e urbanistas que tenham entre 2 e 3 anos de formados;
b) 20% para arquitetos e urbanistas que tenham entre 3 e 4 anos de formados; e
c) 10% para arquitetos e urbanistas que tenham entre 4 e 5 anos de formados.
d) Até 90% de desconto na anuidade do CAU para pessoas jurídicas.

 

Outras novidades para a Anuidade 2021 são a ampliação de cinco para seis do número de parcelas das anuidades, tanto para o registro de profissionais quanto de empresas; separação dos vencimentos das anuidades de pessoa física e jurídica e menor multa de mora nos casos de débitos. Para conhecer todos os descontos e prazos para a Anuidade 2021, clique aqui.

 

MAIS DESCONTOS E MAIS PRAZOS

Arquitetos e urbanistas devem ficar atentos aos prazos de descontos da Anuidade 2021. Além dos descontos já mencionados, há desconto de 10% para o pagamento à vista em janeiro e 5% para pagamento à vista em fevereiro. A Anuidade 2021 de pessoas físicas e jurídicas também poderá ser parcelada em até 6 vezes, em datas diferentes.

 

Profissionais podem parcelar a Anuidade 2021 de janeiro a junho, enquanto as empresas podem parcelar de julho a dezembro – porém, essa opção precisa ser feita no SICCAU até março. Assim, arquitetos e urbanistas sócios de empresas podem parcelar sua anuidade de pessoa física nos primeiros seis meses do ano e a anuidade de pessoa jurídica no último semestre, se assim desejarem.

 

64 respostas

  1. Gostaria de saber o que leva ser diferente.
    Eu e meu amigo nos formamos em dez/21 e entramos com os papeis juntos, recebemos a número do cau no mesmo dia
    ,porem o valor da anuidade do dele para o meu tem uma diferença de exatos $103,00,

    1. Nossos atendentes estão à disposição para apoiar os arquitetos e urbanistas e tirar todas as dúvidas. Pedimos que, por favor, entre em contato com nossa equipe do serviço tira-dúvidas, teremos prazer em atender. ??

      ?Ligação gratuita: 0800-883-0113
      ?Ligação de celulares: 4007-2713
      ?Na internet: http://www.caubr.gov.br/atendimento
      De segunda a sexta, das 9h às 19h (horário de Brasília)

  2. Já foi definido o ressarcimento dos que pagaram a anuidade com reajuste? Estamos desde janeiro esperando essa decisão e ainda não recebi nenhuma comunicação.

  3. Nossa empresa tem 3 sócios. Enviei uma CERTIDÃO DE INTEIRO TEOR, que é emitida pela Última Alteração Contratual da empresa, e não foi aceita para efeito do desconto de 50% da anuidade!
    Como assim?
    Qual certidão deve ser enviada?
    Pois também não falaram qual é necessária…
    Somente que tem que conter o quadro societário e que não tem nenhuma outra alteração contratual posterior.

    Estou tentando esse desconto desde janeiro e só agora responderam com negativa.

    1. Hermanes, por favor entre em contato com a Central de Atendimento do CAU de segunda a sexta, das 9h às 19h (horário de Brasília). Confira nossos contatos:

      Chat: https://caubr.gov.br/atendimento

      Telefones: 0800-883-0113 (ligações realizadas a partir de telefones fixos) e 4007-2613

  4. Boa noite,
    tenho 34 anos de formado, paguei a anuidade 2021 com desconto que tenho direito, recebi email no mês de abril que seria ressarcido do pagamento mediante comprovante do pagamento.
    Enviei o recibo do pagamento, e até o momento minha solicitação está em análise.
    Lutamos tanto pela saída do CREA, e a criação do nosso próprio conselho, e vejo que não há muita diferença!.

    1. Edson, por favor entre em contato com a Central de Atendimento do CAU de segunda a sexta, das 9h às 19h (horário de Brasília). Confira nossos contatos:

      Chat: https://caubr.gov.br/atendimento

      Telefones: 0800-883-0113 (ligações realizadas a partir de telefones fixos) e 4007-2613

  5. Olá, estou tentando resolver a minha anuidade, já entrei em contato com o chat, que piorou a situação e com a ouvidoria que até agora não respondeu o e-mail. O que aconteceu: Fiz o parcelamento em 4 parcelas, sendo a primeira em março, no mês de março sem querer eu paguei a de abril, quando fui pagar a de abril vi que pague errado, e não consegui pagar mais a de março, e o sistema gerou multa, pedi suporte ao chat e a multa subiu, dizendo ainda que não tinha que fazer, e o sac não respondeu até agora, desde 30 de abril, quero resolver, mas não pagar esse absurdo de juros, são R$70,00 só de juros… Quero resolver….Tem essa mensagem aí assima, mas acho que não está ocorrendo o mesmo.

