CIDADES

“Aprendendo a viver na cidade”: Livro propõe debate sobre urbanismo nas escolas

 

Concebido pelos arquitetos Vinicius Andrade e Beatriz Vanzolini, em conjunto com a equipe da plataforma Arq.Futuro, o curso “Aprendendo a viver na cidade” tem como objetivo despertar os jovens para a importância de compreender a cidade, ao mesmo tempo descobrindo como interferir nela. O curso é entregue em formato de livro – que já pode ser encontrado nas livrarias. O curso conta com vídeos e áudios da série Cidade Cidadão e os professores que pretenderem implementá-lo em sala de aula terão acesso a um Caderno dos Professores, em formato digital, com sugestões e propostas pedagógicas.

 

O curso se baseia na constatação de que, desde 2007, mais da metade da população mundial vive em cidades; no Brasil, a população é majoritariamente urbana desde a década de 1970. “Aprendendo a viver na cidade” mostra como aconteceu esse processo e quais são suas consequências, traçando um histórico do desenvolvimento das cidades, do conceito de urbanismo e apresentando estudos de caso retirados da realidade brasileira.

 

Cada capítulo do livro é dividido em aulas que explicam conceitos-chave do urbanismo moderno, detalham os desafios enfrentados pelos grandes centros urbanos e oferecem aos jovens as ferramentas para melhorar sua qualidade de vida. As aulas trazem ainda projetos e atividades que consolidam o aprendizado e dicas de livros e filmes que aprofundam o conteúdo. Vídeos exclusivos e raps compostos por Rafael Gomes, o MMoneis, sintetizam os temas apresentados de forma bem-humorada e objetiva.

 

 

Aprendendo a viver na cidade é um guia para o exercício da cidadania, um curso que permite ao jovem assumir suas responsabilidades e criar, coletivamente, o ambiente em que vive. “Mais que oferecer informação, nosso objetivo é estimular a reflexão e, sempre que possível, a ação”, afirma a autora Beatriz Vanzolini. Ela é arquiteta e urbanista, professora do Curso Executivo “Inovação Urbana: novas formas de se fazer cidade”, realizado pelo Insper em parceria com o Arq.Futuro, e professora assistente de Urbanismo na Escola da Cidade.

O arquiteto Vinicius Andrade explica que “a cidade é a extensão da nossa casa, e a qualidade de vida que ela oferece está diretamente relacionada às ações de seus moradores”. Vinicius é conselheiro do CAU/SP e sócio-Fundador do escritório Andrade Morettin Arquitetos Associados. Também é professor da Escola da Cidade desde 2005 e membro do conselho cientifico do 27º Congresso Mundial de Arquitetos (UIA 2020 RIO). Para Tomas Alvim, do Arq.Futuro, “o curso aborda a cidade sob a perspectiva do morador, estabelecendo a relação com o território e promovendo o espírito crítico para a atuação cidadã”.

 

Confira abaixo os raps produzidos para o curso:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

MAIS SOBRE: CIDADES

Uma resposta

  1. Amei as ideias e a proposta dos raps!! Tudo muito bem feito e em uma linguagem jovem, certamente vai atrair a atenção desse público nas aulas. Parabéns pela iniciativa! Irei divulgar aos professores que conheço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CIDADES

Iniciadas Convocações para a 6ª Conferência Nacional das Cidades

CIDADES

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul seleciona profissional de Arquitetura

CIDADES

CAU Brasil elogia regulamentação da Lei Padre Júlio Lancellotti mas lamenta que mídia siga relacionando-a com “arquitetura hostil”

CIDADES

CAU Brasil e Ministério da Cultura firmam parceria para fornecer assistência técnica em equipamentos culturais

Pular para o conteúdo