Clipping

AO VIVO: Veja programação do Seminário Salvador e Suas Cores

Edição de 16 de novembro de 2020. Veja mais: CAU/PB: Equipe do projeto Chão de Giz, fruto do Edital de Patrocínio do CAU/PB, finaliza ação em João Pessoa

 

Edição #1.195

Brasília, 16 de novembro de 2020

 

 

DESTAQUES

 

 

CAU/BR: AO VIVO: Veja programação do Seminário Salvador e Suas Cores

Conselheiro do CAU/BR Guivaldo Baptista participou da abertura do evento, que apresenta estudos étnico-raciais em arquitetura e urbanismo

 

CAU/PB: Equipe do projeto Chão de Giz, fruto do Edital de Patrocínio do CAU/PB, finaliza ação em João Pessoa

O projeto estava suspenso desde o mês de abril, devido à pandemia do Novo Coronavírus.

 

ArchDaily: Descentralizar São Paulo: uma promessa difícil de cumprir

São Paulo é imensa e cheia de desafios. Com doze milhões de habitantes, a maior cidade da América Latina sofre para prover uma boa qualidade de vida aos seus moradores.

 

ArchDaily: Plataforma online mapeia soluções para cidades sustentáveis no Brasil

O projeto visa reunir informações, propostas e exemplos concretos de iniciativas e políticas públicas em âmbito municipal que contribuem para promover a melhoria da qualidade de vida das pessoas e o fortalecimento da situação do meio ambiente.

 

FNA: Maria Inês Sugai, uma trajetória dedicada ao ensino e às causas urbanas

Logo no início da entrevista que gerou este texto, Maria Inês Sugai questionou o motivo principal que levou a Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) a escolhê-la como a Arquiteta e Urbanista do Ano. A pergunta ficou sem resposta, pois, no decorrer da conversa, ela mesma respondeu.

 

 

MEMÓRIA

 

 

CAU/BR: NOTA DE PESAR: Esterzilda Berenstein de Azevedo (Também em CAU/BA)

 

 

 

PRÊMIOS

 

 

CAU/BR: O CAU/SC foi vencedor do Prêmio ODS Santa Catarina 2020 na categoria Organização de Classe com o projeto Fundamentos para as Cidades 2030.

CAU/RO: Conheça os finalistas do III Prêmio TCC 2020.

CAU/RO: Com o objetivo de valorizar e divulgar a produção acadêmica a Comissão de Ensino, Formação e Exercício Profissional do CAU/RO apresenta a todos os profissionais, acadêmicos e sociedade em geral as menções honrosas do III Prêmio TCC 2020.

CAU/RS: O Prêmio IAB RS – José Albano Volkmer tem por objetivo valorizar e divulgar a qualidade da produção acadêmica das faculdades de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul. A iniciativa do @iab.rs tem patrocínio do CAU/RS.

ArchDaily: International Photography Awards divulga os vencedores na categoria Arquitetura

Gazeta do Povo/Haus: Prédio no Cabral ganha prêmio internacional de arquitetura

 

 

 

CAU

 

 

CAU/MT: 7ª Reunião da Comissão Eleitoral do CAU/MT

CAU/MT: 2ª Reunião da Extraordinária da Comissão de Ética e Disciplina do CAU/MT

CAU/MS: CAU/MS prevê a criação da Comissão de Política Urbana e Ambiental em 2021

CAU/MG: CAU/BR ganha ação contra empreiteira por difamação de arquitetos e urbanistas

CAU/RJ: Exposição celebra trajetória de 35 anos dos Irmãos Campana

 

 

 

INSTAGRAM

Confira alguns destaques (Também no Facebook):

 

 

CAU/BR: A Carta-Aberta à Sociedade e aos Candidatos para as Eleições de 2020 propõe que o bem-estar das pessoas nas cidades seja prioridade. Para isso é preciso assegurar direitos como saneamento ambiental, moradia digna e educação cidadã para todos.⠀

CAU/BR: Estão abertas as inscrições para o PRÊMIO IAB-AM: JOSÉ HENRIQUES.

CAU/BR: Estão abertas as inscrições para os cursos de ATHIS para Melhorias Habitacionais em Favelas.

