ARQUITETOS EM DESTAQUE

Arquiteta e urbanista Nadia Somekh é eleita presidente do CAU/BR

 

A arquiteta e urbanista Nadia Somekh é a nova presidente do CAU/BR. Primeira mulher a ocupar o cargo, ela foi eleita para um mandato de três anos, até 31 de dezembro 2023. Votação foi feita entre os novos conselheiros, escolhidos pelo voto direto dos arquitetos e urbanistas de todo o Brasil nas Eleições do CAU 2020. A 108ª Reunião Plenária do CAU/BR foi realizada em formato híbrido, com parte dos conselheiros presentes à sede em Brasília e outra parte por meio de videoconferência. Veja a íntegra da reunião. 

 

“Fiquei muito otimista com tudo o que podemos realizar juntos. Vamos melhorar o CAU, mudar naquilo que for preciso e valorizar a Arquitetura e Urbanismo”, disse a nova presidente. Ao apresentar a sua candidatura, Nadia Somekh destacou a necessidade de o CAU/BR se aproximar dos arquitetos e urbanistas e sensibilizar a sociedade sobre a importância social da profissão. “Nossa proposta foi construída coletivamente, em vários grupos, reuniões e debates. É um ponto de partida, e eu quero ouvir todos vocês para fazer o nosso CAU”. 

 

 

Suas propostas para o CAU/BR foram apresentadas na reunião: enfrentar junto à sociedade os desafios da crise econômica e do trabalho, com atenção à diversidade; apoiar diversas formas de empreendedorismo, cooperativismo e qualificação dos escritórios; diminuir a vulnerabilidade das moradias por meio do programa “Mais Arquitetos”; estimular programas inovadores a exemplo do CAU Educa; e sensibilizar a população quanto à importância da Arquitetura e Urbanismo, aproveitando a realização do 27º Congresso Mundial de Arquitetura (UIA2021RIO).

 

A 1a. Vice-Presidência será ocupada pela arquiteta e urbanista Daniela Pareja Garcia Sarmento (SC) e a 2a. Vice-Presidência pelo arquiteto e urbanista Jeferson Dantas Navolar (PR). Esses cargos são de escolha da Presidência.

 

Veja aqui a íntegra da proposta de trabalho 

 

Nadia Somekh é representante do estado de São Paulo, e recebeu 19 votos para assumir a Presidência do CAU/BR. Na gestão anterior do do CAU/BR, como conselheira federal, coordenou a Comissão Especial de Equidade de Gênero e propôs o Programa “Mais Arquitetos”, para ampliar o trabalho de Arquitetura Social no Brasil. Também concorreram ao cargo os conselheiros Matozalém Santana, do Tocantins (que recebeu nove votos), e Marcelo Rodrigues, do Maranhão (que não recebeu nenhum voto). 

 

Conselheiro Guivaldo Baptista (BA), presidiu o processo de votação entre os conselheiros federais

 

MAIOR ATUAÇÃO INSTITUCIONAL
A nova gestão pretende ainda fortalecer as ações institucionais e parlamentares e a articulação política, definindo as pautas do CAU em defesa dos interesses da profissão; e pleitear eficiência e transparência nos processos de licenciamento por parte dos órgãos públicos, valorizando a responsabilidade técnica, o direito autoral e reduzindo a burocracia. Deverão ser criados novos mecanismos para ampla participação dos arquitetos e urbanistas em processos decisórios do CAU/BR.

 

Na área de ensino e formação, objetivo é dialogar com o Ministério da Educação, em favor da qualidade de ensino e de condições de oferta e financiamento distribuídas de modo mais equilibrado no território nacional; além de enfrentar a questão premente do Ensino à Distância e a questão dos estágios no processo de formação e de prática profissional.

 

Conselheiros participaram tanto de forma presencial como virtual, por meio de videoconferência

 

Nadia Somekh é professora emérita da Universidade Presbiteriana Mackenzie; foi diretora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (2005-2009) e coordenadora da estruturação do programa de pós-graduação. Foi conselheira do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB) e da União Internacional de Arquitetos (UIA). Ganhou do governo francês a Palma Acadêmica (2018) e é professora convidada do Instituto de Urbanismo de Paris/França.

 

Na cidade de São Paulo, presidiu a Empresa Municipal de Urbanização (Emurb), entre 2002 e 2004; foi diretora do Departamento de Patrimônio Histórico; e presidente do Conselho de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental (2013-2016). É autora do livro “A Cidade Vertical e o Urbanismo Modernizador”, entre outros.

7 respostas

  1. Quando é que o sistema de emissão de RRTs volta a funcionar? Estou tentando de ontem e tenho um prazo a cumprir que está chegando ao final. Qual é a solução? Canais de atendimento não informam!

    1. Nesta manhã recebemos relatos de alguns profissionais com dificuldades para emitir RRT no SICCAU. Nossa equipe do Centro de Serviços Compartilhados do CAU (CSC-CAU) detectou que não se tratava de um problema generalizado, mas que afetou cinco estados cujos CAU/UF possuem escritórios regionais.

      Informamos que a situação já foi resolvida no começo da tarde e a emissão de RRT está normalizada em todo o país. Seguimos trabalhando no projeto de modernização do SICCAU conforme o Planejamento Estratégico do CAU Brasil, definido em conjunto com os CAU/UF. Prioridade para 2022 são os módulos de RRT, Fiscalização e Anuidade.

      Pedimos desculpas por este inconveniente. Nossa equipe de atendimento está à disposição para apoiar os arquitetos e urbanistas de todo o Brasil e responder a quaisquer dúvidas. Confira nossos contatos:

      ?Ligação gratuita: 0800-883-0113

      ?Ligação de celulares: 4007-2613

      ?Na internet: http://www.caubr.gov.br/atendimento

  2. Parabéns, Nadia Somekh e Daniela Sarmento!! Muito sucesso, alegrias e bons frutos na gestão de nosso conselho nos próximos três anos! O CAU/BR se engrandece com a sua representação. Contem conosco. Abraço.(Conselheira S.CAU/RS).


  3. Parabéns Naná !!!
    .
    Eu sei que sou suspeito pra falar algo, pois além de ex-aluno sou amigo e a respeito muito… Mas quero desejar a você Naná muito sucesso nessa sua nova missão como Presidente do CAU/BR e deixar aqui registrado também, que desde a criação do CAU/BR esta será a primeira vez que finalmente eu posso dizer: “Me sinto plenamente representado”.
    .
    Beijo grande !

  4. Parabéns, Nadia Someck, por ter sido escolhida para presidir bosso Conselho. Esperamos que o seu sucesso seja o sucesso de todos os arquitetos e urbanistas do Brasil.

  5. Maravilhoso!
    O coroamento de um curriculum impecável . Construção profissional junto as entidades de gestão pública, acadêmica, etc etc
    Orgulho da classe!

  6. Excelente elección!!! Felicitaciones !!! Desde Asuncion Paraguay ????????

Os comentários estão desabilitados.

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CAU/BR

NOTA DE ESCLARECIMENTO

CAU/BR

CAU/BR aponta protagonismo feminino na arquitetura e urbanismo durante 98º ENIC

CAU/BR

Comissões do CAU/BR debatem temas de interesse dos arquitetos e urbanistas

CAU/BR

CAU/BR celebra uma década dos primeiros empregados públicos efetivos

Pular para o conteúdo