ARQUITETURA SOCIAL

Campanha do “Dia do Arquiteto e Urbanista” alcançará 90 milhões de pessoas

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR ) estreia em 9 de dezembro a campanha comemorativa do “Dia do Arquiteto e Urbanista 2019”. A campanha será veiculada em TV aberta, rádios, redes sociais e outros veículos até o dia 23 de dezembro. Ela alcançará um público estimado de 90 milhões de pessoas, computando-se apenas os investimentos em mídia nacional feitos pelo CAU/BR. Os CAU/UFs igualmente investiram em veículos de comunicação locais, o que ampliará o público alcançado.

 

Neste 15 de dezembro – dia do aniversário de nascimento do maior nome da arquitetura brasileira, Oscar Niemeyer, em 1907 – será comemorado, pela primeira vez de forma oficial, o Dia Nacional do Arquiteto e Urbanista.

 

A data já é celebrada há quase 10 anos pelos Conselhos de Arquitetura e Urbanismo, mas este ano entrou para o calendário oficial de comemorações do Brasil graças à aprovação da Lei nº 13.627/2018, sancionada em janeiro de 2019.

 

A campanha “Arquitetura e Urbanismo, um Direito de Todos” objetiva ressaltar a importância do trabalho do arquiteto e urbanista para a sociedade como um todo, inclusive para quem pensa em reformas e construções mais modestas.

 

Como exemplo, a campanha apresenta o condomínio Moradas da Saúde, no Rio de Janeiro, projeto do arquiteto e urbanista Demetre Anastassakis, também responsável por sua incorporação. Falecido em julho de 2019, aos 71 anos de idade, ele era um fervoroso defensor da Arquitetura e Urbanismo de interesse social.

 

O Moradas da Saúde, no bairro da Gamboa, junto ao cais do Porto do Rio de Janeiro, é um empreendimento com 150 apartamentos, de cinco tamanhos diferentes. Além dos blocos, alamedas internas e equipamentos de lazer, o condomínio se destaca por sua área verde e proporciona segurança, conforto, iluminação natural e economia para seus moradores. O condomínio foi o primeiro emprendimento do plano de revitalização  da região e pelo baixo custo de construção, sem que isso interferisse na qualidade do projeto, o Moradas  tornou-se atrativo e acessível às pessoas com menor renda, possibilitando que elas desfrutem de bem-estar perto de seus locais de trabalho.

 

Ao focar um projeto localizado no Rio de Janeiro, a campanha também antecipa as comemorações do título de “Capital Mundial da Arquitetura 2020” concedido pela UNESCO à capital fluminense. O título se deve ao fato da cidade sediar, em julho, o 27º. Congresso Internacional de Arquitetos (UIA2020RIO).  Além disso, Arquitetura e Urbanismo serão tema do enredo do carnaval da Unidos da Tijuca em 2020.

 

Na televisão aberta, a audiência total estimada a ser alcançada é de 56 milhões de telespectadores. O vídeo de 30 segundos da campanha será veiculado nos seguintes programas das TVs Record e Globo, entre os dias 13 e 15 de dezembro.

 

 

 

Spots de 30 segundos da campanha chegarão a 1.950.000  ouvintes da CBN e da Bandnews, em 40 inserções, no período de 16 a 20 de dezembro, através dos seguintes programas:

Ouça o spot:

 

 

Entre os dias 16 e 20 de dezembro, três vezes por dia, serão veiculados 95 “testemunhais” da campanha lidos por radialistas que fazem a cobertura de trânsito de várias rádios das seis principais capitais do país. Formam parte da cadeia, entre outras, as emissoras Joven Pan, Bandeirantes, CBN, Bandnews, Globo, Nova Brasil, Metrópoles e Alpha FM.  Os boletins terão uma audiência total, no período, de 16.500.000 ouvintes.

