CAU/BR

Campanha do Dia do Arquiteto será vista por 122 milhões de telespectadores

Para mostrar a toda sociedade brasileira a importância do trabalho do arquiteto e urbanista, o tema da campanha do CAU/BR comemorativa do Dia Nacional do Arquiteto e Urbanista 2017 é “cinco razões para contratar um arquiteto”: Planejamento, Segurança, Economia, Conforto e Valorização.  Além de valorizar os serviços dos arquitetos e urbanistas, a campanha busca também demonstrar que eles custam pouco e promovem economia nas reformas e construções. A escolha do tema se deu através de duas consultas públicas realizadas pelo Conselho, através de seu site, nos meses de junho e agosto.  Foram as consultas que tiveram, até agora, maior número de participantes: 435 pessoas, das quais 57 não profissionais da área.

 

Clique aqui para conhecer todas as peças e vídeos da campanha

 

Ilustrada e protagonizada pelos gêmeos Paulo e Chico Caruso, cartunistas de reconhecimento nacional,  formados em arquitetura, a campanha é composta por filmes de TV e internet, anúncios impressos e peças digitais.  Seu alcance, apenas com 17 exibições na TV Globo e na TV Record, em rede nacional, durante a semana de 15 de dezembro, será acima de 119 milhões de telespectadores. Somando-se a audiência a ser obtida em 62 exibições na TV fechada (GNT e Discovery), esse número ultrapassa 122 milhões de telespectadores.

 

A veiculação terá início dia 01 de dezembro, sexta-feira, na Internet, em revistas de bordo e no metrô de São Paulo. 

 

Post para redes sociais

 

Conheça em detalhes o plano de divulgação nacional da campanha: 

 

TV ABERTA 

  • Globo
  • 9 inserções distribuídas pelos programas Bom Dia Brasil (dias 14 e 15), Mais Você (dias 14 e 15), É de Casa, Encontro (dias 14 e 15),  Vídeo Show (dias 14 e 15) e É de Casa (dia 16)
  • Audiência total: 72.977.459 telespectadores

 

  • Record
  • 8 inserções: Hoje em Dia (dias 13, 14 e 15), Jornal da Record (dia 15) , Ribeirão do Tempo (dias 14 e 15)  e O Rico e o Lázaro (dias 14 e 15)
  • Audiência total: 46.177.914 telespectadores

 

TV FECHADA 

  • GNT
  • 49 inserções: Decora (dias 12 e 13), Santa Ajuda (12), Mais Cor Por favor! (dia 15)  e Saia Justa (dia 13), com duas exibições em cada programa, além de 39 inserções ao longo da programação na semana do Dia do Arquiteto
  • Audiência total: 2,2 milhões de telespectadores

 

DISCOVERY

  • 13 inserções: Irmãos à Obra (dias 14 e 16, quatro exibições), Deixe-a ou Ame-a (dias 10 e 14, duas vezes cada) e Primetime (dia 15, cinco vezes) 
  • Audiência total: 1,2 milhões de telespectadores

 

RÁDIOS

  • CBN
  • 8 inserções: Jornal da CBN 1ª. (dias 14 e 15), Jornal da CBN  2ª. Edição (dias 14 e 15) e CBN Brasil (dias 13, 14 e 15, sendo nesse dia duas vezes)
  • Audiência: nacional

 

  • BANDNEWS FM
  • 14 inserções faixa horária matinal
  • Audiência: SP (7 inserções) e RJ (7 inserções)

 

INTERNET

 

  • Facebook
  • Youtube
  • Instagram
  • Hotsite dentro do site do CAU/BR e dos sites dos CAU/UF
  • Portal Arcoweb 
  • Portal Piniweb 

 

REVISTAS DE BORDO

  • GOL
  • Edição dezembro (150 mil exemplares

 

  • VAMOS/LATAM
  • Edição dezembro (150 mil exemplares) 

 

JORNAIS

  • Jornal Metro
  • Distribuição gratuita
  • São Paulo (151.410 exemplares), Rio de Janeiro (71.000 exemplares), Brasília (41.863 exemplares) e Belo Horizonte (40.000 exemplares)

 

METRÔ DE SÃO PAULO

  • Linha Verde 
  • Vila Madalena/Vila Prudente, com conexão com as linhas Azul e Amarela, cobrindo toda avenida Paulista 
  • Uma composição adesivada com anúncios da campanha
  • Movimenta 1,2 milhões de pessoas por dia útil

 

NOS ESTADOS E NO DF

Além das ações nacionais do CAU/BR, os CAU/UFs também veicularam anúncios em jornais locais, mobiliário urbano, outdoor e busdoor.

