PRÊMIOS

Bienal de Veneza abre convocatória para projetos. Inscreva-se até 19 de janeiro!

Pavilhão do Brasil na Bienal de Veneza 2014. Foto: Nico Saieh

 

Sob curadoria dos arquitetos Gabriel Kozlowski, Laura González Fierro, Marcelo Maia Rosa e Sol Camacho, selecionados pela Fundação Bienal de São Paulo para compor a participação oficial do Brasil na 16ª Mostra Internacional de Arquitetura – Bienal de Veneza, a mostra Muros de Ar irá ocupar o Pavilhão do Brasil no evento com duas frentes expográficas. A primeira consiste em uma exposição de desenhos cartográficos gerados a partir de pesquisas e parcerias com colaboradores, consultores, pesquisadores e instituições. A segunda, em uma iniciativa inédita na história das representações do país no evento, é composta por uma mostra de projetos selecionados por meio de convocatória pública.

 

Conforme propõe o coletivo de arquitetos curadores, a mostra Muros de Ar pretende investigar o muro como um elemento da arquitetura, da cultura e da identidade brasileira, e vê no ato de sua transposição um convite ao convívio e à multiplicidade. Dessa forma, a proposta curatorial busca iniciativas que envolvam os temas do muro e da divisão, como instrumentos de negociação entre situações urbanas antagônicas e agudas.

 

“Procuramos respostas que lidem com as barreiras e os limites presentes nas cidades, expondo a indissociável necessidade de projetá-las. Evidenciando as divisões existentes entre o espaço público e o privado, quer seja pela demanda de clientes, segurança, contexto ou fatores culturais, os projetos que pretendemos expor precisam apresentar diretamente os enfrentamentos dessas condições”, explicam os curadores.

 

O regulamento da convocatória e o formulário para a inscrição de projetos está disponível no site www.murosdear.org.br . As inscrições devem ser feitas entre os dias 19 de dezembro e 19 de janeiro de 2018. Os projetos selecionados serão divulgados em 31 de janeiro de 2018 no mesmo site e nos perfis sociais da Fundação Bienal de São Paulo.

 

Serviço

Pavilhão do Brasil na 16. Mostra Internacional de Arquitetura – Bienal de Veneza
Comissário: João Carlos de Figueiredo Ferraz, Presidente da Fundação Bienal de São Paulo
Curadoria: Gabriel Kozlowski, Laura González Fierro, Marcelo Maia Rosa e Sol Camacho
Título da exposição: Muros de Ar
Local: Pavilhão do Brasil
Endereço: Giardini Castello, Padiglione Brasile, 30122 Veneza, Itália
Data: 26 de maio a 25 de novembro de 2018
www.murosdear.org.br

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

PRÊMIOS

Prêmio Projeto de Arquitetura reconhecerá obras criadas por arquitetos nacionais

PRÊMIOS

SESI Lab concorre ao 8º Prêmio Obra do Ano da ArchDaily Brasil

PRÊMIOS

Prêmio Deca abre inscrições com novas categorias para arquitetos e designers de interiores

PRÊMIOS

CAU/MT e SOUL premiados com categoria no Prêmio Colunistas  

Pular para o conteúdo