CAU/BR

AO VIVO: Conselheiros realizam 102ª Reunião Plenária Ordinária do CAU/BR

Conselheiros do CAU/BR promovem nova reunião virtual nesta quinta e sexta (18 e 19 de junho), para debater o relatório sintético do Projeto Piloto de Acreditação de Cursos de Arquitetura e Urbanismo pelo CAU e homologar o resultado das visitas in loco aos cursos da edição piloto, entre outros temas.

 

 

O Projeto de Acreditação tem como objetivo reconhecer a qualidade e a excelência de ensino na formação de arquitetos e urbanistas em todo o Brasil, por meio de uma avaliação baseada em critérios usados internacionalmente. O Instituto Real de Arquitetos Britânicos (RIBA) faz sua avaliação desde 1924, e nos Estados Unidos o Conselho Nacional de Acreditação em Arquitetura (NAAB) existe desde 1940.

 

Todo o processo é voluntário, participam apenas os cursos interessados em receber o certificado de excelência do CAU. Não interfere na emissão de registros profissionais por parte dos CAU/UF. No Brasil, diversos Conselhos de Fiscalização Profissional já realizam processos de acreditação de cursos de ensino superior. Saiba mais aqui. 

 

Será a 102ª Reunião Plenária Ordinária do CAU/BR, e os arquitetos e urbanistas podem acompanhar as discussões ao vivo por meio do site e do nosso canal no YouTube. Na pauta, também estão três processos de fiscalização, em grau de recurso após decisão dos CAU/UF, e a prestação de contas de 2019.

 

Confira abaixo a pauta completa do evento, que acontece das 14h às 18h.

 

ORDEM DOS TRABALHOS
1. Verificação de quórum;
2. Execução do Hino Nacional Brasileiro;
3. Leitura e discussão da Pauta;
4. Discussão e aprovação da Ata da 08ª Reunião Plenária Extraordinária;
5. Ordem do dia:
5.1. Projeto de Deliberação Plenária que prorroga o prazo determinado pela DPEBR nº 06-01/2019 que suspende disposições da Resolução CAU/BR nº 51/2013, nas condições de que trata a Deliberação Plenária DPOBR nº 0094-01/2019, e dá outras providências. (Origem: CTHEP) – incluído pelo CD
5.2. Projeto de Deliberação Plenária de julgamento, em grau de recurso, do Processo de Fiscalização nº 1000015483/2015 do CAU/MG. Interessado: Luiz Eduardo Monteiro; (Origem: Comissão de Exercício Profissional. Conselheira Relatora: Patrícia Silva Luz de Macedo).
5.3. Projeto de Deliberação Plenária de julgamento, em grau de recurso, do Processo de Fiscalização nº 1000048060/2017 do CAU/RS. Interessada: Carolina Burin Arquitetura LTDA; (Origem: Comissão de Exercício Profissional. Conselheiro Relator: Fernando Márcio de Oliveira).
5.4. Projeto de Deliberação Plenária de julgamento, em grau de recurso, do Processo de Fiscalização nº 1000054620/2017 do CAU/PR. Interessado: ICON Construtora e Incorporadora LTDA; (Origem: Comissão de Exercício Profissional. Conselheiro Relator: Ricardo Fonseca).
5.5. Projeto de Deliberação Plenária que homologa o Regimento Interno do CAU/RS e CAU/PI; (Origem: Comissão de Organização e Administração).
5.6. Projeto de Deliberação Plenária que aprova a prestação de contas referente ao Exercício de 2019 do CAU/BR, homologa as prestações de contas referentes ao Exercício de 2019 dos CAU/UF e referente ao exercício 2018 do CAU/PR, e dá outras providências. (Origem: comissão de Planejamento e Finanças) – incluído pelo CD
5.7. Projeto de Deliberação Plenária que homologa a indicação do(a) Arquiteto(a) e Urbanista Roberto Simon para exercer mandato de Ouvidor Geral do CAU; (Origem: Presidência).
5.8. Projeto de Deliberação Plenária que aprova a prorrogação do prazo de funcionamento da Comissão Temporária de Harmonização do Exercício Profissional do CAU/BR – CTHEP; (Origem: Presidência).
5.9. Projeto de Deliberação Plenária que aprecia o relatório sintético do Projeto Piloto de Acreditação de Cursos pelo CAU, homologa o resultado das visitas in loco aos cursos da edição piloto, e dá outras providências; (Origem: Comissão de Ensino e Formação).
6. Comunicado dos conselheiros;
7. Assuntos de interesse geral:
7.1. Discussão sobre a construção da sede CAU/BR-IAB/DF;
7.2. Apresentação da metodologia para construção da Carta para as Cidades 2020 (Carta aos Candidatos)
8. Encerramento.

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CAU/BR

NOTA DE ESCLARECIMENTO

CAU/BR

CAU/BR aponta protagonismo feminino na arquitetura e urbanismo durante 98º ENIC

CAU/BR

Comissões do CAU/BR debatem temas de interesse dos arquitetos e urbanistas

EVENTOS

Patrícia Sarquis Herden é presença confirmada no 3º Fórum Mundial Niemeyer 

Pular para o conteúdo