 

Trem adesivado no metrô paulistano

67 respostas

  1. Parabéns a todos nós pela linda profissão que temos. Ao longo dos anos a arquitetura vai sendo incorporada na alma e vida de cada um de nós. E esta missão de divulgá-la diariamente é nossa e cada dia precisamos estar abertos para saber resolver cada momento que nos é apresentado…
    Ao longo do tempo, vamos descobrindo que nem tudo é flor, mas esses momentos nos dão forças, ânimo e vontade de prosseguir e fazer cada vez mais..afinal de contas, a arquitetura na nossa vida é o ar que respiramos, o pensamento que emitimos e as atitudes que temos…Viver arquitetura e viver da arquitetura faz de nós pessoas especiais em tudo e pra tudo…
    Precisamos estar unidos sim, para que o desânimo, o “falso”, o “ruim” não nos prejudique…nossa união é importante! Nossos eventos também!!!
    E a nossa consciência no bem do próximo e do coletivo, da comunidade e o nosso objetivo em saber projetar e tornar realidade o sonho das pessoas não pode faltar em nós.
    Que as campanhas sejam permanentes!!!
    Abs a todos,

  2. Importante iniciativa e que, a partir do acompanhamento da efetividade da mesma, o CAU avance no esclarecimento do papel social do arquiteto e urbanista.

  3. Fiquei muito feliz com a campanha, fico extremamente grata pela preocupação em mostrar a arquitetura de modo simples, acessível, sensível e profissional. Os meios e momentos escolhidos para a vinculação da mensagem irão corroborar a ideia de que a Arquitetura é para todos, todos podem se beneficiar dela e se orgulhar da escolha de contratar um Arquiteto.

  4. Parabéns já e um começo e não ficamos atrás do CREA que utiliza a rádio já faz algum tempo

  5. A Campanha é mais que necessária, precisa ser forte e ir pra cima não somente no dia do arquiteto ou no dia do urbanista.
    Outro ponto é a falta da valorização feminina, afinal somos mais da metade de profissionais neste Conselho e isso não pode passar em branco.
    Passou da hora do CAU BR dar enfase a este tema.

  6. Parabéns CAU mas em partes, pois em uma classe profissional onde mais da metade de seus profissionais são MULHERES, praticamente não a valorização feminina. O Conselho passou da hora de dar enfase a este assunto.

  7. Rsssss aeeee CAU.. só responde a críticas contrárias…. Valeu..

  8. Valu CAU. Um brinde a arquitetura de terra. . Face Lincoln Ferri Amaral arquitetura

  9. Adoro Arquiteturs, o CAU tem seus interesses políticos como nós temos.Cada um na sua personalidade e persistência. A sabedoria de nossos pensamentos já vem de longe. Seja bem vinda todo e qualwur holofotes. Setlembrado.. valeu CAU

  10. Acho louvável a intenção, mas acho que a imagem não foi muito feliz… Não mostra do que o arquiteto é capaz de verdade. Respeito os profissionais que fizeram o desenho, mas acho que a imagem passa uma visão um tanto ultrapassada da nossa profissão… E essa casinha? Preciso comentar?

