ARQUITETOS EM DESTAQUE

Arquiteto português Álvaro Siza Vieira junta-se ao Comitê Honorário da UIA2020Rio

 

Arquiteto português de renome mundial, Álvaro Siza aceitou fazer parte do Comitê Honorário do 27º Congresso Mundial de Arquitetos (UIA2020RIO), que acontecerá no Rio de Janeiro em 2020. O convite foi feito em Portugal por Nivaldo Andrade, presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil. Com obras de grande destaque nos quatro cantos do mundo – inclusive no Brasil, onde projetou a Fundação Iberê Camargo em 2008 em Porto Alegre – Siza tem uma relação muito próxima com a arquitetura brasileira.

 

Clique aqui para saber mais sobre o UIA2020Rio

 

“É muito importante ter um nome dessa relevância no Comitê Honorário. Siza fala a nossa língua e tem uma intensa relação com a nossa arquitetura, especialmente a modernista, que tem uma grande influência em seu trabalho”, disse Nivaldo Andrade. “Nós tivemos uma longa conversa. Siza lembrou com muito carinho seus contatos com a arquitetura brasileira desde o tempo de escola, quando Fernando Távora lhe apresentou a arquitetura modernista do Brasil, até as palestras de Lucio Costa e Niemeyer que participou em Portugal e os contatos com Paulo Mendes da Rocha”.

 

Álvaro Siza venceu alguns dos mais destacados prêmios internacionais: o Prêmio Pritzker de 1992, o Leão de Ouro da Bienal de Veneza em duas ocasiões (2002 e 2012) e a Medalha de Ouro RIBA de 2009, entre outras. No Comitê Honorário da UIA2020Rio, ele terá a companhia de outro Prêmio Pritzker, seu velho amigo Paulo Mendes da Rocha, que preside o comitê.

 

O Comitê Honorário da UIA2020Rio reúne nomes de cultura e arquitetura que podem trazer contribuição relevante para as questões a serem debatidas no evento de 2020. Além de Álvaro Siza Vieira e Paulo Mendes da Rocha, outros membros do comitê são: Jaime Lerner, arquiteto (único brasileiro a presidir a Uniçao Internacional de Arquitetos); o cantor e ex-ministro da Cultura Gilberto Gil (que há 40 anos iniciou o debate sobre as favelas através do hit Refavelas); e Marisa Moreira Salles, editora especializada em arquitetura e fundadora do portal Arq.Futuro, que traz importantes debates sobre planejamento urbano e cidades. Outros membros ainda serão anunciados.

 

Uma resposta

  1. EVENTOS DESSA MAGNITUDE NOS DEIXA ANIMADOS COMO PROFISSIONAIS E QUEREMOS DAR PARABÉNS AOS ORGANIZADORES E JÁ ESTAMOS ANSIOSOS PELA CHEGADA DESTA DATA TÃO IMPORTANTE PARA ARQUITETURA BRASILEIRA. ISTO NOS ANIMA MUITO PORQUE ESTAMOS TÃO POBRE DESTES EVENTOS AO QUAL NOS ENRIQUECE EM NOSSA GLORIOSA PROFISSÃO!!

Os comentários estão desabilitados.

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

UIA

Kuala Lumpur sediará o próximo Fórum Internacional UIA em novembro

PRITZKER

Arquiteto japonês Riken Yamamoto é o vencedor do Prêmio Pritzker 2024

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Projeto brasiliense ganha destaque Internacional no Prêmio ArchDaily Edifício do Ano 2024

PRITZKER

Prêmio Pritzker 2024 será anunciado dia 5 de março

Pular para o conteúdo