    1. Agatha, a Ouvidoria informa que sua demanda já foi respondida em seu e-mail. Agradecemos a atenção.

  6. Tenho muito respeito com a instituição CAU mas estão deixando a desejar com esse atendimento só online levamos mas de 10 dias para receber algumas informações.isso e um absurdo o CREA já começou atender presencial porque o CAU não?

    1. Pablo, informamos que o atendimento presencial é realizado pelos CAU/UF, e as medidas de prevenção atendem a critérios locais referentes à pandemia de covid-19. Para entrar em contato com a Central de Atendimento do CAU de segunda a sexta, das 9h às 19h (horário de Brasília), veja nossos contatos:

      Chat: https://caubr.gov.br/atendimento

      Telefones: 0800-883-0113 (ligações realizadas a partir de telefones fixos) e 4007-2613

  7. Estou tentando resolver a cobrança indevida do valor a anuidade desde 31/03/2021, já tentei pelo WhatsApp, pele e-mail da ouvidoria, pelo telefone de contado da central 4007-2613, que por sinal quando comecei a questionar o problema, não consegui mais entender o que a atendente Priscila dizia e depois a ligação caiu….. Tenteei pelo telefone do CAU/SP 3014-5900, não completa a ligação, informando que o celular está desligado ou fora da área de cobertura, não completa a ligação, ou a mensagem para eu entrar em contato pelo WhatsApp, que já tentei e não resolveu meu problema.
    Eu só quero pagar a anuidade correta, claro que sem juros na última parcela porquê não tenho culpa de um sistema falho, e ainda o atraso do pagamento de um boleto com valor indevido, está bloqueando o processo de ressarcimento do valor da RRT.

  8. Olá, quando eu tinha 1 a 5 anos de formada não recebi desconto algum, paguei todas a anuidade com valor cheio. Gostaria de saber se posso pedir ressarcimento. Grata.

    1. Fabiana, por favor entre em contato com nosso serviço Tira-dúvidas, de segunda a sexta, das 9h às 19h (horário de Brasília).

      ?Chat: https://caubr.gov.br/atendimento

      ?Telefones: 0800-883-0113 (ligações realizadas a partir de telefones fixos) e 4007-2613

  9. Tenho uma empresa e não recebi nenhum desconto na anuidade deste ano. Como faço para obter?

  10. Fiz o parcelamento em janeiro e efetuei o pagamento em fevereiro da primeira parcela, mas cancelaram o parcelamento, recebi instruções para realizar uma nova negociação que gerariam o crédito.
    Recebi o crédito na nova negociação, mas o valor da anuidade ficou mais alta, quando deveria ser a menor, já que não sofreu reajuste.

    1. Josiele, por favor entre em contato com nosso serviço tira-dúvidas, de segunda a sexta, das 9h às 19h (horário de Brasília). Confira nossos contatos:

      Chat: https://caubr.gov.br/atendimento

      Telefones: 0800-883-0113 (ligações realizadas a partir de telefones fixos) e 4007-2613

  11. NO ANO PASSADO A CRISE ME IMPEDIU DE PAGAR A ANUIDADE. JA QUE ANUIDADE DE 2021 NÃO SOFRERÁ AJUSTE, NÃO SERIA POSSIVEL PAGAR A ANUIDADE DE 2020 SEM REAJUSTE? ACHO UM ABSURDO TER QUE PAGAR AGORA QUASE 50% A MAIS SÓ DE JUROS E MULTAS NA ANUIDADE DE 2020. O VALOR PASSA DOS 700 REAIS!!!!

    1. José, por favor entre em contato com nosso serviço Tira-dúvidas, de segunda a sexta, das 9h às 19h (horário de Brasília).

      ?Chat: https://caubr.gov.br/atendimento

      ?Telefones: 0800-883-0113 (ligações realizadas a partir de telefones fixos) e 4007-2613

  12. Vou fazer 2 anos de formação, mas o boleto que a CAU gera só tem os descontos dos 10%, como faço pra receber os outros 30% de desconto por tempo de formação? O telefone só chama e o chat está indisponível.

    1. Jessyca, por favor entre em contato com nosso serviço tira-dúvidas, de segunda a sexta, das 9h às 19h (horário de Brasília). Confira nossos contatos:

      Chat: https://caubr.gov.br/atendimento

      Telefones: 0800-883-0113 (ligações realizadas a partir de telefones fixos) e 4007-2613

  13. Boa tarde! Formei em 1991. este ano já tenho direito ao desconto de 50%?

    1. Luciana, por favor entre em contato com nosso serviço tira-dúvidas, de segunda a sexta, das 9h às 19h (horário de Brasília). Confira nossos contatos:

      Chat: https://caubr.gov.br/atendimento

      Telefones: 0800-883-0113 (ligações realizadas a partir de telefones fixos) e 4007-2613

  14. Na Resolução 193/20 orienta que devemos pedir o desconto da anuidade da empresa a cada 3 anos tem algum procedimento estabelecido para isso? No acesso da empresa só encontro a opção de ressarcimento.