  11. Nunca é tarde para começar, deste a fundação do CAU, na condição de conselheiro do CAU-PI, já esperava por uma divulgação mais significativa e abrangente a nível nacional. É bem verdade que necessita de melhorar a visão e formulação proposta da campanha, mas valeu, parabéns. Sugestões: 1. Maior frequência, não apenas no dia do Arquiteto e Urbanista dia 15 de dezembro, dia do meu aniversário. 2. A qualidade Tecnológica moderna do trabalho do profissional Arquiteto e Urbanista, outro ponto a ser destacado. 3. O respeito do profissional Arquiteto e Urbanista para com seus clientes e a sociedade de maneira geral. 4. A proposta do projeto Arquitetônico valoriza o capital do cliente e seu bem estar junto a sociedade, valorizando o ambiente a ser edificado. 5. Os prováveis prejuízos causados pela construção sem o Projeto de Arquitetura e Urbanismo. 6. Danos que causa ao cliente e a sociedade; uma edificação, sem o projeto Arquitetônico, entre outros…
    ABIMAEL FERNANDES PRAXEDES – ARQ E URB – PI

  12. O meu comentário atual não é repetitivo porque falo sobre outros assuntos atuais.

  13. Meu nome é GILBERTO REIS JORDÃO, sou Engenheiro Arquiteto, Urbanista, Advogado e Professor Universitário em Engenharia e Arquitetura ha 52 anos formado pela UFMG ( Universidade Federal de Minas Gerais), fui credenciado ao CREA/MG pór 45 anos e agora pelo CAU/MG desde sua fundação. Tenho em torno de 1880 projetos registrados e mais de 2.100.000 m2 de obras executadas de todos os tamanhos , formas e soluções.
    Concordo com o que muitos disseram a respeito da valorização do Arquiteto (Márcia Zappe Cremer, André Oliveira de Morais, Ricardo de SP) , mas discordo também daqueles que disseram a respeito da apresentação da campanha onde mostra uma arquiteta fazendo um esboço na prancheta e uma casa popular, nesta figura apresentada o que importa na realidade é o que está escrito sobre as razões de contratar um arquiteto. Digo isso por experiência própria a prancheta é onde a ideia inicial é colocada , esboçada, estudada e muitas vezes definida a solução de um projeto. O Computador e outros mecanismos os mais modernos que saíram até agora, que também uso, são para simplesmente dar um aperfeiçoamento e detalhamento nos projetos. Não sei como tem arquiteto que acha que pode achar uma solução em um computador onde não tem uma visão completa de um estudo senão partes dele para depois montar o conjunto. O Arquiteto na minha concepção e no livro que escrevi que devo publica-lo no próximo ano “EU- arquiteto – 50 anos” falo sobre o papel social do arquiteto que é sem dúvida o principal porque é para ao povo que trabalhamos , para a comunidade num todo, para cidades mais sustentáveis , mais inteligentes e com maior mobilidade e beleza. Não se esqueçam que o arquiteto não foi formado para projetar somente grandes obras, mas também fazer parte da área mais sofrida que é o povo mais humilde e como menos condições de ter sua moradia própria. Gostaria de saber a opinião dos mais novos que acham que arquitetura só é obra de arte e não uma arquitetura com o pensamento maior que é nosso Brasil um País sem estrutura e com planos habitacionais absurdos que não dão condições a ninguém de construir, a não ser os abastados e ricos. Vamos refletir melhor e fazer do nosso trabalho diário a melhor propaganda da nossa profissão assim estaremos valorizando nosso nome e nosso destino. Já recebi vários prêmios e agradecimentos por obras de cunho social como Asilos, Creches, Clínicas sem ganhar um tostão mas como participante da comunidade e região onde vivo, inclusive projetos no Brasil todo. Vamos valorizar nossa profissão não importa se na prancheta ou no computador , mas na criatividade e participação e na divulgação do nosso CAU que é o mais importante. Um abraço a todos e me coloco a disposição para qualquer assunto que queiram debater e discutir para um futuro melhor.
    O comentário em questão não é repetição de nenhum anterior, é completamente distinto do que já falei antes em outros comentários.

    1. Este meu comentário não é repetido nos termos que foi escrito. Outros comentários forma feitos em outros assuntos , favor verificar e publicar o atual.

    2. Parabéns pela percepção que tem da produção arquitetonica. Precisamos mais pessoas assim nos órgaos, CAU, IAB, etc que estão cheios de burocratas.

  14. Poderia ter sido Democrática a escolha da veiculação dessa campanha. Parece uma seção mediúnica (sem ofensa e nada contra). Não representa uma profissão que nos cobra estar constantemente atualizados. Mera opinião.

