ARQUITETOS EM DESTAQUE

Arquitetura e Urbanismo para todos: CAU/BR apoia ações de empreendedorismo social

 

Novos empreendedores estão apostando em modelos de negócios com potencial para transformar o mercado de habitação no Brasil. Junto a investidores, ONGs, arquitetos e engenheiros, alguns desses projetos foram apresentados em São Paulo pela Artemísia, uma organização sem fins lucrativos, pioneira na disseminação e no fomento de negócios de impacto social no Brasil, em parceria com empresas como Gerdau, Votorantim, Tigre e Vedacit. O CAU/BR é um dos apoiadores, junto com a Caixa.

 

“O CAU/BR consegue trazer os 174.000 arquitetos e urbanistas brasileiros para esse debate, mostrar a eles o que está acontecendo em termos de novos projetos e produtos e incentivá-los a novo voos”, afirma a conselheira do CAU/BR Josemée Lima, coordenadora da Comissão de Política Profissional (CPP), que participou do evento junto ao conselheiro Emerson do Nascimento, coordenador-adjunto da CPP, e do conselheiro do CAU/SP André Blanco.

 

Os conselheiros do CAU/BR Josemée Lima (AL) e Emerson do Nascimento (MA) com a arquiteta e urbanista Mariana Estevão, da ONG Soluções Urbanas

 

No evento houve o lançamento de duas importantes iniciativas para impulsionar o mercado de habitação no Brasil. Primeiro, o lançamento do segundo edital do O Lab Habitação e Moradia, um programa gratuito de aceleração de curto prazo que irá potencializar negócios de impacto social com soluções inovadoras no setor de habitação. Serão selecionadas até 15 start-ups para uma jornada de 5 semanas, que conta com workshops presenciais e encontros online que focam no refinamento do modelo de negócio e do impacto social das soluções. Inscrições até 12 de setembro!

 

Veja aqui o edital do LabHabitação

 

O segundo produto é a Tese de Impacto Social em Habitação, um estudo inédito que reúne informações sobre os problemas enfrentados na habitação pelos brasileiros em situação de vulnerabilidade econômica e que aponta as oportunidades para o desenvolvimento de negócios de impacto social que possam contribuir de forma positiva à sociedade. Trata-se de uma grande revisão bibliográfica dos principais estudos da área, além de estudos de casos de sucesso em todo o Brasil.

 

Acesse aqui a Tese de Impacto Social em Habitação

 

“Transformar a habitação insalubre ou irregular em um ambiente seguro, digno, confortável e saudável representa uma faísca de transformação, que impacta positivamente pessoas, famílias e a cidade como um todo”, afirma a diretora-executiva da Artemísia, Maure Pessanha. “No país, empreendedores têm desenvolvido soluções inovadoras e acessíveis, relacionadas diretamente às dores de moradia que afligem a população mais vulnerável economicamente.”

 

A conselheira do CAU/BR Josemée Lima (AL); a diretora-executiva da Artemísia, Maure Pessanha; e o conselheiro do CAU/BR Emerson do Nascimento (MA)

 

AÇÕES EM REDE
No encontro em São Paulo, os conselheiros do CAU/BR promoveram contatos com diversos atores do mercado de habitação, apresentando as ações do CAU/BR na área de Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social e também as principais informações sobre o mercado de Arquitetura e Urbanismo no Brasil, constantes no Anuário de Arquitetura e Urbanismo 2019.

 

Receberam os materiais o diretor de Marketing Comercial da Gerdau, César Peres; o presidente do Grupo Tigre, Otto von Sothen; o empresário Fernando Assad, do Programa Vivenda; Fernando Teles, da Ecolar; Matheus Cardoso, da Moradigna; e Mariana Estevão, da ONG Soluções Urbanas.

 

A conselheira do CAU/BR Josemée Lima com o diretor de Marketing Comercial da Gerdau, César Peres

 

“Percebe-se que houve uma ampliação muito grande do número de pessoas interessadas em promover essas mudanças no mercado de habitação”, afirma a conselheira Josemée. “Nossa expectativa é que nesta segunda fase do LabHabitação os resultado sejam mais apurados, depois de uma primeira experiência. Existem empresas de ponta apostando na qualificação dos espaços, entendendo que moradia não são apenas quatro paredes”.

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Projeto brasiliense ganha destaque Internacional no Prêmio ArchDaily Edifício do Ano 2024

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Arquiteto Washington Fajardo vai atuar na Divisão de Habitação e Desenvolvimento Urbano do BID

COMISSÕES

Nova Gestão: Plenário elege composição das Comissões e vice-presidentes do CAU/BR para 2024

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Arquitetura Modernista: New York Times indica Brasília como um dos melhores lugares para visitar 2024

Pular para o conteúdo