ARQUITETOS EM DESTAQUE

Aos 86 anos, falece o arquiteto e urbanista Renato Nunes, ex-conselheiro do CAU/BR

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil lamenta comunicar o falecimento na tarde dessa sexta-feira, 29/01, do arquiteto e urbanista Renato Luiz Martins Nunes, ex-conselheiro federal do CAU/BR por SP. Vítima da Covid-19 ele foi transferido dia 23/01 de Ubatuba, onde morava, para a Santa Casa de São José dos Campos, onde morreu justo no dia em que completou 86 anos de idade. Deixa os filhos Luciana e Rodrigo e quatro netos. 

 

Para Nadia Somekh, presidente do CAU/BR, “a perda de Renato Nunes causa profunda tristeza em toda categoria. Ele será lembrado para sempre por sua doçura, companheirismo, integridade e postura firme em defesa da valorização da Arquitetura e Urbanismo e da ética profissional”.    

 

 

Graduado pela FAU/USP, convidado para a docência de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal de Brasília, Renato Nunes foi professor na Faculdade de Santos, Mogi das Cruzes e na Fundação Belas Artes de São Paulo.

 

Foi Presidente do IAB-Departamento São Paulo, Diretor Administrativo da Direção Nacional e Vice-Presidente Nacional do IAB (Instituto de Arquitetos do Brasil). Coordenou a Câmara de Arquitetura do CREA-SP, foi fundador e conselheiro da Fundação Vilanova Artigas. Lutador incansável pela criação do CAU, foi conselheiro estadual da gestão fundadora do CAU/SP e conselheiro federal do CAU/BR na gestão 2015-2017. No CAU/BR atuou na Comissão de Ética e Disciplina e na Comissão de Harmonização.

 

Com membro do escritório técnico da CECAP, Renato Nunes fez parte da equipe que colaborou com Vilanova Artigas, em 1967, no projeto do emblemático Conjunto Habitacional Zezinho Magalhães Prado, em Guarulhos, São Paulo. Paulo Mendes da Rocha e Fábio Pentado eram outros membros da equipe de Artigas, além dos demais integrantes do escritório técnico: Ruy Gama, Arnaldo  Martino,  Giselda  Visconti e Geraldo  Vespaziano Puntoni.

 

Entre 01 e 08 de janeiro de 2015 Renato Luiz Martins Nunes exerceu a presidência temporária do Conselho na transição da gestão 2011-2014 para 2015-2017. Na ocasião, Haroldo Pinheiro, presidente da gestão fundadora, afirmou que “Renato Nunes esteve na linha de frente da luta pela criação de um conselho autônomo para a Arquitetura brasileira em diversas oportunidades, sempre com a coragem e a lucidez reconhecidas pelos que com ele têm convivido nas entidades de arquitetos e na vida profissional.”. Agora, ao saber da morte do colega, Haroldo Pinheiro escreveu em sua página do Facebook uma longa homenagem a ele, começando assim:  “Saudades do Renato… Lamento muito pelos que não tiveram a sorte de conhecer esse arquiteto talentoso, pessoa de posicionamentos firmes e temperamento tranquilo, conciliador – um bom sujeito, de verdade”. 

 

“Uma perda lamentável para a Arquitetura e Urbanismo e seus companheiros de profissão”, afirmou Luciano Guimarães, ex-presidente do CAU/BR. 

 

“Renato Nunes, arquiteto e urbanista e dedicado professor, deixa um legado fundamental como um dos idealizadores deste Conselho, desde os princípios de sua concepção. Que sua memória siga viva em nossas ações e pensamentos”, declarou a presidente do CAU/SP, Catherine Otondo.

 

“Corajoso e lúcido, Renato Nunes sempre estará conosco, sua delicadeza, seu espírito profundamente democrático, sua defesa de nosso patrimônio ambiental, e sua permanente postura ética e solidária”, afirmou o IAB/DN em nota pública.

 

Tão logo a morte foi anunciada,  foram publicadas nas redes sociais mensagens de dezenas de colegas em solidariedade à família e ressaltando aspectos da vida de Renato Nunes.   A arquiteta Bete França lembrou que Renato Nunes foi um dos grandes batalhadores da luta pela criação do CAU. “Arquiteto de tantos projetos e estudos, amava seus trabalhos dedicados à preservação do nosso patrimônio ambiental. Sempre com uma palavra amiga. Uma atenção especial com cada um dos seus amigos e amigas. Companhia divertida de tantos COSUs por esse Brasil de tantas diferenças. Conciliador. Um democrata à moda antiga”. 

