CAU/BR

Arquiteta Mirna Lobo recebe prêmio internacional por trabalho realizado no CAU/BR

A Federação Pan-Americana de Associações de Arquitetos (FPPA), que congrega 32 associações de arquitetos e urbanistas de todas as Américas, concedeu o Prêmio Arquiteto em Função Pública a Mirna Lobo, primeira gerente-geral do CAU/BR. Essa é uma das dez premiações que a FPAA irá entregar no XXV Congresso Pan-Americano de Arquitetos, que acontece de 24 a 26 de novembro em Assunção, no Paraguai (saiba mais em http://www.fpaa25.com). Mirna Lobo receberá o prêmio devido ao seu trabalho com o modelo de gestão e a base tecnológica de informação utilizadas pelo CAU desde que a instituição foi criada, em 2011.

 

img_0747

 

De 2011 a 2015, ela exerceu no CAU/BR as funções de gerente-geral, assessora especial da Presidência e gerente do Centro de Serviços Compartilhados (CSC), quando ajudou a criar e a implementar as seguintes inovações:

 

  • SICCAU – Sistema de Informação e Comunicação do CAU, por meio do qual os profissionais registram RRT, retiram certidões, fazem denúncias e requisitam boletos de pagamento. 
  • IGEO – Sistema de Inteligência Geográfica, que integra as informações do CAU com mapas georreferenciados
  • Carteira Profissional com certificação digital
  • MobiArq – Aplicativo para celulares que registra contribuições feitas por arquitetos e urbanistas
  • Sistema integrado de finanças e contabilidade do CAU/BR e dos CAU/UF
  • Matriz de Mobilidade e do Exercício Profissional – Sistema que analisa atuação dos profissionais formados, a partir de sua instituição de ensino. 
  • Censo dos Arquitetos
  • Eleições realizadas via internet dentre outras ações.

 

 

 

“Quando fui para o CAU, adotamos sistemas integrados, uniformes para uso nacional, abrangendo desde sistemas gerenciais e o auto atendimento aos arquitetos e o acompanhamento financeiro, para que desde o primeiro centavo que entrasse na conta do CAU de origem e fosse contabilizado da forma correta. Um sistema aberto, que pudesse incorporar todas as regulamentações da lei e funcionasse em todo o país, para não permitir discrepâncias regionais”, conta Mirna. “Quando a lei de criação do CAU foi promulgada, já comecei a me preocupar com a questão da informação. No conselho anterior, as informações era compartimentadas e despadronizadas, tínhamos dificuldades de saber quantos profissionais atuavam no Brasil, e as regras para emissão de ART e certificados eram muito diferentes de estado para estado”. Seu primeiro desafio foi realizar a primeira eleição do CAU, já totalmente online. O sucesso foi que mais de 70% dos arquitetos votaram. Hoje as regras são uniformes, e temos a possibilidade de obter informações confiáveis e holística sobre a nossa profissão e o exercício profissional.

 

Sua larga experiência profissional abrange quase todas as áreas de atuação de arquitetos e urbanistas. É autora de mais de 100 projetos de edifícios, dirige duas empresas (Tese Tecnologia em Sistemas Espaciais Ltda e Mirna Cortopassi Lobo Arquitetura Ltda), é conselheira superior do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), realizou dezenas de planejamentos urbanos e regionais (como consultora e gestora pública) e lecionou durante 25 anos na Universidade Federal do Paraná, onde alcançou o topo da carreira, como professora titular, tendo sido também pró-reitora da instituição. Atualmente, presta consultoria ao CAU no desenvolvimento de novas tecnologias e serviços e assessora o Colegiado de Governança do Centro de Serviços Compartilhados do CAU.

 

“A colega Mirna reúne conhecimentos teóricos e práticos de Arquitetura e Urbanismo raramente encontrados simultaneamente em um único profissional: em seu escritório, atua com a mesma competência nas escalas do edifício e dos planos urbanos e regionais; na Universidade, foi professora conceituada e administradora competente; na administração pública, participou com destaque em instituições de planejamento urbano referenciais; e na organização de nossa profissão, tem participado há muitos anos das decisões do Conselho Superior do IAB”, diz o presidente do CAU/BR, Haroldo Pinheiro. “Quando a convidei para participar da equipe que implantou o CAU, sua aceitação foi fundamental para a definição do modelo de Conselho que decidimos implantar. E o reconhecimento pela FPAA, com a concessão da medalha de Arquiteta na Função Pública, é justo e nos alegra a todos do CAU/BR.”

