EVENTOS

Caminhada da Perda e oficina sobre tabela de honorários integram programação do CBA

O 21º Congresso Brasileiro de Arquitetos que ocorre de 09 a 12 de outubro em Porto Alegre, traz uma extensa programação de atividades formativas. Os minicursos, oficinas e visitas guiadas podem ser acompanhados pelos participantes do evento, com entrada franca. Para participar, é necessário estar inscrito no congresso e cadastrar-se pelo site 21cba.com.br. As inscrições estão disponíveis até o preenchimento das vagas.

 

 

São 14 atividades disponíveis que ocorrem nos dias 10 e 11 de outubro no Centro Cultural da UFRGS e Casa de Cultura Mario Quintana. Temas como ATHIS, Tabela de Honorários, Ética e Direito Autoral,  Desenvolvimento Comunitário e Projetos de Moradia e Habitat, entre outros, integram os workshops, assim como a restauração do Centro Cultural e os prédios históricos da UFRGS, tema das visitas guiadas. Durante o Congresso, além de promover oficinas sobre Tabela de Honorários, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS) retoma o sucesso do evento Caminhada da Perda, uma oportunidade para aprender mais sobre Patrimônio Histórico, por meio de um roteiro guiado e ilustrado. Confira algumas atividades que selecionamos para você!

 

INSCRIÇÕES – 21º CBA

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

 

#AnotaAí

10/10

 

9h – Minicurso ATHIS para Melhorias Habitacionais segundo a metodologia do Projeto Arquiteto de Família, com Mariana Estevão

 

Número de vagas: 30 | Carga horária: 7h | Centro Cultural da UFRGS – Sala Limoeiro

 

O curso aborda o atendimento individualizado de famílias de baixa renda. O objetivo é fazer o participante compreender as complexidades socioeconômicas de famílias em situação de vulnerabilidade social e do ambiente de moradias autoconstruídas para o desenvolvimento de projeto e execução de obras de melhorias dessas casas. A dinâmica simula o atendimento à essas famílias, com base na metodologia do Projeto Arquiteto de Família, como meio de proporcionar o contato com essa realidade, para que os participantes sejam capazes de atender as reais necessidades desse público, criando soluções que extrapolam o projeto arquitetônico.

 

11/10

 

Oficina Tabela de honorários, com Andréa Borba Pinheiro (CAU/RS)

  • 1ª turma: 09:00 – 12h
  • 2ª turma: 14:00 – 17h

 

Número de vagas (por turno): 80 | Carga horária: 3h | Casa de Cultura Mário Quintana – Sala Sérgio Napp 1

 

14h – Oficina CAU/BR e o Poder Legislativo: entenda as proposições legislativas e se manifeste, com Luciana Rubino

 

Número de vagas: 60 | Carga horária: 3h | Casa de Cultura Mário Quintana – Sala Sérgio Napp 2

 

12/10

 

10h30 – Oficina Caminhada da Perda – Arquitetura Demolida, com Oritz Adriano Adams de Campos (CAU/RS)

 

A Caminhada da Perda é um evento organizado pelo CAU/RS, cujo objetivo é levar mais conhecimento e despertar a atenção para a preservação da arquitetura e do patrimônio. O grupo partirá da praça Marechal Deodoro (em frente à Catedral), às 10h30. O roteiro da caminhada* e algumas das reflexões que serão levantadas em cada ponto de visita:

 

  • Praça Marechal Deodoro (antiga Praça da Matriz): A transformação urbana e as demolições de acordo com o entendimento da época
  • Praça Senador Florêncio: A transformação urbana e as demolições de acordo com o entendimento da época
  • Largo dos Medeiros: A transformação urbana e as substituições
  • Igreja do Rosário (antiga Irmandade Nossa Senhora do Rosário dos Pretos): Destombamento e a substituição
  • Praça Otávio Rocha: As substituições e as descaracterizações
  • Praça Osvaldo Cruz: A transformação urbana e as substituições
  • Praça XV: A transformação urbana, as substituições, descaracterizações e resgate

*Programação sujeita a alterações.

 

Sobre o 21º CBA

 

Realizado pela Instituto de Arquitetos do Brasil com co-realização do CAU-RS, o evento será preparatório para o 27º Congresso Mundial de Arquitetos (UIA2020RIO), que acontecerá em 2020 no Rio de Janeiro. O tema desta edição é Espaço e Democracia. “Vamos debater os espaços públicos ocupando os espaços públicos”, afirma o presidente do IAB-RS, Rafael Passos, anfitrião do evento. A ideia é fazer a sociedade ver o evento acontecendo, levando Arquitetura e Urbanismo para todos.

 

Para isso, o 21º CBA conta em sua programação com conferências, grandes debates, sessões temáticas, sessões livres, oficinas, mini cursos, apresentação de trabalhos, palestras, plenária e uma feira de arquitetura, que ocorrerá na Praça da Alfândega, coração da cidade, além de uma programação artística que também está agendada. Os debates acontecerão em três eixos temáticos: Arquitetura, Cidade e Ambiente; Cultura e Memória; Formação e Fazer Profissional.

 

Para mais informações, acesse: www.21cba.com.br Facebook | Instagram

 

Fonte: CAU/RS

MAIS SOBRE: EVENTOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

EVENTOS

Inscrições abertas para o Fórum Urbano Mundial

EVENTOS

World Architecture Festival (WAF) recebe inscrições com desconto até 28 de março

EVENTOS

Estão abertas as inscrições do 7º Congresso Internacional de Arquitetura da Paisagem

EVENTOS

Inscrições abertas para o Seminário Nacional FNA de Arquitetura e Urbanismo

Pular para o conteúdo