 
“Perdemos não só um amigo mas um grande batalhador por nossa profissão”, afirmou Gilberto Belleza, ex-presidente do IAB/DN e do CAU/SP. Muita luz para o Renato! Muito triste com isso!”, escreveu o arquiteto e urbanista Edson Elito. “Ele era uma referência entre os seus pares”, afirmou Nivaldo Andrade, ex-presidente do IAB/DN. “Muito triste com essa notícia, perdi um amigo, um companheiro de CAU, aprendi muito com Renato”, afirmou o arquiteto e urbanista Luis Hildebrando Paz, suplente de conselheiro federal do CAU/BR por TO. “Surpresa imensa. Saudade sempre”, escreveu a historiadora Rosa Artigas, filha do arquiteto e urbanista Vilanova Artigas.
 
 

 
 
Um exemplo de caráter e ética que estes tempos bicudos nem podem suspeitar e de cuja convivência tive o privilégio de desfrutar na gestão 84/85 do IAB-SP, que ele presidiu. Naquele momento tão incerto, em que transitávamos da ditadura para a democracia, ele foi um farol em minha vida profissional”, afirmou o arquiteto e urbanista Eduardo Sampaio Nardelli. 
 
 
“Uma enorme perda para a Arquitetura e para o Brasil”, disse o arquiteto e urbanista Valter Caldana, conselheiro federal do CAU/BR. “Um homem lúcido, coerente, rigoroso. Viveu a vida com coragem, tomou decisões difíceis, enfrentou o destino com altivez e sempre com grande sentimento de solidariedade e espírito público. É triste sua partida, mas é forte sua existência e exemplar sua obra”.
 
 

Veja abaixo depoimento de Renato Nunes sobre o registro de Responsabilidade Técnica RRT como instrumento de valorização da Arquitetura e do Urbanismo, tema do  III Seminário da Comissão de Exercício Profissional 2016.

 

 

 

Veja abaixo conversa com o Arquiteto Renato Nunes promovida pelo CAU-PR, em 2016,  sobre sua relação com Vilanova Artigas como estudante, como arquiteto no IAB-SP e sobre o projeto do CECAP Guarulhos.

 

 

 

 

 

 

7 respostas

  1. Meu grande Mestre.
    Tanto na faculdade com na luta pela valorização da nossa profissão.
    Obrigado Renato!

  2. Uma pena – um grande homem: carater inegociável, professor a cada encontro com seus ex-alunos, aconselhamento aos mais novos, como eu, trancados no coração…uma pena

  3. O Renato me passava a impressão de ser uma pessoa que iria viver eternamente, ele e a morte eram incombinaveis. Ele se foi, mas tenho a impressão de poder encontra -lo no bar do bigode, ou pelas ruas de Ubatuba, sempre amável, sorrindo, e nunca se negando uns dedinhos de uma boa prosa. Talvez o procure e encontre numa noite de céu estrelado.

  4. Vamos sentir saudade do colega e amigo. Meus sentimentos para os familiares

    1. Belíssimo texto. Parabéns!

      Belíssima história e trajetória de Renato Nunes.

  5. Lamentável a grande perda de um guerreiro que nos deixa no dia de seu aniversário. Ubatuba e o Litoral Norte de SP que defendeu até seus últimos dias sentirá sua falta . Siga iluminado com uma grandiosa missão cumprida em prol da arquitetura , do urbanismo e da sociedade Brasileira.

  6. Muito triste com a perda do amigo Renato Nunes fomos companheiros na Comissão de Ética do CAU/SP na gestão fundadora do Conselho (2012/2014), onde aprendi muito com ele. Que Deus conforte seus familiares!!!

Os comentários estão desabilitados.

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CAU/BR

NOTA DE ESCLARECIMENTO

CAU/BR

CAU/BR aponta protagonismo feminino na arquitetura e urbanismo durante 98º ENIC

CAU/BR

Comissões do CAU/BR debatem temas de interesse dos arquitetos e urbanistas

ÉTICA E DISCIPLINA

CAU/BR promove treinamento técnico para membros da Comissão de Ética e Disciplina

Pular para o conteúdo