ARQUITETURA SOCIAL

Arquitetos e urbanistas debatem Assistência Técnica e Empreendedorismo

 

O CAU/BR segue promovendo e divulgando a Lei de Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social. Em Uberlândia (MG), arquitetos e urbanistas de diferentes área de atuação se reuniram para um dia de discussões sobre como assegurar às famílias de baixa renda assistência técnica pública e gratuita para o projeto e a construção de suas casas. O “Seminário sobre ATHIS: Arquitetura Social e Empreendedorismo”, realizado em parceria com o CAU/MG, aconteceu na Prefeitura de Uberlândia e contou com a presença de conselheiros do CAU, gestores públicos, professores universitários e profissionais que atuam na área.

 

As palestras e debates buscaram entender como a Arquitetura Social pode ajudar a qualificar as cidades para que se tornem cada vez mais resilientes e sustentáveis. “A Comissão de Política Profissional do CAU/BR se propõe a levar a vários estados do país eventos que possam contribuir para o desenvolvimento da Assistência Técnica, qualificando nossos profissionais, buscando novos parceiros, despertando novos interesses”, afirmou a conselheira Josemée Lima (AL), coordenadora da CPP-CAU/BR.

 

Evento foi realizado na sede da Prefeitura de Uberlândia (MG)

 

Entre os palestrantes do evento estavam a arquiteta e urbanista Francys Brandenberger, da Companhia Urbanizadora de Belo Horizonte (URBEL), o professor Eduardo Moutinho Bittencourt, do Escritório de Integração da PUC Minas; e a advogada Letícia Junger Soares, da Comissão de Defesa do Patrimônio Histórico e Cultural da OAB-MG.

 

Os participantes do evento ainda participaram de uma visita técnica ao acampamento Fidel Castro, comunidade que está desenvolvendo, junto com arquitetos e urbanistas, métodos de construção em permacultura para suas casas. O Centro Comunitário já começou a ser construído, com a orientação de profissionais e mão de obra da própria comunidade (veja foto no topo da matéria).

 

Comissão de Política Profissional do CAU/BR com conselheiros do CAU/MG, que organizaram o evento

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CAU/BR

NOTA DE ESCLARECIMENTO

CAU/BR

CAU/BR aponta protagonismo feminino na arquitetura e urbanismo durante 98º ENIC

CAU/BR

Comissões do CAU/BR debatem temas de interesse dos arquitetos e urbanistas

CAU/BR

CAU/BR celebra uma década dos primeiros empregados públicos efetivos

Pular para o conteúdo