CAU/UF

Aracaju será palco do IV Seminário de Arquitetura e Urbanismo de Sergipe

Aracaju será sede do IV Seminário Estadual de Arquitetura e Urbanismo de Sergipe, realizado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Sergipe (CAU/SE), de 31 de Julho a 02 de Agosto de 2017, no Museu da Gente Sergipana, com público alvo: arquitetos e urbanistas, acadêmicos da área e interessados.

 

Vista da Avenida Beira Mar. Ao fundo, Ponte Construtor João Alves, que liga Aracaju ao município de Barra dos Coqueiros. Foto: Tíffany Tavares.

 

 

Com o tema “Assistência Técnica Gratuita em Arquitetura e Urbanismo: Política Profissional e Política Social – Um Caminho Necessário para Garantia do Direito de Todos”, o evento tem como objetivo discutir a Lei Federal 11.888/2008 – Lei da Assistência Técnica Gratuita, de grande relevância pública, em prol do desenvolvimento de arquitetura para todos, a fim de promover cidades mais humanas e eficientes.

 

Dentre a programação, mesas redondas e palestra com profissionais nacionais especialistas no tema Lei da Assistência Técnica Gratuita. Haverá também oficina de Assistência Técnica.

 

Haverá participação do arquiteto e urbanista Pedro Tuma, autor da Residência de Dona Dalva, tido como modelo de projeto funcional de campanha nacional do CAU/BR; Luiz Sarmento e Sandra Marinho, ambos da Companhia de Habitação do Distrito Federal; arquiteta Moema Rolimm que abordará a experiência mundial do Projeto Habitat para a Humanidade;  o vice-presidente do CAU/SE e professor doutor do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Sergipe (UFS),  Eleonora Lisboa, vice-presidente da Federação Nacional dos Arquitetos (FNA), além de representantes de movimentos populares de Sergipe e órgãos e instituições, como a Prefeitura Municipal de Aracaju e Caixa Econômica Federal.

 

No dia 31/07, o IV Seminário Estadual de Arquitetura e Urbanismo de Sergipe, será realizado no auditório do Museu da Gente Sergipana, a partir das 18h30.

 

No dia 01/08, o evento inicia às 14h, também no Museu da Gente Sergipana, com mesas redondas temáticas. As inscrições são limitadas a 140 pessoas.

 

Já no dia 02/08, o IV Seminário Estadual de Arquitetura e Urbanismo de Sergipe, com início às 9h, no Hotel Goinn Aracaju, onde será realizada a Oficina de Assistência Técnica, com apenas 60 vagas (as 60 primeiras inscrições) e Reunião de Comissão de Política Profissional do CAU/BR.

 

Ao final do evento será apresentada e votada a “Carta de Sergipe” documento com recomendações para a implementação de uma Política Nacional de Assistência Técnica no Estado de Sergipe.

 

O Museu da Gente Sergipana está localizado na Av. Ivo do Prado, 398 –Centro da capital. O Hotel Goinn situa-se na Rua Alferes José Pedro de Brito, 50 – Farolândia, Aracaju-SE. O IV Seminário Estadual de Arquitetura e Urbanismo de Sergipe é realizado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Sergipe, com apoio do Instituto Banese e Museu da Gente Sergipana e da Comissão de Política Profissional do CAU/BR.

 

 

Inscrições 

 

 As inscrições são limitadas a 140 vagas e podem ser feitas até dia 30/07/2017, às 22h. A inscrição inclui mesa redonda e palestra, sendo que os 60 (sessenta) primeiros inscritos participam da Oficina de Assistência Técnica, a ser realizada no dia 02/08, das 9h às 12h e 14h às 16h, no Hotel Goinn Aracaju.

 

Para fazer inscrição é necessário enviar e-mail para: [email protected] com cópia [email protected] com nome completo, função e contatos de e-mail e telefone. O acesso ao IV Seminário Estadual de Arquitetura e Urbanismo de Sergipe se dará com a entrega de um pacote de fralda geriátrica (M, G, GG ou EG). O material arrecadado será doado para uma instituição a definir e divulgada em breve no site www.cause.gov.br. Será entregue certificado de participação. Mais informações (79) 3255-1503 ou em www.cause.gov.br

 

CONFIRA PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

 

IV SEMINÁRIO ESTADUAL DE ARQUITETURA E URBANISMO DE SERGIPE

 

DIA 31/07/2017

Abertura Solene: 18h30

Composição da Mesa

CAU/BR – Conselho de Arquitetura e Urbanismo Brasil

CAU/SE – Conselho de Arquitetura e Urbanismo Sergipe

CPP- Representante da Comissão de Política Profissional

CAIXA – Caixa Econômica Federal

Vice-Prefeita de Aracaju

Habitat pela Humanidade

Museu da Gente Sergipana – Superintendência

 

Palestra:

Urbanização, mundialização e assistência técnica gratuita no Brasil

Prof. Dr. Fernando Antônio de Souza – Professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Coffee Break – 21h30

 

DIA 01/08/2017

Mesa Redonda 01: Das 14h às 16h

Institucionalização da Lei Federal Nº. 11.888 de 2008: Agentes e Recursos

Participantes:

Caixa Econômica Federal

Vice-Prefeita de Aracaju

Coordenação da Mesa – Representante da CPP/CAU/BR

 

Mesa Redonda 02: Das 16h15 às 18h15

Universalização da assistência técnica gratuita

Participantes:

Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFS

CAU/BR

CAU/SE

IAB /SE

OAB/SE

Movimentos Populares

Coordenação da Mesa representante da UFS

 

Coffee Break – 18h15 às 18h50

 

Mesa Redonda 03:  Das 19h às 21h30

Boas práticas em assistência técnica gratuita

Participantes:

Criação e implementação da Lei Federal N. 11.888 de 2008 – Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA)

A experiência de Brasília – Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal

A experiência Mundial do Habitat pela Humanidade

A experiência do Escritório Terra e Tuma Arquitetos Associados

Coordenação da Mesa CAU/SE

 

DIA 02/08/2017

 

ATIVIDADE 1

OFICINA DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA

LOCAL: Hotel Goinn Aracaju

VAGAS: 60 Primeiras Inscrições.

Horário: 9h às 12h e 14h às 16h(SALA 01)

Facilitadores:

Arquitetos Luiz Sarmento e Sandra Marinho, ambos da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (CODHAB)

 

ATIVIDADE 2

9h às 12h e 14h às 16h  (SALA 02)

REUNIÃO DA COMISSÃO DE POLÍTICA PROFISSIONAL

 

ATIVIDADE 3

16h às 18h

APRESENTAÇÃO E VOTAÇÃO DA “CARTA DE SERGIPE” com recomendações para a implementação de uma Política Nacional de Assistência Técnica.

ENCERRAMENTO – Coffee Break

 

Fonte: CAU/SE

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CIDADES

Conferência das Cidades: espaço para discutir a implementação da política urbana para todo o país

EVENTOS

Patrícia Sarquis Herden é presença confirmada no 3º Fórum Mundial Niemeyer 

CIDADES

Iniciadas Convocações para a 6ª Conferência Nacional das Cidades

EVENTOS

Inscrições abertas para o Fórum Urbano Mundial

Pular para o conteúdo