ARQUITETOS EM DESTAQUE

Arquitetura para a Vida: CAU/BR estreia programa especial na Rádio CBN

 

O CAU/BR tem uma novidade incrível para arquitetos e urbanistas de todo o Brasil. A rádio CBN está veiculando três vezes por semana o programa “Arquitetura para a Vida”, que explica à população em geral as principais vantagens de se contratar arquitetos e urbanistas: economia, segurança, planejamento, conforto, valorização do imóvel. O objetivo é conscientizar a população brasileira sobre a necessidade da contratação de arquitetos e urbanistas em obras de reforma ou construção. Arquitetura e Urbanismo para todos.

 

O programa vai ao ar às segundas, quartas e sextas, no Jornal da CBN Primeira Edição (faixa horária das 6h às 9h). É apresentado pela jornalista Cristina Serra, que possui larga experiência na TV Globo e produziu a primeira reportagem sobre a Pesquisa do CAU/BR que revelou que 85% dos brasileiros constroem sem o auxílio de arquitetos ou engenheiros.

 

Jornalista Cristina Serra, durante gravação

 

Confira abaixo os seis primeiros programas. Vêm mais novidades por aí!

 

PROGRAMA 01: “PLANEJAMENTO”

Minuto Arquitetura para a vida

Todo mundo sabe que obras são extremamente complexas e envolvem muitas etapas, além dos desejos do cliente! E encarar tudo isso sem um profissional pode ser uma grande loucura, sem falar na perda de tempo e de dinheiro. Só o arquiteto é capaz de transformar desejos em realidade, sempre do melhor jeito: aproveitando melhor os espaços, trabalhando a iluminação e o conforto, contratando mão de obra e até cuidando da burocracia. O arquiteto trabalha no planejamento e na execução da obra, passando por TODAS as fases, do início até o fim. Por isso para construir ou reformar, contrate sempre um arquiteto. Ele garante economia, segurança e satisfação.

Saiba mais no site do Conselho de Arquitetura e Urbanismo.

 

OUÇA AQUI:

BAIXE CLICANDO AQUI

 

 

PROGRAMA 02: “ECONOMIA EM OBRAS”

Minuto Arquitetura para a vida

Obras e reformas dão muito trabalho! Aposto que você conhece alguém que já passou por isso. São muitas as etapas envolvidas. Mas o que muita gente não sabe é que o arquiteto, profissional especializado no assunto, é super acessível e faz toda diferença. Ele faz o projeto, planeja a obra, prevê a quantidade de materiais, evita desperdícios e orienta na contratação de mão de obra. O arquiteto também supervisiona todo o trabalho e faz com que os prazos sejam cumpridos. O trabalho de um arquiteto custa no máximo 10 por cento do valor de uma obra, enquanto o desperdício de quem tenta fazer tudo sozinho pode custar 30 por cento a mais. Pense nisso!

Arquitetos garantem economia, segurança e satisfação.

Saiba mais no site do Conselho de Arquitetura e Urbanismo.

OUÇA AQUI:

BAIXE CLICANDO AQUI

 

 

PROGRAMA 03: “REFORMAS EM CONDOMÍNIOS”

Minuto Arquitetura para a vida

Você que mora em condomínio e quer fazer uma obra, precisa conhecer a Norma de Reformas da ABNT. Ela exige que a reforma em um condomínio ou uma unidade contenha um projeto e um laudo de um arquiteto ou engenheiro atestando que a obra não causará problemas ao prédio e ao entorno. Por isso os projetos de reforma precisam ser enviados ao síndico e ao condomínio antes da obra começar. Importante ressaltar que quando você segue a Norma de Reformas da ABNT, com a participação de arquitetos, previne problemas para você, seus vizinhos e seu patrimônio. Arquitetos garantem economia, segurança e satisfação.

Saiba mais no site do Conselho de Arquitetura e Urbanismo.