CAU/BR: Cidades pós pandemia – Cartografia Urbana da Covid 19 sob recorte de Gênero. Este foi o tema do último painel do I Seminário Nacional de Urbanismo realizado na última terça-feira (10) pelo CAU/BR.⠀

CAU/BR: Para o arquiteto e urbanista Jorge Mario Jáuregui, responsável pelo projeto do Núcleo Habitacional da Rocinha (RJ), a “habitação social ensina muito, pois com o mínimo de recurso se busca o máximo de expressão.”

CAU/BR: Desafios da autoconstrução urbana, propostas de reurbanização, melhorias habitacionais e regularização fundiária fizeram parte dos debates propostos pelo I Seminário Nacional de Urbanismo, promovido pelo CAU/BR, no dia 10 de novembro. ⠀  ⠀

CAU/AL: Os arquitetos Leonardo Bittencourt, Marcos Vieira e Adriano Moura, membros da Comissão julgadora do Prêmio Zélia Maia Nobre 2020, já começaram a analisar os 24 trabalhos inscritos.

CAU/AM: Contrate um arquiteto e seja feliz. Ache um arquiteto: acheumarquiteto. caubr. gov . br/

CAU/BA: O Conselho de Arquitetura e Urbanismo da Bahia comunica, com imenso pesar, o falecimento da Profa. Dra. Esterzilda Berenstein de Azevedo, ocorrida na manhã de hoje (14).

CAU/MT: No dia 16/11 (segunda-feira), às 18h, será realizada por videoconferência a 2ª Reunião Extraordinária de 2020 da Comissão de Ética e Disciplina do CAU/MT.

CAU/MT: O Centro de Neurorreabilitação Sarah em Fortaleza (CE), projeto do arquiteto e urbanista João Filgueiras Lima (Lelé), proporciona áreas verdes, espaços generosos e coloridos, que favorecem o trabalho de médicos e enfermeiros, contribuindo para o tratamento dos pacientes.

CAU/MT: No dia 16/11 (segunda-feira), às 17h30, será realizada, presencialmente na sede do CAU/MT, a 7ª Reunião Ordinária de 2020 da Comissão Eleitoral do CAU/MT.

CAU/MG: Estamos na fase final de votação para a melhor foto do Desafio Fotográfico do CAU/MG. Amanhã é o último dia para escolher a foto que vencedora.

CAU/PA: A Lei ATHIS (Lei Federal nº 11.888/2008) assegura às famílias de baixa renda assistência técnica pública e gratuita para o projeto e a construção de habitação de interesse social.

CAU/PB: Para o arquiteto e urbanista Jorge Mario Jáuregui, responsável pelo projeto do Núcleo Habitacional da Rocinha (RJ), a “habitação social ensina muito, pois com o mínimo de recurso se busca o máximo de expressão.”

CAU/PB: O projeto Chão de Giz, uma das três iniciativas oriundas do Edital de Patrocínio de 2019, promovido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo da Paraíba (CAU/PB), finalizou a reforma da casa de uma professora no município de Cabedelo.

CAU/RJ: Conheça a Carta-manifesto A cidade que queremos e confira se seu candidato(a) está comprometido(a) com a agenda urbana

CAU/RJ: Maior exposição dedicada aos Irmãos Campana está instalada no @mam.rio. A mostra reúne mais de cem peças dos artistas, ícones do design brasileiro.

CAU/RN: A formalização dos serviços arquitetônicos e urbanísticos por meio de contrato é um dever previsto no código de ética profissional.

CAU/RS: Mapa das Margens, por Fernanda Rieta

CAU/RS: Mapa das Margens, por Vanda Machado

CAU/RS: CARTA DAS (DOS) ARQUITETAS(OS) E URBANISTAS ÀS CANDIDATAS E AOS CANDIDATOS >> Pelotas <<

CAU/RS: CARTA DAS (DOS) ARQUITETAS(OS) E URBANISTAS ÀS CANDIDATAS E AOS CANDIDATOS >> Santana do Livramento <<

CAU/RS: Mapa das Margens, por Marcos Sikorski

CAU/RS: Você já leu a CARTA DAS (DOS) ARQUITETAS(OS) E URBANISTAS ÀS CANDIDATAS E AOS CANDIDATOS? O CAU/RS e o CAU/SC elaboraram um documento técnico, reunindo propostas para respaldar programas de governo para futuros prefeitos e vereadores.

