ATENDIMENTO E SERVIÇOS

Atualização profissional: Cursos online gratuitos para arquitetos e urbanistas

 

Arquitetos e urbanistas podem aproveitar o tempo a mais em casa e expandir seus conhecimentos com centenas de cursos online gratuitos, voltados para a nossa profissão. Diversas instituições no Brasil e no mundo liberaram seus conteúdos para apoiar a população neste momento de prevenção à saúde pública. Escolas como Harvard, USP, Centro de Paula Souza e FGV estão na lista.

 

Confira abaixo os cursos!

 

UNIVERSIDADE DE HARVARD
O edX é um site fundado por pesquisadores de Harvard e do MIT em 2012 com o objetivo de tornar mais acessíveis os cursos dessas instituições. Estão abertos 41 cursos da área de Arquitetura e Urbanismo, como Arquitetura Moderna do Japão, Smart Cities, Segredo das Estruturas, Sustentabilidade na Arquitetura, Habitação e Cidade, Patrimônio Cultural, Modelagem 3D, História da Arquitetura e muitos outros. Cursos são gratuitos, mas há uma taxa para emissão de certificado.

 

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP)
Universidade de São Paulo possui vídeos online de palestras sobre  Tópicos Especiais: Apontamentos Sobre História da Arte e da Arquitetura: Renascimento, Modernismo e Brasil (a respeito de pesquisas desenvolvidas por Sérgio Ferro a frente do Laboratoire Dessin/Chantir da École d’Architecture de Grenoble) e Estruturas na Arquitetura III: Sistemas Reticulados e Laminares.

 

COURSERA 
Plataforma disponibiliza cursos de Stanford, Yale, Imperial College of London, IBM e Google. Na área da arquitetura, os cursos exploram o ensino de Autodesk, Cidades Sustentáveis, História da Arquitetura Contemporânea, Planejamento Urbano e Sistema Sanitário, entre outros.

 

CAU/SC

Empreendedorismo: Confira a série de 30 vídeos que o CAU/SC produziu sobre Empreendedorismo, Estratégia e Gestão de Escritórios de Arquitetura. Os arquitetos e urbanistas que pensam em administrar a sua própria empresa de Arquitetura agora tem mais um local para buscar conhecimento! Projeto Empreender Arquitetura. O projeto é uma iniciativa da Comissão de Exercício Profissional do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina (CAU/SC) e produção do professor Ênio Padilha.

 

AsBEA-RS

Normas ténicas: WebsérieNormas Técnicas é uma produção da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura e Urbanismo (AsBEA/RS) com o patrocínio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS) e apoio da Fundação Iberê Camargo. Em cinco episódios, o engenheiro Roberto Sukster apresenta abordagens interpretativas e práticas sobre a discussão e aplicação de diferentes normas no mercado arquitetônico e urbanístico brasileiro.

 

CENTRO PAULA SOUZA
O Centro Paula Souza tem cursos gratuitos de Autocad, Design e Photoshop, Design Thinking e Canvas, na modalidade Mooc (Massive Open Online Course). Só é preciso se cadastrar pelo site.

 

ESCOLA DA CIDADE

Arquitetura e Cultura japonesa:  A Escola da Cidade compartilhou com o site ArchDaily a série de aulas sobre Arquitetura e Cultura japonesa que integra o programa Estúdio Deriva.

 

FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS (FGV)
Fundação Getúlio Vargas (FGV) oferece gratuitamente 55 cursos totalmente gratuitos em sua plataforma online. Entre eles, Marketing de Serviços: Economia, Características e Classificação, Sustentabilidade no dia a dia: orientações para o cidadão, Conceitos e fundamentos do marketing digital, Conceitos básicos de matemática financeira, Como planejar a aposentadoria e Contratos: Negociações Preliminares.

 

CAU/BR

Como Fazer RRT: Para ajudar arquitetos e urbanistas, empresas e possíveis clientes, o CAU/BR preparou uma série especial de vídeos respondendo às principais dúvidas sobre o RRT que chegam à Central de Atendimento do CAU. São vídeos curtos, de um minuto, que abordam de forma objetiva e clara os questionamentos mais frequentes de arquitetos e urbanistas.