 

OUÇA AQUI:

BAIXE CLICANDO AQUI

 

 

PROGRAMA 04: “SEGURANÇA”

Minuto Arquitetura para a vida

Quando o assunto está relacionado à vida, à segurança das pessoas, é preciso ter RESPONSABILIDADE. Construções e reformas não podem ser realizadas por qualquer pessoa. Muitas vezes temos notícias de casas e prédios que desabam, causando enormes prejuízos e pior: matando pessoas! A laje, a reforma do banheiro, a casa, o edifício, NADA pode ser feito por qualquer pessoa, somente por profissionais legalmente habilitados. É lei! Quem tentar construir ou reformar sem a supervisão técnica de um arquiteto ou engenheiro poderá ser multado, ter a obra embargada e até problemas com a justiça. Além de proteger vidas, arquitetos garantem economia, segurança e satisfação.

Saiba mais no site do Conselho de Arquitetura e Urbanismo.

 

OUÇA AQUI:

BAIXE CLICANDO AQUI

 

 

PROGRAMA 05: “OBRAS PÚBLICAS”

Minuto Arquitetura para a vida

Quando o assunto são obras públicas, tem uma exigência técnica que os arquitetos e urbanistas não abrem mão: realizar um projeto completo, especificando responsabilidades, materiais, custos e prazos, tudo nos mínimos detalhes. Com o projeto completo, os governos podem fiscalizar melhor a licitação e a realização de cada obra. Projeto completo evita o desperdício do dinheiro público e atrasos na entrega das obras à sociedade. Também nas obras públicas, arquitetos e urbanistas garantem economia, segurança e satisfação.

Saiba mais no site do Conselho de Arquitetura e Urbanismo

 

OUÇA AQUI:

BAIXE CLICANDO AQUI

 

 

PROGRAMA 06: “CONFORTO E VALORIZAÇÃO”

Minuto Arquitetura para a vida

A importância de um arquiteto para construir ou reformar um imóvel é incalculável. Só ele sabe projetar e planejar espaços adequados para diversas necessidades. Em Arquitetura, conforto, por exemplo tem a ver com iluminação natural, ventilação, os espaços entre os edifícios. O conforto ambiental compreende o estudo das condições climáticas, acústica, luminosidade, consumo de luz e água e até redução de emissão de poluentes. Tudo isso influencia no projeto final da obra e valoriza ainda mais o imóvel. Arquitetos e urbanistas garantem economia, segurança e satisfação.

Saiba mais no site do Conselho de Arquitetura e Urbanismo

 

OUÇA AQUI:

BAIXE CLICANDO AQUI

 

PROGRAMA 07: “NOVA AGENDA URBANA”

Minuto Arquitetura para a vida 

Quem não sonha em morar em uma cidade mais bonita, mais segura e fácil de se viver? Existem algumas medidas bem-sucedidas que podem ser rapidamente colocadas em prática, como transportes coletivos de qualidade, edifícios que reúnem moradia e comércio, praças verdes, calçadas melhores para caminhar com prazer. Cidades mais humanas, onde as pessoas tenham mais importância do que carros e prédios. E isso só será possível quando as prefeituras contratarem arquitetos e urbanistas. Esses profissionais, juntamente com os prefeitos e a população, podem melhorar e muito a nossa forma de viver. Arquitetos e urbanistas garantem economia, segurança e satisfação.

Saiba mais no site do Conselho de Arquitetura e Urbanismo

 

OUÇA AQUI:

BAIXE CLICANDO AQUI

 

PROGRAMA 08: “HABITAÇÃO SOCIAL”

Minuto Arquitetura para a vida 

Você sabia que existe uma lei que oferece, DE GRAÇA, os serviços de arquitetos e engenheiros para famílias com renda de até três salários mínimos? É verdade! A Lei de Assistência Técnica pode fornecer assistência gratuita para o projeto e a construção de casas para essas famílias. Mas para isso acontecer as prefeituras precisam, antes de tudo, contratar arquitetos e urbanistas para esse trabalho, que é um direito da população! Várias iniciativas assim já acontecem no país, algumas delas diretamente patrocinadas pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo. É a arquitetura com foco na qualidade de vida para todos. Arquitetos e urbanistas garantem economia, segurança e satisfação. 

Saiba mais no site do Conselho de Arquitetura e Urbanismo

 

OUÇA AQUI:

BAIXE CLICANDO AQUI

 

16 respostas

  1. Caros,

    Bom dia,

    Acompanho o podcast de voces, parabens !!

    Somos um grupo de arquitetos que começou a questionar a maneira que as concorrências aconteciam no nosso meio.