CAU/SP: “Os novos prefeitos e vereadores, com apoio da sociedade, devem se empenhar na diminuição urgente da distância entre a “cidade ideal” e a “cidade real” que retrata a malha urbana do país. A opinião é do presidente do CAU/BR, Luciano Guimarães, que participou do I Seminário Nacional de Urbanismo realizado no último dia 10.

CAU/SP: O CAU/MG (@caumgoficial ) vai patrocinar a criação, desenvolvimento e distribuição de um aplicativo em meio eletrônico gamificado que seja interativo, atraente, divertido e que aborde o patrimônio cultural mineiro.

 

 

 

LIVES E WEBINÁRIOS

 

 

CAU/BR: No dia 17 de novembro, acontece o AIA International Region no Brasil, com apoios do CAU/MG e da Asbea-MG. O tema do evento será “Arquitetura em transformação – O futuro das cidades em um mundo pós-pandêmico”.

CAU/DF: O arquiteto e urbanista Caio Santo Amore é palestrante confirmado para o segundo dia (25/11) do 8° Encontro CAU/DF.

CAU/MG: A segunda convidada do painel do CAU/MG no Minascon 2020 é a arquiteta e urbanista Pierina Piemonte, Sócia Diretora da LPA Arquitetura.

CAU/PE: A gente já estava com saudade de encontrar vocês, mesmo que virtualmente! Estamos de volta com tudo em mais uma edição do nosso Observatório, agora em versão Agreste. Confira a programação e inscreva-se

CAU/RS: Rumos possíveis para recém-graduados é tema de encontro do Saergs

CAU/SP: Encerram no dia 18 as inscrições para o curso “Criação e Gestão de Unidades de Conservação Urbanas: aspectos conceituais, legais e práticos”, que tem apoio institucional do CAU/SP

 

 

 

ENTIDADES

 

 

CBIC: A. Yoshii elabora projeto para minimizar os efeitos da pandemia

CBIC: Sancionada lei que libera R$ 6,1 bi para investimento em infraestrutura

 

 

 

ESPECIALIZADOS

 

 

Aecweb: Consumo de cimento aumenta quase 15% em outubro

Aecweb: Caixa avalia nova linha de crédito imobiliário atrelado à poupança

Aecweb: Belém terá nova operadora de iluminação pública

ArchDaily: Fachadas de lâminas de madeira: ritmo e translucidez

ArchDaily: Casas brasileiras: 14 residências com esquadrias de madeira

ArchDaily: Como construir lugares para melhorar a saúde mental dos habitantes

ArchDaily: Henning Larsen projeta novo plano diretor para a cidade de Wolfsburg, na Alemanha

ArchDaily: Casas brasileiras: 15 projetos com telhado duas águas

ArchDaily: Arquitetura errante: 4 projetos que abraçam o erro (para o bem e para o mal)

ArchDaily: 10 Tipos de telhados e as possibilidades das telhas de ardósia

ArchDaily: As tragédias do Castelo Laurens, pelas lentes de Romain Veillon

ArchDaily: A arquitetura brutalista que moldou as paisagens urbanas da Polônia

ArchDaily: Sobre a ressignificação do corpo na produção arquitetônica

Casa Abril: Fotógrafo Christian Cravo abre exposição inédita em São Paulo

Casa Vogue: Kengo Kuma aposta em madeira laminada para projetar pavilhão temporário, no Japão

Casa Vogue: Brasil desenvolve tecnologia anti Covid-19 é para painéis de MDF

Revista Projeto: Mostra tematiza espaços expositivos concebidos por Alvar Aalto

Vitruvius: Ginásio Ibirapuera: Complexo esportivo “Constâncio Vaz” em debate público a abertura de tombamento pelo CONDEPHAAT

 

 

 

MAIS NOTÍCIAS

 

 

Agência Brasil: Rio Pinheiros pode ter maior cinema a céu aberto da América Latina

Agência Câmara: Projeto quer incentivar descarte separado de resíduos sólidos

 

 

MAIS SOBRE: Clipping

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

Clipping

Arquitetura Indígena: estudante da UnB recebe menção em concurso com projeto inspirado em construções indígenas brasileiras

Clipping

Arquitetura Indígena: “As casas são iguais e têm um sentido muito comunitário”, diz José Portocarrero

Clipping

Arquitetura Indígena: Conheça alguns projetos inspirados em técnicas dos povos originários

Clipping

Arquitetura Indígena: Diferenças arquitetônicas entre os povos originários

Pular para o conteúdo