ARQUITETOS EM DESTAQUE

Arquitetos brasileiros são finalistas em concurso internacional no Reino Unido

Uma equipe de arquitetos do Rio de Janeiro, encabeçada por  Miguel Angel Carrasco, está entre as cinco finalistas do concurso internacional de arquitetura Re-Imagining Railway Stations organizado pelo RIBA (Royal Institute of British Architects) em parceria com a Network Rail (empresa responsável pela operação da malha ferroviária doméstica em todo o território do Reino Unido).

 

O concurso tem como principal objetivo a promoção de novas soluções para estações ferroviárias de pequeno e médio porte, que explorassem a interface entra comunidade do século 21 e o sistema ferroviário. O desafio apresentado aos competidores foi o desenvolvimento de propostas aplicáveis a diferentes escalas e contextos, fossem estes rurais ou urbanos, e que interpretassem a estação de trem como um vetor de desenvolvimento social e econômico para o seu entorno imediato.

 

Foto: Jack Taylor/Getty Images

          
O certame foi realizado em duas fases, a primeira, uma etapa aberta e internacional, em que qualquer escritório ou pessoa ao redor do mundo era convidado a submeter de forma anônima suas ideias à avaliação do júri. Nesta etapa, o júri escolheria até seis propostas para avançarem à segunda fase do concurso. Entre as 213 propostas entregues, foram selecionadas cinco, provenientes de três escritórios ingleses, um canadense e uma equipe brasileira formada pelos arquitetos Daniel de Moraes, Elisa Losada, Leonardo Falcão e Miguel Angel Carrasco, todos graduados pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FAU-UFRJ) entre o ano de 2018 e 2019.

 

As demais equipes finalistas foram:

  • ATKINS, Londres, em associação com PRD Ltd.
  • Pascall+Watson Ltd., Londres
  • 7N Architects, Edinburgh
  • WORKSHOP Architecture, Toronto

 

A segunda etapa está em andamento e, ao final, deverão ser selecionados até três projetos.

 

Saiba mais:

RIBA: Re-Imagining Railway Stations: Connecting Communities

 

Uma resposta

  1. .
    Parabéns aos Colegas do Rio de Janeiro !!!

    Já há muito tempo está comprovada a eficiência da nossa Arquitetura, bem como das nossas soluções arquitetônicas apresentadas em concursos públicos realizados em qualquer parte do mundo, através de excelentes trabalhos…
    .
    Atualmente o nosso maior desafio, está sendo conseguir efetuar o registro de qualquer atividade técnica, na atual plataforma de RRT adotada pela gestão anterior… Isso sim, não é para fracos !!! rsrsrsrs

Os comentários estão desabilitados.

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Projeto brasiliense ganha destaque Internacional no Prêmio ArchDaily Edifício do Ano 2024

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Arquiteto Washington Fajardo vai atuar na Divisão de Habitação e Desenvolvimento Urbano do BID

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Arquitetura Modernista: New York Times indica Brasília como um dos melhores lugares para visitar 2024

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Conheça os profissionais premiados pelo CAU Brasil no Dia do Arquiteto e Urbanista 2023

Pular para o conteúdo