    1. Marcio, a escolha dos veículos que veiculam a campanha é feita a partir de uma análise técnica da agência de publicidade licitada pelo CAU/BR. Leva em conta números de audiência, abrangência e comparação de custos, de forma a otimizar o investimento.

  15. O CAU/BR é sempre BEM polêmico com suas escolhas de publicidade, acompanho sempre e pela primeira vez achei que não foi uma escolha acertada.
    .
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    A primeira crítica acompanha a da colega Adelaide no outro tópico do CAU/BR http://www.caubr.gov.br/cinco-razoes-para-contratar-um-arquiteto-e-urbanista/
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    “Concordo Adelaide, ainda mais se verificarmos que no censo dos arquitetos e urbanistas, realizado pelo próprio CAU/BR, temos MAIS de 60% de arquitetos e urbanistas do gênero feminino.
    Infelizmente o machismo ainda impera na nossa sociedade, vemos até pela representação dentro do conselho em que mais da metade dos conselheiros são homens.
    .
    Por que não houve ao menos uma divisão por igual dos desenhos, em que 50% dos personagens fossem representados por mulheres e 50% por homens? Não venham com a desculpa que a principal é uma personagem feminina, deveria ser a principal e ao menos mais dois desenhos com personagens femininos.
    .
    A propaganda do CAU/BR reforça a cultura machista reduzindo a mulher a um segundo plano.
    Lamentável.”
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    Segundo, quanto a necessidade da imagem dos irmãos Caruso na propaganda do Metrô de SP, sendo que a propaganda é para a profissão de arquitetura e urbanismo. Se contarmos um módulo da mídia adesivada temos quase 25% de espaço ocupados pela imagem dos desenhistas, por quê?
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    Terceiro, concordo que deve haver uma descontração na publicidade que aproxime mais o espectador do que estamos querendo divulgar, mas o estilo adotado talvez não seja o mais adequado. Realmente tenho que concordar com alguns colegas que é um traço antiquado e as representações não passam com tanta precisão as ideias que o CAU/BR gostaria.
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    Espero que o CAU/BR melhore a cada dia, veremos como uma nova gestão irá abordar a administração do Conselho.

  16. Parabéns pela iniciativa… temos muito a avançar nesse tema, pensar nos insertes mais contemporâneas, eu ainda uso o desenho a mão nos primeiros estudos, mas depois isso evolui e hoje muitos estamos migrando a ferramentas BIM.

  17. Parabéns ao CAU. Desde a época do CREA não tivemos campanhas de valorização do profissional. Os comentário que reclamam desta campanha só reforçam o conceito que os arquitetos em sua inércia de atuação profissional se mostram incapazes de pensar em alternativas para aumentar a participação no mercado. Vamos deixar de sermos reclamões e gastarmos nosso precioso tempo em ajudar uns aos outros.

  18. Também achei muito simples a imagem e bem antiga , mostrando prancheta que nem se usa mais . Acho também que as fotos dos irmãos Caruzo não acrescenta e nem vincula à imagem do Arquiteto . Eles nunca atuaram na área . A propaganda tem que ser mais dinâmica , principalmente na TV . Vídeos de \”antes e depois” da interferência do arquiteto , são muito interessantes e prendem a atenção do publico alvo que é o cliente LEIGO .

  19. É um começo. Precisamos avançar muito mais nessa pauta da informação da sociedade e valorização dos arquitetos e urbanistas.

  20. E à noite na TV, não haverá veiculação? O público alvo escolhido já tem afinidade com a arquitetura.

    1. Marcia, haverá sim veiculações à noite, no Jornal da Record e na novela O Rico e Lázaro.

  21. Sinceramente achei uma porcaria, essa imagem não valoriza a profissão, nem conscientiza ninguém, muito menos incentiva, imagem retrógrada, quem ainda desenha em prancheta???e aquela igreja que mais parece um puxadinho, uma vez por ano vcs fazem alguma coisa dai me apresentam isso?! contrataram o chico caruso??? pô ele é caro pra dedél, isso ai eu faço melhor e de graça? eu é que não posto no meu face isso, vou fazer meu próprio banner, abraço!