 

UNIVERSIDADE DE LUND

Curso de economia sustentável – cidades sustentáveis: Este curso busca esclarecer somo moldar o desenvolvimento urbano em direção a futuros sustentáveis. Com carga horária de 12 horas, o workshop conecta as principais tendências de urbanização, descarbonização e sustentabilidade. Examinando visões, experimentos e inovações em áreas urbanas. 

 

INSTITUTO POLITÉCNICO DE MILÃO

Introdução à História da Arquitetura Contemporânea: curso, com carga horária de nove horas e ministrado em espanhol, o curso é dividido em três semanas, cada uma dedicada ao aprofundamento de um tema específico: a primeira semana apresenta as obras-primas do século XX. Já a segunda, traça o trabalho de dois mestres da cultura arquitetônica italiana. E por fim, a terceira leva à visita de algumas obras recentes de mestres contemporâneos. 

 

Arqueoastronomia: Arqueoastronomia é a “ciência das estrelas e das pedras”. É uma ciência interdisciplinar entre arquitetura, arqueologia e astronomia. Estuda as relações entre os monumentos antigos e o céu, a fim de compreender melhor as idéias dos arquitetos do passado e seu mundo religioso e simbólico. O curso, em espanhol,  fornece a primeira introdução fácil e completa a esta fascinante disciplina. A carga horária é de oito horas.  

 

UNIVERSIDADE YALE

Arquitetura Romana: Curso de 55 horas em inglês aborda a Arquitetura Romana, que possui não apenas um estilo próprio e muito característico, mas também carrega em si um grande significado histórico. Através de seus prédios e construções a arquitetura romana mostra o poder da arquitetura para moldar a política, a sociedade e a cultura. 

 

INSTITUTO FEDERAL DE TECNOLOGIA DE ZURIQUE  (ETH Zurich)

Cidades do Futuro: Neste curso de dez semanas, você aprenderá a ver as conseqüências da ciência cidadã e a fusão da arquitetura e do espaço da informação, e estará atualizado sobre as mais recentes pesquisas e desenvolvimentos sobre como entender melhor. Além disso, saberá como criar e gerenciar as cidades futuras para um mundo urbano mais resiliente. As lições são em inglês.

 

IE ESCOLA DE ARQUITETURA & DESIGN

Fazendo Arquitetura: Este curso de oito horas oferece uma visão única da mente e do trabalho de um arquiteto. Começando, dessa forma, com o básico da profissão e culminando com a produção de um modelo de site em escala. O curso funciona como uma preparação para os interessados em cursar arquitetura, embora seu conteúdo flexível. O workshop também analisa alguns dos aspectos mais técnicos da arquitetura – como composição, forma, espaço e hierarquia – e enfatizando a importância de criar uma história que ajude a definir seu design.  As aulas são em inglês.

 

UNIVERSIDADE CARLOS III DE MADRID

Cair ou não cair: o segredo das estruturas: Curso de 08 semanas   busca desvendar o funcionamento das estruturas. Este curso tem como objetivo preencher a lacuna entre especialistas em cálculo estrutural e leigos usando linguagem acessível, usando exemplos históricos e propondo testes simples que podem ser feitos em casa. As aulas são ministradas em espanhol. 

 

7 respostas

  1. esses cursos servem como atividade complementar? Emiti certificado ou outra comprovação de conclusão?

  2. Eu quero ser o formato da Arquiteturas, Como que começa a fazer?

  3. Boa tarde, eu já fiz alguns cursos e agora estou procurando um curso que me dê certificado reconhecido para que eu possa assinar meus projetos. Obrigado.

  4. Nossa meu sonho é de consegui fazer esse curso de ser arquiteta

  5. Procurei no site sobre o curso Introdução à História da Arquitetura Contemporânea do INSTITUTO POLITÉCNICO DE MILÃO, porem nao encontrei. poderia enviar o link do curso?

  6. Muito gratificante, termos todas essas opções de cursos, me entusiasmei, espero poder cursar algum!!

Os comentários estão desabilitados.

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CAU/BR

NOTA DE ESCLARECIMENTO

CAU/BR

CAU/BR aponta protagonismo feminino na arquitetura e urbanismo durante 98º ENIC

CAU/BR

Comissões do CAU/BR debatem temas de interesse dos arquitetos e urbanistas

CAU/BR

CAU/BR celebra uma década dos primeiros empregados públicos efetivos

Pular para o conteúdo