 

Entre 9 e 23 de dezembro ao menos 14 milhões de pessoas interessadas em casa, obra, reforma e construção serão alcançadas pelos “posts” da campanha publicados no Instagram e no Facebook, além de 1.300.000 pelos vídeos publicados no Youtube.

 

Banners da campanha aparecerão,  entre os dias 9 e 23 de dezembro, nos portais R7, Metrópole e  Arcoweb e Vitruvius. Estima-se 2 milhões de visualizações.

 

 

Em 9 de dezembro estreia o hotsite da campanha, dentro do site do CAU/BR (www.caubr.gov.br/todos). Ele concentra os conteúdos de toda as mídias utilizadas na campanha. Estima-se 120 mil visualizações de 9 a 23 de dezembro.

     

Em 15 de dezembro, 150 mil profissionais, colaboradores e parceiros do CAU receberão via whatsapp o vídeo de 30 segundos da campanha,  com  congratulações pelo Dia do Arquiteto e Urbanista, para compartilhar com amigos e familiares.

 

Serão produzidos também 10 mil folders para distribuição nacional. Os CAU/UFs tes também farão, durante o mês de dezembro, veiculações da campanha, em jornais, revistas e rádios regionais, além de outdoors, painéis para ônibus e cartazes. São peças que fazem parte da campanha nacional mas levam as assinaturas de cada CAU regional.

13 respostas

  1. Acho que o CAU tem que ampliar a influência da nossa categoria profissional, a exemplo do que ocorre com a OAB.
    A imprensa fala muito dos problemas das cidades, como por exemplo no programa “Cidades e Soluções” do Globo NEWS, mas raramente consulta um arquiteto e urbanista o que torna a matéria superficial.
    Tendo em vista a mercantilização do ensino superior, com um número considerável de faculdades de arquitetura de baixo nível, o CAU deveria aplicar uma prova aos formandos, e condicionar o exercício da profissão à nota obtida.
    Atenciosamente,
    Flávia Rudge Ramos

  2. Precisamos divulgar mais a Profissão, o que pode um Arquiteto realizar, ainda tem muita gente achando que só servimos para “assinar plantas” as pessoas procuram-nos para saber “quanto custa para assinar” e fazem o “desenho da casa” com o desenhista, da mesma forma ocorre com a obra, eles contratam empreiteiros e nos procuram para assinar o projeto como responsável técnico da obra e colocar uma placa, o pior é que tem colega que faz esse serviço, falta fiscalização.
    Há cerca de vinte anos eu enviei para o CREA-ES uma folha de anuncios no jornal mais lido na Grande Vitória onde alguns anuncios de “faço projeto de arquitetura por R$2,00/m² e com responsabilidade técnica R$2,50/m²”

    1. Paulo, informamos que o CAU/BR promove diversas ações objetivando a valorização da Arquitetura e do Urbanismo no Brasil, por meio de campanhas publicitárias, diálogo institucional com o Governo Federal e Congresso Nacional, eventos nacionais e agora também ações de apoio à Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social. O Código de Ética, a Tabela de Honorários, Resolução sobre Atribuições Privativas dos Arquitetos e Urbanistas e Resolução de Direitos Autorais também são ações que visam valorizar a profissão e estabelecer as regulações básicas da Arquitetura e Urbanismo.

      O CAU/BR produziu o programa de rádio Arquitetura para a Vida, transmitido três vezes por semana nas rádios CBN e Bandnews. Ouça em http://www.caubr.gov.br/vida.

      A campanha do Dia do Arquiteto foi vista por mais de 100 milhões de pessoas. É realizada anualmente em TV aberta, rádio, jornais, internet e mobiliário urbano. Saiba mais em https://bit.ly/2SlgW3F

      O CAU/BR também oferece aos arquitetos e urbanistas e aos possíveis clientes de todo o Brasil a plataforma ACHE UM ARQUITETO, com informações sobre profissionais atuantes em todo o Brasil. É possível encontrar profissionais e empresas por nome, município, estado ou número de registro. Confira em https://acheumarquiteto.caubr.gov.br/

      Informamos que divulgamos todas as semanas oportunidades de trabalho para arquitetos e urbanistas, como editais, concursos e licitações. Veja em https://bit.ly/2MvtenF

      Destacamos ainda que as ações de valorização da profissão tem ajudado o crescimento do mercado de Arquitetura e Urbanismo do Brasil. Em 2018, os profissionais registrados no CAU realizaram 5,4% mais atividades que no ano anterior.