    1. Concordo plenamente!Nos dias de hoje apresentar uma campanha com essa imagem é péssimo! Retrógrada e com um conceito estético totalmente desvinculado da profissão, o CAU poderia ter promovido um concurso de ideias para esta campanha, com certeza gastaria menos e teria um resultado muito melhor!

    2. Concordo plenamente. Ainda bem que não passará isso a noite, em horário nobre, que é quando a maioria está assistindo TV. Francamente hein CAU… essa imagem passou muito longe de representar as 5 razões. Não acho que passe credibilidade.

    3. Concordo, daria pra falar horas em como essa propaganda é ruim, não se resumi apenas a imagem, os conceitos são os mesmos defendidos pela engenharia (a décadas), pesquisa de opinião só serve pra definir uma média de pensamento, chamem um bom publicitário e deixem ele fazer seu trabalho (quem pede respeito profissional, tem que aprender a respeitar), vincular em todas as emissoras; Oque nós somos: políticos distribuindo verba(define os melhores canais e foca os recursos lá). Milhares de exemplo de boa arquitetura em detrimento da falta dela e focamos num arquiteto debruçado na prancheta (faltou a pizza fria, como na época da faculdade).

  22. Qual é mesmo a expectativa de retorno dessa mídia? em termos de transparencia, quanto custou isso tudo? onde estão esses valores?

    1. Marcos, conforme explicado acima, a expectativa de audiência é de 122 milhões de pessoas somente na TV. No Facebook, a expectativa é de até 1,6 milhão de pessoas por dia. Também temos mobiliário urbano, rádio, revistas de bordo, etc. Os CAU/UF também farão veiculações da campanha em cada estado. Nosso objetivo é atingir toda a população economicamente ativa, de forma a conscientizar as pessoas sobre a importância e a necessidade de se contratar um arquiteto e urbanista na hora de construir ou reformar. De acordo com a Pesquisa CAU/BR Datafolha, os brasileiros valorizam os pontos destacados pela campanha: economia, planejamento, segurança, etc. Veja em http://www.caubr.gov.br/pesquisa2015. Informamos também que todos os gastos do CAU/BR são publicado mensalmente no Portal da Transparência, acesse transparencia.caubr.gov.br.br.

    2. Pensamentos assim fazem a nossa profissão estar no patamar onde está, vejo a prostituição dos meus colegas.

  23. Não somente a importância dos Arquitetos em Construções e Reformas mas principalmente nas Manutenções (Facilities) pois uma Edificação requer esta preocupação.

    P.S. Faltou este ponto a ser observado.

  24. Definitivamente, as caricaturas da campanha de valorização do arquiteto são pejorativas e estruturalmente não representam a nossa atuação. Muito pelo contrário,podem gerar críticas pejorativas e destrutivas.

    Não aceito as caricaturas: a estrutura desequilibrada, a planta baixa irracional, o dinheiro cortado, a cliente em posição desconfortável…

    Socorro! Esses desenhos não podem ser editados na campanha de valorização do arquiteto.
    Devem ser substituídos por imagens reais.

  25. Parabéns CAU pela iniciativa da divulgação, sofremos muito com a ideia de que Arquiteto, principalmente mulher, só faz projeto de interiores. Não é assim, fazemos projetos residenciais, industriais, urbanístico, hospitalares e de interiores.
    O Brasileiro precisa conhecer os arquitetos e urbanistas por outro angulo.
    Parabéns novamente ao conselho pela iniciativa.
    Vamos tentar colocar mais na mídia e mostrar ao povo que não somos profissionais só da alta sociedade, mas de qualquer pessoa inteligente que não quer gastar mais do que tem para fazer a sua obra.

  26. Muito boa a iniciativa entretanto os conselhos estaduais deveriam divulgar para todas as camadas sociais o que é a profissão Arquiteto/Urbanista pois existe uma gama enorme da sociedade que não sabe o que o Arquiteto faz. Tem que divulgar que arquitetura não é só projeto de casa como alguns pensam. Tem que divulgar sobre a importância do Arquiteto/Urbanista no desenvolvimento e bem estar da sociedade como um todo.

