CAU/BR

Câmara vai discutir criação do Dia Nacional do Arquiteto e Urbanista

Niemeyer no canteiro de obras da sede do Congresso Nacional, em Brasília, no fim dos anos 1950

 

A abertura do III Seminário Legislativo de Arquitetura e Urbanismo, no próximo dia 09/07, incluirá uma audiência pública da Comissão de Administração, Trabalho e Serviço Público da Câmara dos Deputados que vai discutir a instituição oficial de 15 de dezembro como Dia Nacional do Arquiteto e Urbanista.

 

A data já é comemorada pelo CAU/BR, conforme previsto na Resolução CAU/BR nº 08/2011, mas para entrar no Calendário Cívico Nacional, é necessário que seja aprovada em lei pelo Congresso Nacional.

 

O dia 15 de dezembro é a data de nascimento de Oscar Niemeyer e, em homenagem a ele e a todos os arquitetos e urbanistas do país, foi também a data de fundação do CAU, em 2011, marcada pela posse do seu primeiro presidente, Haroldo Pinheiro.

 

Em 17 de novembro daquele ano, os conselheiros federais da gestão fundadora tomaram posse e, no dia seguinte, aprovaram o regimento geral provisório e elegeram o presidente. Sua posse naquela data só foi possível devido à superação do desafio representado pela necessidade de estruturação do Conselho de maneira rápida e eficiente, para garantir as condições de atendimento às demandas dos profissionais, de forma uniformizada, com um mesmo padrão de qualidade, em todo território nacional. O uso intensivo de tecnologias associadas, com a criação do SICCAU (Sistema de Informação e Comunicação do CAU), evitou o “apagão” nos serviços que poderia ocorrer no dia seguinte à desconexão do sistema Confea/CREA.

 

 

A audiência pública, requerida pelo deputado Luiz Carlos Busato (PTB-RS), é o primeiro passo desse processo, que tem a intenção de valorizar e homenagear os mais de 120 mil arquitetos e urbanistas brasileiros. Clique aqui para ler a íntegra do requerimento (REQ 1/2015 CTASP).

 

 

 

 

SEMINÁRIO LEGISLATIVO – O III Seminário Legislativo de Arquitetura e Urbanismo vai reunir em Brasília, nos dias 09 e 10 de julho, arquitetos e parlamentares de todo o país para discutir os principais temas em pauta no Congresso Nacional relacionados à profissão. O evento será realizado no Auditório Nereu Ramos, Anexo II da Câmara dos Deputados.

 

Entre os temas, estão o impacto da Lei de Licitações, os Estatutos da Cidade e da Metrópole e a prática da chamada “reserva técnica”, que poderá ser caracterizada como corrupção entre particulares caso o projeto do novo Código Penal seja aprovado. Para saber mais detalhes e realizar sua inscrição, clique aqui.

 

 

Publicado em 03/07/2015.

MAIS SOBRE: CAU/BR

2 respostas

  1. Penso que temos assuntos mais importantes a tratar, exemplo, fazer valer (REALMENTE) a RESOLUÇÃO 51 nas Prefeituras. Todos já sabemos e comemoramos nosso dia (do Arquiteto e Urbanista), no dia 15 de Dezembro.

    1. Reginaldo, o CAU/BR e os CAU/UF atuam em várias frentes de interesse da arquitetura e urbanismo. Para saber mais sobre como os CAU/UF estão aplicando a Resolução CAU/BR Nº 51, clique em http://www.caubr.gov.br/?p=44628

Os comentários estão desabilitados.

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CAU/BR

NOTA DE ESCLARECIMENTO

CAU/BR

CAU/BR aponta protagonismo feminino na arquitetura e urbanismo durante 98º ENIC

CAU/BR

Comissões do CAU/BR debatem temas de interesse dos arquitetos e urbanistas

CAU/BR

CAU/BR celebra uma década dos primeiros empregados públicos efetivos

Pular para o conteúdo