ARQUITETOS EM DESTAQUE

Arquitetura em Retrospetiva: Elisabete França revê 40 anos de bienais em São Paulo

 

A arquiteta e urbanista Elisabete França está finalizando um livro que conta a história das Bienais de Arquitetura de São Paulo, de 1973 a 2013. A obra, fruto de extensa pesquisa realizada pela autora, tem como objetivo resgatar quatro décadas da produção nacional, vai se chamar “Arquitetura em Retrospectiva” e está sendo objeto de uma campanha de financiamento coletivo realizada pela editora KPMO Cultura e Arte. O projeto estreou no Catarse no dia 24 de julho. Clique aqui para apoiá-lo.

 

 

Tendo como fonte de pesquisa os acervos do Instituto de Arquitetos do Brasil, da Fundação Bienal, das revistas especializadas e dos principais jornais de grande circulação, além de entrevistas com curadores e críticos de arquitetura, o trabalho visa mostrar os caminhos trilhados pelas exposições realizadas, consolidando-se, principalmente a partir de sua sétima edição, como o espaço preferencial de divulgação da produção brasileira de arquitetura, passando a integrar o calendário oficial de eventos da cidade de São Paulo.

 

Em sua análise, Elisabete França se concentra em apresentar os percursos escolhidos pela organização e curadoria de cada uma das dez exposições, bem como seus temas e formatos adotados, além das reformulações ocorridas ao longo das quatro décadas de existência da bienal, as dificuldades enfrentadas para sua realização e as lições aprendidas, que sempre podem servir como inspiração para as próximas edições.

 

Para tornar esse projeto realidade e para disseminar o valor e a função social da arquitetura e do urbanismo no Brasil, o projeto foi inscrito no Catarse, ferramenta de financiamento coletivo. As contrapartidas vão de R$ 70,00 a R$ 2.500,00. São oferecidas ainda outras contrapartidas aos patrocinadores, propondo que parte dos livros seja doada para bibliotecas públicas e universidades.

 

O lançamento da publicação será anunciado assim que a produção estiver concluída.

 

AUTORA – Elisabete França é doutora em Arquitetura e Urbanismo e tem mais de 25 anos de experiência em projetos urbanos, ambientais, habitacionais e gestão de projetos participativos, atuando também como professora em cursos de graduação e especialização. Entre 2005 e 2012, ela foi Superintendente na Secretaria Municipal de Habitação (Sehab), acumulando entre 2009 e 2012 a função de secretária-adjunta. Durante oito anos, coordenou a elaboração do Plano Municipal de Habitação e os principais programas habitacionais, entre eles a Urbanização de Favelas, Mananciais, Requalificação de Cortiços, Locação Social, Regularização Fundiária, Projetos Habitacionais nas Operações Urbanas Faria Lima e Água Espraiada.

 

É autora e organizadora de mais de 20 publicações sobre arquitetura e urbanismo, e coordenadora editorial da série “Novos Bairros de São Paulo”, editada pela Sehab. Em 2002, ela foi curadora – com Glória Bayeux – da exposição “Favelas Upgrading”, apresentada no Pavilhão Brasileiro durante a 8ª Bienal de Arquitetura de Veneza. Desde 2000 tem atuado também na área de consultoria junto a organizações internacionais como o Banco Mundial, Banco Interamericano de Desenvolvimento e UN-Habitat, com projetos desenvolvidos em mais de 15 países.

 

Atualizado em 24/07/17

4 respostas

  1. Oi Bete, fico feliz em saber que a história das bienais de arquitetura será resgatada e registrada por você! Sucesso! beijos!

  2. Parabéns Bete França.Fiquei muito feliz ao ver teu nome envolvido nesse projeto das Bienais de Arquitetura. Fiquei feliz e senti saudades dos tempos em que estivemos juntas nas diretorias do IAB-SP. Certamente me juntarei ao esforço de publicação. Grande abraço.

  3. O livro será muito útil para recuperar a memória do que já foi realizado.Parabéns a autora por mais esta realização

Os comentários estão desabilitados.

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

Clipping

Arquitetura Indígena: estudante da UnB recebe menção em concurso com projeto inspirado em construções indígenas brasileiras

Clipping

Arquitetura Indígena: “As casas são iguais e têm um sentido muito comunitário”, diz José Portocarrero

Clipping

Arquitetura Indígena: Conheça alguns projetos inspirados em técnicas dos povos originários

Clipping

Arquitetura Indígena: Diferenças arquitetônicas entre os povos originários

Pular para o conteúdo