      Destaque-se o crescimento cada vez maior das atividades ligadas à Execução de Obras: houve um crescimento de 6,3% em 2018 – o que representa 30.000 execuções de obras a mais que no ano anterior. Em 2017, esse tipo de atividade também cresceu mais que 6% – o dobro da média nacional naquele ano.

      Confira essas e muitas outras informações no Anuário de Arquitetura e Urbanismo 2019.

      https://caubr.gov.br/anuario2019/

    2. A campanha é enriquecedora, mas é necessário que haja também a orientação quanto as funções de um Arquiteto e Urbanista, que não somente presta serviço para a alta sociedade.

  3. É excelente a iniciativa do CAU. As pessoas precisam saber da importância deste profissional, que cuida de projetos urbanísticos, arquitetônicos, paisagísticos, de interiores entre outros.Esperamos mais divulgações desta natureza, pelo menos duas vezes ao ano. Talvez um trabalho com essa magnitude no fim do primeiro semestre.

    1. Oscar, em 2019 já lançamos o programa Arquitetura para a Vida, veiculado entre os dias 09 de setembro a 16 de outubro, às segundas, quartas e sextas-feiras, pelas rádios CBN e Band News em seus jornais matutinos (das 6 às 9 horas). A audiência diária, somada ambas as rádios, é de 480.242 ouvintes.

      Saiba mais em https://caubr.gov.br/vida/

  4. Faça um veiculo CAU móvel, um ônibus, aptado para promover e divulgar a profissão, distribua adesivos camisetas, apresente vídeos, Arquitur pelas cidades do Brasil cada CAU terá um, mostra de materiais, estilos, histórias, informações.

    Bem mais barato que horário nobre da globo, que também é importante.

  5. Precisamos de mais campanhas de promoção da arquitetura e urbanismo, valorização do projeto e planejamento. Parabéns ao CAU.

    1. Gabriel, em 2019 já lançamos o programa Arquitetura para a Vida, veiculado entre os dias 09 de setembro a 16 de outubro, às segundas, quartas e sextas-feiras, pelas rádios CBN e Band News em seus jornais matutinos (das 6 às 9 horas). A audiência diária, somada ambas as rádios, é de 480.242 ouvintes.

  6. Espero que seja uma campanha abrangente, não só para a “ELITE” como o CAU costuma fazer.

    1. Carlos, a campanha será veiculada em TV aberta, rádios, redes sociais e outros veículos até o dia 23 de dezembro. Ela alcançará um público estimado de 90 milhões de pessoas, computando-se apenas os investimentos em mídia nacional feitos pelo CAU/BR. Os CAU/UFs igualmente investiram em veículos de comunicação locais, o que ampliará o público alcançado.

      Informamos ainda que todas as campanhas do CAU/BR têm como objetivo alcançar a maioria da sociedade, principalmente a parcela que não costuma contratar serviços de arquitetos. Tome como exemplo a campanha de 2015, que conta a história de uma empregada doméstica e sua casa construída por arquitetos e urbanistas.

      Saiba mais em https://caubr.gov.br/vidas/

  7. Parabéns! Precisamos de uma campanha com tamanha abrangência. Será um sucesso!!

  8. Muito bem vinda essa campanha em comemoração ao dia do arquiteto e urbanista, as pessoas precisam sabem a importância do Arquiteto na projeção da qualidade de vida do ser humano e na urbanização de uma cidade.Parabéns ao Cau por essa homenagem.

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