 

Publicado em 23/09/2016

MAIS SOBRE: CAU/BR ENTREVISTAS

11 respostas

  1. Bom dia, meu nome é Matheus, eu sou estudante de Arquitetura do 1º período e estou fazendo um trabalho sobre Mirna Lobo, uma biografia, e preciso de uma informação pessoal, sua data de nascimento…

    Se vocês poderem me ajudar seria muito grato.

    Obrigado.

  2. Parabéns Mirna Lobo

    Gostaria de Parabeniza-la pela premiação Internacional, Desejo votos de muito sucesso.

    Joseph Galiano

  3. Mirna, Parabéns!

    Prêmio super merecido.

    A sua dedicação e empenho dados, a sua forma de ver os desafios, as soluções que você sempre encontra e que extrapolam a visão do senso comum, o próprio tempo e o sangue doado para ver todos esses projetos realizados, não daria outra: Sucesso absoluto e reconhecimento público internacional.

    Desejo todo o sucesso do mundo e grandes realizações sejam conquistadas.

    Um grande abraço de um dos milhares de amigos que você conquistou durante o desafio da criação do CAU.

    1. Olá Silvano. Obrigada. Espero muito que continuemos a trabalhar juntos.

  4. A colega Mirna, recebe o reconhecimento de todos nós que estivemos e ainda estamos à frente da construção do CAU. Sua impressionante capacidade intelectual e visão de mundo, sem dúvida nenhuma é a contribuição mais importante para o sucesso na criação dos meios que os arquitetos brasileiros dispõem – um sistema de relacionamento “on line”. Como Presidente da chamada Gestão Fundadora, registro meu respeito e gratidão. Como integrante e fundador do Fórum de Presidente e ainda membro do colegiado de governança do Centro de Serviços Compartilhados -CSC do CAU Brasil, devo reconhecer que sem essa visão, que enxergou possibilidades não antes vislumbrada por nós, teríamos sucumbido em nossa missão.

    1. Obrigada..Sem dúvida o vinho é excelente idéia…ainda mais em Lisboa

  5. Parabéns pelo reconhecimento mais do que merecido. Sabemos da sua importância para os CAU UF’s. Eu como AU do Amazonas tenho orgulho de poder ter contribuido e aprendido muito com você e principalmente por saber que alguém com a sua visão conseguiu amparar os anseios e necessidades das mais complexas áreas do nosso país, falo em especial dos Estados da Região Norte que através do IGEO permitiu uma análise espacial dos dados produzidos pelos sistemas do CAU.

  6. Minha dileta e nobre amiga, parabéns pelo merecido premio e pela reconhecida competência. Tomara podermos brindar aqui em Lisboa esta premiação. Muitos beijos saudosos. Regina.

  7. Parabéns, Mirna.
    Vc é um exemplo de dedicação, sempre honrando o nome da Arquitetura no Brasil.
    Precisamos brindar com aquele vinho.
    um beijo carinhoso,
    Maria Francisca Cury

  8. Parabéns à Mirna.
    Muito merecido.
    Fico orgulhosa de uma profissional dessa capacidade ser premiada nacionalmente.
    Parabéns também ao CAU pelo reconhecimento.

    1. Obrigada Carmem. O importante é a sensação de dever cumprido em relação à nossa classe profissional.

Os comentários estão desabilitados.

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CAU/BR

NOTA DE ESCLARECIMENTO

CAU/BR

CAU/BR aponta protagonismo feminino na arquitetura e urbanismo durante 98º ENIC

CAU/BR

Comissões do CAU/BR debatem temas de interesse dos arquitetos e urbanistas

CAU/BR

CAU/BR celebra uma década dos primeiros empregados públicos efetivos

Pular para o conteúdo