CAU/UF

Arquitetos Empreendedores: Conheça experiências de sucesso no Rio de Janeiro

 

Arquitetos e urbanistas fundadores dos escritórios Estúdio Guanabara, Cité Arquitetura e Fábrica Arquitetura compartilharam no CAU/RJ histórias e experiências em gestão negócio com cerca de 130 colegas de profissão. Encontro discutiu também formas de superar momentos de crise no país, usando criatividade e profissionalismo. O objetivo do evento foi mostrar na prática como gestão, associada a criatividade e a visão estratégica, efetivamente são os caminhos para profissionalizar a atividade. Não existe receita de bolo ou fórmula pronta, mas se observa uma linha comum no sucesso desses escritórios, que é a formatação de um modelo empresarial.

 

Os arquitetos Celso Rayol e Fernando Costa, do Cité Arquitetura, falaram sobre os desafios enfrentados como empreendedores. Ambos vindos de experiências de anos de atuação em um grande escritório e tinham uma boa bagagem na área administrativa e gerencial quando fundaram a Cité em 2012. O escritório atua em quatro estados e em projetos diversos, sem distinção. Rayol contou que já fizeram de cemitério a interiores residenciais e comercias, passando por projetos do Minha Casa, Minha Vida, entre muitos outros. Na avaliação de Rayol, momentos de crise econômica também podem significar oportunidades para atuação diferenciada. “Por isso é importante entender as demandas, saber quais são os caminhos que o mercado apresenta. Um curso como este do CAU/ RJ e do Sebrae/RJ pode ser uma ferramenta importante para os novos empreendedores da área”, avalia Rayol.

 

Luísa Bogossian, sócia-fundadora do Estúdio Guanabara, contou sobre a trajetória do escritório, apresentando os principais projetos realizados e falou também como foram as fases de estruturação do negócio. Apesar de bem novo – o escritório foi, oficialmente, criado em 2012 – o embrião surgiu ainda na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ, quando o grupo de estudante ganhou concurso de projeto para ocupação na Gamboa. Já no início dos trabalhos como Estúdio Guanabara participaram de projetos como o de um hotel contêineres, entre outros de grande repercussão. Luísa credita o rápido crescimento do escritório a combinação de vários aspectos, mas destaca a questão do pensamento coletivo. O Estúdio Guanabara foi um dos primeiros a integrar o projeto Goma, um laboratório de auto gestão, no qual consolidaram a atual plataforma de trabalho e que também foi um ambiente de prospecção de novos projetos.

 

Luísa Bogossian, sócio-fundadora do Estúdio Guanabara, em palestra no CAU/RJ

 

ARQUITETURA MELHORADA
João Calafate, sócio do escritório Fábrica Arquitetura e autor de projetos para o Rio Cidade, Favela Bairro, Imperator, entre outros, também dividiu com a plateia a experiência dos 36 anos do seu escritório. Calafate lembrou da ligação direta do surgimento da Fábrica com a Universidade. “O embrião, assim como no caso do Estúdio Guanabara, foi o ambiente acadêmico, com muitos dos sócios fundadores tendo sido professores ou monitores”, recorda. O arquiteto destacou pontos como a necessidade de atuar de forma completa, sem negligenciar, por exemplo, o trabalho de interiores residencial e empresarial, que muitas vezes é o que garante fluxo de caixa para que se possa investir em outros projetos de maior visibilidade.

 

Para Calafate, os arquitetos e urbanistas que desejam empreender devem ter como meta, além da viabilização do próprio escritório, o desenvolvimento de uma cidade melhor. “Precisamos ter uma arquitetura muito melhor do que temos hoje. O pensamento da Fábrica sempre foi este e, por isto, participamos de tantos projetos com esse cunho social e desenvolvimentista”, contou Calafate. Com pensamento coletivo e social e sempre atualizado, a Fábrica sobrevive por tantos anos e ainda vem se perpetuando em outras empresas-filhas, até mesmo em áreas correlatas da arquitetura, são herdeiras principalmente do pensamento empreendedor.

 

Empreendedores Celso Rayol e Fernando Costa durante evento Arquiteto Empreendedor

 

PARCERIA COM O SEBRAE
As palestras marcaram a assinatura do protocolo de intenções entre o CAU/RJ e o Sebrae/RJ. “Desde a criação do Conselho havia uma forte intenção de desenvolver projetos comuns, mas essa é a primeira vez que consolidamos a parceria”, contou o presidente do CAU/RJ, Jeferson Salazar. O primeiro produto da parceria é o curso Arquiteto Empreendedor, que será realizado na sede da autarquia a partir do dia 18 de julho.

 

O consultor do Sebrae/RJ Frank Jencik detalhou as etapas do curso Arquiteto Empreendedor, que será ministrado na sede do CAU/RJ, a partir de 18 de julho. Segundo o consultor, o programa é constituído por nove módulos, sendo o primeiro referente a legalização, com duração de quatro horas, e vai se discutir quais tipos de empresas e de serviços podem ser desenvolvidos. O segundo módulo abordará o aspecto de tributação. “Ou seja, depois de uma empresa legalmente constituída é preciso avaliar qual é o melhor enquadramento: simples, lucro presumido, lucro real, além de como compor impostos, entre outras questões”, exemplificou Jencik.

 

As inscrições para o curso Arquiteto Empreendedor estão abertas (clique aqui). O investimento no curso do Sebrae RJ é de R$ 1500,00, podendo ser parcelado em até 10 vezes sem juros. Profissionais registrados no CAU/RJ têm 50% de desconto, ou seja, o curso completo sairá por R$ 750,00. Serão oferecidas três turmas este ano, sendo duas na capital e uma no interior do estado do Rio de Janeiro. As do Rio serão na sede do CAU/ RJ e a do interior na subsede do Sebrae/RJ.

Uma resposta

Os comentários estão desabilitados.

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CAU/UF

Conselho de Arquitetura e Urbanismo do RN anuncia concurso público para níveis médio e superior

EXERCÍCIO PROFISSIONAL

FNDE vai contratar 21 arquitetos(as) e urbanistas para atuar em projetos educacionais

EXERCÍCIO PROFISSIONAL

Conselhos de Arquitetura e Urbanismo recorrem de decisão judicial que restringe atribuições de arquitetos e urbanistas

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Roberto Bratke, arquiteto que transformou a paisagem da zona sul de São Paulo, morre aos 88 anos

Pular para o conteúdo