  15. A certidao simplificada da Jucerja, solicitada para requerimento de desconto, custa R$ 128,00
    Com o pagamento desta certidao, o desconto de 50% que tenho direito para minha empresa, fica irrisorio.
    Nao poderia ser enviado outro documento, como contarto social para comprovação dos socios?

    1. Roberta, por favor entre em contato com a Central de Atendimento do CAU de segunda a sexta, das 9h às 19h(horário de Brasília). Confira nossos contatos:

      Chat: https://caubr.gov.br/atendimento

      Telefones: 0800-883-0113 (ligações realizadas a partir de telefones fixos) e 4007-2613

  16. Quem fez o pagamento anterior aos descontos, já pode solicitar o ressarcimento?

  17. Bom Dia!
    Meu cadastro é de 25 de janeiro de 1980, considerando a filiação anterior no CREA/RJ. Gostaria de saber se estou isenta do pagamento da anuidade, por ter mais de 40 anos de exercício.

    1. Eloísa, por favor entre em contato com a Central de Atendimento do CAU de segunda a sexta, das 9h às 19h(horário de Brasília). Confira nossos contatos:

      Chat: https://caubr.gov.br/atendimento

      Telefones: 0800-883-0113 (ligações realizadas a partir de telefones fixos) e 4007-2613

  18. Alguém pode me informar que conta é essa que o CAU faz: Valor total da anuidade de 2021 = 523,79 (segundo o site do siccau), mas tendo 3 anos de formado vc tem um desconto de 30% (R%157,13), e mais um desconto de 10% se vc pagar a vista, em janeiro.

    Pelos meus cálculos, logo teremos: 523,79-157,13 = 366,66
    366,66 – 10% = 330,00

    VALOR COM DESCONTOS A PAGAR: R$ 330,00, porém o CAU tá me cobrando R$ 471,41. Algum professor de matemática pode me ajudar a entender esses descontos?

  19. como faço para cancelar o parcelamento ? quero pagar a vista

    1. Rubens, para receber atendimento personalizado junto à nossa equipe, pedimos que por favor entre em contato com a nossa Central de Atendimento :

      Chat: https://caubr.gov.br/atendimento
      Telefones: 0800-883-0113 e 4007-2613

  20. Boa noite, tento a uma semana emitir o boleto para pagamento da anuidade de 2021 e não consigo. me comuniquei com o CAU pelo chat e o atendente me disse que o sistema estava passando por instabilidade, te pergunto instabilidade a mais de uma semana????? Quero pagar a vista mas vejo o tempo passar e não resolvem o meu simples problema, tenho 40 anos de formado e isso nunca aconteceu, espero por uma solução.

  21. Boa tarde!
    Ainda não fiz o pagamento das parcelas e não consigo cancelar a negociação.
    E o valor ainda consta com o reajuste de 2021.
    Como proceder? O chat não está funcionando e o WhathsApp não responde…

  22. Creio ser abusivo o valor do CAU, principalmente para a faixa de arquitetos com tempo médio de formado, sem direito a desconto algum.
    O melhor seria preço justo para todos, uma vez que já pagamos para emitir RT.

    1. Rosany, informamos que os valores da Anuidade e do RRT são definidos pela Lei 12.378/2010, que regula o exercício da Arquitetura e Urbanismo no Brasil. Veja em https://bit.ly/2ADbSBd

      Destacamos que em 2021 foram criados novos descontos além daqueles previstos em lei (50% para profissionais com menos de 2 anos ou mais de 30 anos de formado):

      a) 30% para arquitetos e urbanistas que tenham entre 2 e 3 anos de formados;
      b) 20% para arquitetos e urbanistas que tenham entre 3 e 4 anos de formados; e
      c) 10% para arquitetos e urbanistas que tenham entre 4 e 5 anos de formados.
      d) Até 90% de desconto na anuidade do CAU para pessoas jurídicas.

      Saiba mais em https://caubr.gov.br/anuidade-2021-descontos-adicionais-para-pagamento-a-vista/

  23. Ainda não havia efetuado o pagamento, assim cancelei minha negociação. Porém o valor que aparece ainda é com reajuste de 2021. Quando estará disponível o novo valor, ou melhor, o valor antigo?