    Depois de algumas reuniões vimos que , independente da escala do escritório, era algo que acontecia com todos.

    Começamos com um “manifesto”, depois vimos que uma campanha ja existia na profissão de designers – ABEDESIGN – e então fizemos o mesmo para Arquitetura na ASBEA.

    Em novembro lançamos a campanha – “concorrência com valor na arquitetura” na FAAP e depois ja tivemos aluns outros eventos.

    Gostaríamos de conversar com vocês para trocar uma ideia para desenvolvermos um Podcast tb e usar o espaço de voces para divulgar a Campanha !

    de uma olhada no material no site – Concorrenciacomvalor.com.br

    Atenciosamente,

  2. Junto isso à questão da briga entre arquitetos e engenheiros = desnecessário, pois estamos tomando conta da formiga enquanto a manada passa.
    O condomínio em que vivo tem advogado com síndico. Ele foi bem claro: norma (Norma de Reformas da ABNT) não tem força de lei, não tem obrigação de cumprir. E ponto final. Qualquer pedecista faz reformas e grandes reformas! E não adianta engenheiro nem arquiteto argumentar.
    Isso sim precisa de atuação dos respectivos conselhos JUNTOS! A Norma de Reformas da ABNT precisa ser lei!

  3. Ótima iniciativa, parabéns. Aproveito para sugerir um programa sobre a importância de concursos de projetos em obras públicas, incorporando como política pública, inclusive.

    Abraço.

  4. Parabens pela iniciativa! A responsabilidade de conscientizar os cidadãos da necessidade de contratar arquitetos está em nossas mãos: falta divulgação e explicações: este já é um grande passo: faltam muitos!
    arq. Nadia Proserpio Martins. cel: 11.99998.0938

  5. OLÁ !
    USEI O CHROME E OUVI PERFEITAMENTE.
    BASTA POSICIONAR O CURSOR ANTES DO 00:00 E AO APARECER O TEXTO PLAY CLICAR, JÁ QUE O ÍCONE DO PLAY Ñ APARECE

    ABRAÇO FRATERNO !

  6. A iniciativa começou tarde, mas já temos algo. No texto “Planejamento” deviria ter …profissional competente…”, na minha cidade não pega a CBN.
    No texto “economia em obras não vejo necessidade de falar em 10%, uma vez que na minha região os engenheiros não cobram nem 5%, então 10% no interior é caro, claro que como arquiteto ofereço muito mais serviços porque o povo aqui sempre resolve a burocracia sozinho, em diversos casos o engenheiro limita-se em encaminhar a documentação para aprovação e nunca aparece nas obras deixa nas mãos dos pedreiros.Então falar em percentual de custos não é boa politica, não aqui no interior.

  7. Não consigo ouvir os áudios, nem no Explore e nem no Chrome.

  8. Maravilhosa iniciativa. Sempre pensei que nós arquitetos e urbanistas precisávamos nos aproximar mais da população. Longa vida para esse programa que poderá ter desdobramentos nas diversas áreas de atuação do arquiteto e urbanista, tais como mobilidade urbana, urbanização de favelas etc..

    1. Ana, já estão programados novos episódios sobre a Nova Agenda Urbana, destacando também a questão da mobilidade, e sobre a Lei de Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social. Aguarde mais novidades!

  9. Uma magnifica ideia na compreensão e esclarecimento por parte da população quanto ao valioso papel do profissional da Arquitetura perante o seu compromisso e responsabilidade diante da vida e a sustentabilidade do planeta onde vivemos.

  10. Amigos desculpem mas este texto de apresentação está de doer. Arquiteto sabe fazer obra mas desconhece seu idioma. (vamos contratar arquitetos para fazer obras três vezes por semana)
    Abraços.

Os comentários estão desabilitados.

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

Clipping

Arquitetura Indígena: Pavilhão do Brasil será destaque na Bienal de Veneza de 2024

Clipping

Arquitetura Indígena: “A moradia indígena é a primeira casa brasileira”, diz José Afonso Botura Portocarrero

Clipping

Conferência das Cidades: espaço para discutir a implementação da política urbana para todo o país 

Clipping

Rede CAU Comunica unificará discurso e aproveitará capilaridade do setor 

Pular para o conteúdo