ARQUITETOS EM DESTAQUE

Anunciadas as vencedoras do Prêmio Mulheres na Arquitetura e Construção 2019

O Tamayouz Excellence Award divulgou as vencedoras do Women in Architecture and Construction Award 2019, um prêmio que homenageia as realizações de arquitetas no Oriente Próximo e Norte da África, em duas categorias: Rising Star e Woman of Outstanding Achievement. 

 

Women in Architecture and Construction Award faz parte do programa de sete prêmios do Tamayouz Excellence Award, que promove o melhor da arquitetura no Oriente Médio, Norte da África e proximidades. Depois de selecionar nove mulheres, o prêmio Rising Star foi concedido à arquiteta saudita Dana AlAmri, co-fundadora do escritório Watad Studio, sediado em Jeddah, e o Woman of Outstanding Achievement foi entregue à Dra Zeynep Celik, uma acadêmica conhecida por sua pesquisa e documentação sobre arquitetura colonial e desenvolvimento da era otomana e francesa em toda a região. Além disso, o júri optou por premiar também Shahira Fahmy como Woman of Outstanding Achievement, uma arquiteta e acadêmica egípcia.

 

Continue lendo para saber mais sobre as homenageadas, da página oficial do Tamayouz Excellence Award.

 

Rising Star, Vencedora – Dana AlAmri

 

Arquiteta e Co-fundadora, Watad Studio

 

Cortesia de Dana AlAmri

 

Dana Al-Amri é arquiteta saudita e co-fundadora do Watad Studio, com sede em Jeddah, que busca criar projetos contextuais e soluções arquitetônicas que atendam às necessidades locais. Representando uma geração emergente de arquitetas mulheres do Reino da Arábia Saudita, Al-Amri espera apoiar as necessidades das comunidades locais e o desenvolvimento urbano da cidade e país de origem. Ela projetou uma série de projetos que abrangem os setores residencial, comercial e hoteleiro.

 

Cortesia de Dana AlAmri

 

AlAmri também trabalhou em projetos socialmente responsáveis, como o Projeto Fornos Solares, que teve como objetivo educar pessoas que sofreram com as enchentes de Jeddah sobre o uso da energia solar; trabalhou também em uma pesquisa sobre a regeneração das favelas de Jeddah e bairros históricos negligenciados; além do Malik Road Redevelopment, projeto que buscava soluções alternativas para a configuração das ruas da região, na esperança de reduzir o tráfego e os acidentes de veículos. Al-Amri também participou de conferências e feiras, como a Qamra, durante as quais discutiu a importância da arquitetura sustentável e dos métodos de construção.

 

Woman of Outstanding Achievement, Vencedora – Dra. Zeynep Celik

Autora; Professora, New Jersey Institute

 

Cortesia de Zeynep Celik

 

A Dra. Zeynep Celik é uma reconhecida professora de arquitetura e história no New Jersey Institute of Technology – Rutgers University e professora adjunta de história na Columbia University. Ela também escreveu, editou e produziu inúmeras publicações que exploram a arquitetura e as cidades do final do Império Otomano e do colonialismo francês. No passado, ela lecionou em várias universidades, incluindo a University of California em Berkley; Harvard, MIT, Princeton, Ecoles des Hautes Etudes en Sciences Sociales, em Paris; École Nationale d’Architecture et d’Urbanisme em Tunis, Barnard College e Bosporus University em Istambul.

 

Cortesia de Zeynep Celik

 

Alguns dos livros da Dra. Celik incluem The Remaking of Istanbul (1986), Displaying the Orient: Architecture of Islam at Nineteenth-Century World’s Fairs (1997); Empire, Architecture, and the City: French-Ottoman Encounters, 1830-1914 (2008); e About Antiquities: Politics of Archaeology in the Ottoman Empire (2016). Atualmente, ela está finalizando um novo livro intitulado Cities of the Middle East between the late Ottoman Empire and the British and French Mandates (título em construção). Além de suas publicações e ações como professora, ela foi curadora de várias exposições em todo o mundo, incluindo ‘Walls of Argel’ no Getty Research Institute em Los Angeles e ‘Scramble for the Past: A Story of Archaeology in Ottoman Empire’ na SALT, Istanbul. Atualmente, ela está colaborando com uma equipe internacional em uma exposição e conferência intitulada ‘Palestine from the Sky’, que será inaugurada em Ramallah em 2020.

 

Woman of Outstanding Achievement, Altamente Recomendada – Shahira Fahmy

Diretora e Fundadora, Shahira Fahmy Architects

 

Foto: Matan Hakimi

 

 

Shahira Fahmy é arquiteta, urbanista e pesquisadora criativa. Ela é a fundadora e diretora da Shahira Fahmy Architects, fundada no Cairo em 2005. Fahmy projetou e construiu projetos no Oriente Médio e na Europa, e já foi aclamada por Phaidon como uma das “arquitetas que estão construindo o futuro árabe”. Seus projetos incluem o masterplan da estação de esqui de Andermatt Swiss Alps, fase II e III; a arquitetura do Allegria Resort, um projeto habitacional no Cairo; e a restauração de um salão de artes experimentais em Nova York.

Além de seu trabalho construído, ela pesquisou urbanização e mapeamento rápidos e recebeu duas vezes bolsa de pós-doutorado da Universidade de Harvard por seu trabalho visionário explorando a relação entre urbanismo, governança e ciberespaço. Lecionou na Escola de Arquitetura, Planejamento e Preservação da Columbia University; na American University no Cairo; e na Cairo University. Atualmente, ela está trabalhando em um projeto de moradias populares no Reino Unido.

 

Via Tamayouz Excellence Award.

 

Fonte: Archdaily

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

PRÊMIOS

Inscrições abertas para o Prêmio Aga Khan Award para Arquitetura: 2023 – 2025

PRÊMIOS

Premiação IAB 2023 divulga lista com 12 projetos premiados em quatro categorias

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Projeto brasiliense ganha destaque Internacional no Prêmio ArchDaily Edifício do Ano 2024

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Arquiteto Washington Fajardo vai atuar na Divisão de Habitação e Desenvolvimento Urbano do BID

Pular para o conteúdo