ARQUITETOS EM DESTAQUE

ArchDaily coloca arquiteta brasileira como candidata ao Prêmio Priztker 2019

O maior site de arquitetura do mundo, ArchDaily, está promovendo uma enquete para seus mais de 13 milhões de leitores votarem em quem deveria ganhar o Prêmio Pritzker 2019, conhecido como “o Nobel da Arquitetura”.

 

Pavilhão da Humanidade da Rio+20. (Foto: Leonardo Finotti/Carla Jaçuaba Arquiteta)

 

Dentre os 32 arquitetos listados, está a brasileira Carla Juaçaba, do Rio de Janeiro. A enquete não possui influência na escolha do júri do prêmio, mas mostra o prestígio da arquiteta e urbanista, que vem se destacando cada vez mais no cenário internacional.

 

Clique aqui para votar na enquete

 

Entre seus projetos de maior sucesso está o Pavilhão da Humanidade, que abrigou a Rio+20, em 2012 (foto acima). Montada em Copacabanaa construção recebeu mais de 200.000 visitantes nos 10 dias do evento. A estrutura da construção foi baseada em andaimes e outros materiais acessíveis e reutilizáveis, preocupação que é levada em consideração nos outros trabalhos da arquiteta, inclusive nos projetos residenciais. Veja aqui. 

 

Pelo cunho sustentável de suas obras, Juaçaba foi a primeira vencedora do ArcVision – Women and Architecture, premiação internacional que reconhece mulheres arquitetas que atuam em prol da inovação ambientalmente e socialmente sustentável. A arquiteta também faz parte do grupo de brasileiros indicados ao Prêmio Mies Crown Hall Americas de 2018, organizado pela Faculdade de Arquitetura do Instituto de Tecnologia de Illinois, com a obra Casa de Santa Teresa, no Rio de Janeiro. 

 

Casa de Santa Teresa, Rio de Janeiro. Projeto indicado ao Prêmio Mies Crown Hall Americas (Foto: Divulgação)

 

Mais recentemente, em 2018,  Carla Juaçaba foi a vencedora do AR Emerging Architecture Awards 2018, prêmio da revista inglesa Architectural Review que reconhece os jovens profissionais da arquitetura (veja aqui). O escritório Carla Juaçaba Studio foi selecionado em uma lista de 14 finalistas mundiais. O júri do prêmio elogiou a consistência e a continuidade da arquiteta. O escritório também foi mencionado na lista dos melhores escritórios de arquitetura do mundo, idealizada pelo ArchDaily em 2018, ao lado de seis outros escritórios brasileiros, como o Bloco Arquitetos e o Arquitetos Associados. Leia aqui. 

 

Na Bienal de Arquitetura de Veneza de 2018, a primeira com a participação do Vaticano, um grupo de dez profissionais foi convidado para projetar capelas. Juaçaba foi a única brasileira a compor a lista, com a capela do Pavilhão da Santa Sé. A capela está perfeitamente integrada entre as águas e as árvores de Veneza, e o teto da construção é o próprio céu. Saiba mais aqui. 

 

Capela do Vaticano na Bienal de Veneza 2018. Projeto de Carla Juaçaba.

 

O Prêmio Pritzker, conhecido como “o Nobel da arquitetura”, é concedido anualmente ao arquiteto, ainda em vida, que cumpra os princípios de solidez, beleza e funcionalidade. Na cerimônia, que costuma acontecer em maio, o homenageado recebe US$ 100.000 e um medalhão de bronze.

 

Desde a criação do prêmio, em 1979, apenas dois brasileiros foram homenageados: Oscar Niemeyer e Paulo Mendes da Rocha.

 

10 respostas

  1. Só isso, em termos de obra, já justifica um “Nobel” de arquitetura????…..
    Fala serio!!!!….
    Prêmio Pritzker…..grande fraude!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

PRÊMIOS

Prêmio Projeto de Arquitetura reconhecerá obras criadas por arquitetos nacionais

PRÊMIOS

SESI Lab concorre ao 8º Prêmio Obra do Ano da ArchDaily Brasil

PRÊMIOS

Prêmio Deca abre inscrições com novas categorias para arquitetos e designers de interiores

PRÊMIOS

CAU/MT e SOUL premiados com categoria no Prêmio Colunistas  

Pular para o conteúdo