ARQUITETOS EM DESTAQUE

Arquiteto e urbanista Haroldo Pinheiro recebe Colar de Ouro do IAB

Na data de comemoração dos 100 anos do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB), 26 de janeiro, o arquiteto e urbanista Haroldo Pinheiro Vilar de Queiroz foi condecorado com o Colar de Ouro, comenda máxima do Instituto, por sua contribuição especial à Arquitetura e ao Urbanismo brasileiros. Na solenidade virtual, o vice-presidente do IAB, Rafael Passos, destacou fatos marcantes da trajetória de Haroldo Pinheiro, como seu trabalho com Athos Bulcão e o arquiteto João da Gama Filgueiras Lima, também conhecido como Lelé.

 

 

 

Arquiteto e urbanista Haroldo Pinheiro na solenidade virtual de comemoração dos 100 anos do IAB, quando recebeu o Colar de Ouro, a mais alta comenda do Instituto

 

 

O arquiteto e urbanista Haroldo Pinheiro foi o primeiro presidente do CAU/BR, indicado por vários Estados, e é conselheiro vitalício do IAB. De 2000 a 2004 foi presidente do IAB, quando liderou o processo de construção do Colégio Brasileiro de Arquitetos, reunindo todas as entidades nacionais em prol do conselho próprio, concretizado com a Lei nº 12.378, de 2010.

 

 

O trabalho de Haroldo à frente de duas gestões do CAU/BR foi exaltado durante a solenidade. “Haroldo não deixou um só dia de se dedicar inteiramente aos interesses dos colegas arquitetos e urbanistas de todo o Brasil. Sua imprescindível eficácia, capacidade intelectual, assiduidade e lealdade tornaram real um sonho da categoria em ter um conselho ágil e contemporâneo. A disciplina, a seriedade e a trajetória profissional; a lealdade e dedicação do nosso conselheiro vitalício são exemplos para todos nós e nos motivam no Instituto de Arquitetos do Brasil a render-lhe essa homenagem máxima, ao entregar-lhe o Colar de Ouro do IAB”, destacou Rafael Passos.

 

 

O Colar de Ouro do IAB entregue ao arquiteto e urbanista Haroldo Pinheiro

 

 

A presidente do CAU/BR, Nadia Somekh, impossibilitada de participar da solenidade em razão de outro compromisso, gravou um vídeo parabenizando a gestão do IAB pelas comemorações e, em especial, pela concessão do Colar de Ouro ao arquiteto e urbanista Haroldo Pinheiro, com quem esteve junto na construção do CAU. Nadia Somekh destacou o importante trabalho do arquiteto e urbanista para as instituições da classe e para a profissão.

 

 

Emocionado, Haroldo Pinheiro agradeceu a indicação de seu nome para receber o Colar de Ouro, reconhecendo seu correto entendimento sobre a nobreza dessa comenda e da responsabilidade que sente ao ver a sua geração ingressar na galeria dos que receberam o Colar, “composta por personalidades que admiramos e que abriga tantos amigos e amiga com quem eu tive o privilégio de conviver”, enfatizou. Também destacou sua alegria pela inclusão dessa homenagem nas festividades pela “longa, exitosa e emocionante história do IAB”.

 

 

O agradecimento se estendeu, também, “aos muitos colegas que voluntariamente materializaram essa distinção…” e aos “incontáveis companheiros que me acompanharam nas atividades profissionais, nas pranchetas e computadores do escritório, ou nas aulas de Arquitetura e Urbanismo”. Haroldo Pinheiro destacou os desafios institucionais que vivenciou no IAB, no Colégio Brasileiro de Arquitetos, no CEAU – nesses dois últimos com a FNA, AsBEA, ABEA e ABAP – e no CAU, agradecendo o “apoio e paciência que lhe distinguiram por tanto tempo”.

 

 

“Pensando em tudo, constato que a vida é mesmo fugaz como um sopro, mas a despeito dos tormentos, é bela. Pessoas como Niemeyer e Bernigni (Roberto, ator e diretor do filme A Vida é Bela) souberam sentir e compartilhar, mas vocês, colegas de profissão e de tantas causas, ainda surpreendem de tão generosos e concedem mais esse átimo de emoção e beleza à minha vida. Obrigado por esse instante e por tudo que ele me lembra. Muito obrigado e um forte abraço para vocês, em particular para o amigo Renato Nunes, desde Brasília, invenção de Lúcio Costa e patrimônio cultural da humanidade, muito obrigado”, finalizou.

 

 

Comemorações 100 anos IAB

 

 

Em comemoração ao centenário do IAB, as fachadas do Museu de Belas Artes do Rio de Janeiro ficarão decoradas por um mês – a partir de 26 de janeiro – com as cores do IAB

 

 

Em continuidade a um momento tão marcante, as comemorações do centenário seguiram com a homenagem ao jornalista Vicente Wissenbach; a leitura do Manifesto IAB: Um século de arquitetura e urbanismo pela democracia, cultura e direito à cidade; homenagem aos arquitetos e urbanista vítimas da pandemia de Covid-19; a abertura da exposição IAB Centenário na Rua, no Museu Nacional de Belas Artes no Rio de Janeiro; com projeções urbanas e celebrações nas cidades brasileiras.

 

 

 

 

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CAU/BR

NOTA DE ESCLARECIMENTO

CAU/BR

CAU/BR aponta protagonismo feminino na arquitetura e urbanismo durante 98º ENIC

CAU/BR

Comissões do CAU/BR debatem temas de interesse dos arquitetos e urbanistas

EVENTOS

Patrícia Sarquis Herden é presença confirmada no 3º Fórum Mundial Niemeyer 

Pular para o conteúdo