    1. Cristina, por favor entre em contato com a Central de Atendimento do CAU de segunda a sexta, das 9h às 19h(horário de Brasília). Confira nossos contatos:

      Chat: https://caubr.gov.br/atendimento

      Telefones: 0800-883-0113 (ligações realizadas a partir de telefones fixos) e 4007-2613

  24. Bom dia!
    A minha anuidade de pessoa juridica não está com desconto nenhum, vai fazer 20 anos de registro e não tem nenhum desconto.
    E aqui no site vocês dizem que: para pessoas jurídicas tem até 90% de desconto. O que eu faço?
    Aguardo retorno urgente.

    1. Graciela, por favor entre em contato com a Central de Atendimento do CAU de segunda a sexta, das 9h às 19h(horário de Brasília). Confira nossos contatos:

      Chat: https://caubr.gov.br/atendimento

      Telefones: 0800-883-0113 (ligações realizadas a partir de telefones fixos) e 4007-2613

  25. Pedido para que o valor excedente pago seja ressarcido, depositado em conta do usuário. E que não leve tempo além do razoável para que venhamos a receber a parte que nos cabe.

  26. não consigo emitir o boleto para pagamento. Como devo proceder?

    1. Marina, por favor entre em contato com a Central de Atendimento do CAU de segunda a sexta, das 9h às 19h(horário de Brasília). Confira nossos contatos:

      Chat: https://caubr.gov.br/atendimento

      Telefones: 0800-883-0113 (ligações realizadas a partir de telefones fixos) e 4007-2613

  27. Sinceramente nós que tbm temos mais tempo de formados tbm precisamos destes descontos.
    me formei em 2006 e sinceramente este ano não começou bem…
    A demanda de projetos diminiu desde outubro de 2020.
    Eu preciso negociar a anuidade de 2020 e ainda pagar a de 2021!
    CAU precisa olhar para “todos”.

  28. Como serão ressarcidos os valores de quem já pagou à vista como eu?

    1. Thiago, haverá ressarcimento ou compensação dos valores pagos a mais. O mesmo vale para quem já emitiu RRT ou pagou qualquer taxa em janeiro antes da suspensão do reajuste. A forma será decidida e informada em breve.

  29. Extremamente sensata esta decisão da Diretoria. Por isto a mudança e sepre necessária.

  30. Boa tarde, não sabia que iria haver a possibilidade de revisão dos valores da anuidade do CAU. Já realizei o pagamento à vista. Como será realizado o reembolso ou a compensação devida? Gostaria de saber se haverá alguma forma de solicitação do ressarcimento pelo site ou outra forma.
    Obrigada!

    1. Graciella, haverá ressarcimento ou compensação dos valores pagos a mais. O mesmo vale para quem já emitiu RRT ou pagou qualquer taxa em janeiro antes da suspensão do reajuste. A forma será decidida e informada em breve.

  31. O clamor dos profissionais só seria respondido com dignidade, dona Nadia Somekh, se o CAU tivesse a humanidade de, além de cancelar os insanos reajustes, tivesse também oferecido um justo e merecido desconto sobre essa anuidade, já tão questionável, afinal pagamos RRTs para trabalhar, né!

  32. Até que em fim uma medida sensata… pena que tivemos que implorar por algo que poderia ser meramente reconhecido diante do senário atual.

  33. E quem já pagou a anuidade com o valor mais alto e emitiu um RRT de R$103 como eu, faz o quê agora?

    1. Carlos, haverá ressarcimento ou compensação dos valores pagos a mais. O mesmo vale para quem já emitiu RRT ou pagou qualquer taxa em janeiro antes da suspensão do reajuste. A forma será decidida e informada em breve.

  34. Eu já efetuei o pagamento sem o desconto, como faço para ter o reembolso?

    1. Dhiego, haverá ressarcimento ou compensação dos valores pagos a mais. O mesmo vale para quem já emitiu RRT ou pagou qualquer taxa em janeiro antes da suspensão do reajuste. A forma será decidida e informada em breve.

  35. Que maravilha, parabéns…e pra quem já pagou? O que acontece? ?

    1. Filipe, haverá ressarcimento ou compensação dos valores pagos a mais. O mesmo vale para quem já emitiu RRT ou pagou qualquer taxa em janeiro antes da suspensão do reajuste. A forma será decidida e informada em breve.

  36. so reajuste nao serve para nada na verdade, tem que haver é uma reducao isso sim .

Os comentários estão desabilitados.

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CAU/BR

NOTA DE ESCLARECIMENTO

CAU/BR

CAU/BR aponta protagonismo feminino na arquitetura e urbanismo durante 98º ENIC

CAU/BR

Comissões do CAU/BR debatem temas de interesse dos arquitetos e urbanistas

CAU/BR

CAU/BR celebra uma década dos primeiros empregados públicos efetivos

Pular para o conteúdo