  27. Eu acho que nos afundamos mais nos conceitos que a Engenharia prega a anos, além disso pesquisa só mostra a opinião geral, se fosse pra seguir a opinião geral nem teríamos arquiteto, era melhor ter chamado um publicitário decente e deixar ele fazer seu trabalho, não é isso que o arquiteto quer, espaço pra fazer oque sabemos.

  28. Bom saber q nem todos gozam de sucessos …bom saber q mmo assim nos divulguem….bom saber q a mentalidade mudou…e em classes sociais mais baixas
    …bom saber que tudo sólido vem do engenheiro e vestido de Belo e confortável vemm do arquiteto….boa parceria.

  29. Iniciativa muito válida não só para valorizar a nossa classe como também para a sociedade entender a importância e necessidade de um arquiteto.

  30. Qual a razão da não veiculação em outras redes de TV, apenas nas duas piores e que tem programação apenas para os favelados dos morros cariocas e favelas de São Paulo? Porque a não veiculação no jornal O Metro de outras capitais de outros estados, qual o motivo dessa segregação? Vocês nomeiam mídias que apenas vocês assistem e esquecem o universo das outras mídias que nós assistimos ou lemos!
    Já tenho vocês entalados na garganta desde a criação do CAU!

    1. Jorge, a mídia da campanha foi elaborada pela agência de publicidade, contratada por licitação, de forma a otimizar os recursos disponíveis e atingir o maior número possível de pessoas. Destacamos que o público-alvo da campanha não são os arquitetos e urbanistas, mas a população economicamente ativa que necessita de obras de reforma ou construção.

  31. É Importante e necessário investir na valorização do arquiteto como o profissional habilitado para fazer todo e qualquer projeto de edificações e complementos para todas as pessoas, bem como o profissional habilitado para avaliar e fiscalizar obras de arquitetura.
    Contudo, fazer isso com cartum… sei não! Com todo respeito à dupla de colegas cartunistas, que sempre me divertiu muito com suas páginas na revista Projeto. Sugiro uma forma de propaganda realista, após a comemoração do dia do arquiteto.

  32. Interessante a campanha, melhor do que nada (os Carusos são arquitetos mas nunca exerceram o que não invalida sua contribuição paga ou não!).
    Colegas e não colegas.
    O Cau começou exatamente dia 31/12/2010 vai fazer 7 anos. Dia 31 próximo passado teve a terceira eleição pro CAU Nacional e regional.Calma gente! Foram anos “pendurados” no CREA. Não se muda assim tão rapidamente. Aqui no Rio de Janeiro teve 3 chapas e a que ganhou não teve maioria e vai ter “que engolir” as outras duas pois ambas fizeram 7 Conselheiros cada uma. E só vamos sair do marasmo e/ou inércia se participarmos. Vejo, leio e ouço reclamações diárias de arquitetos em todos os lugares, mas ninguém vai às reuniões que são convocados e/ou convidados. Seja do CAU, seja do IAB seja do Sindicato dos Arquitetos e outras da sociedade civil que discute arquitetura e urbanismo semanalmente. Um comentário acima alias dois chama a atenção um diz que ninguém nos conhece é uma meia verdade. A outra que a ilustração mostra um puxadinho é uma não verdade e corrobora com a primeira. Existem mais arquitetos preocupados com a arquitetura pública do que com a privada essa relegada às grandes corporações que invariavelmente chama os mesmos. Em geral os chamados Arquitetos Casa Cor que trabalham pra um nicho muito restrito e que não reflete a verdadeira função social da arquitetura e do urbanismo. A despolitização e o conhecimento da profissão até por alguns arquitetos, pasmem, é tota! Mas podemos e devemos mudar esse estado letárgico.

    1. Caro J. Lívio, sou uma das arquitetas da chapa vencedora do pleito no RJ. É claro que ganhamos porque apresentamos um programa verdadeiramente de oposição ao modo de gestão atual, que demonstrou ter bastante rejeição em todo território nacional. De fato, não ganhamos com maioria absoluta, mas pretendemos não “engolir” e sim conviver e trabalhar em harmonia com os representantes das outras duas chapas que, apesar de não terem vencido ao pleito, pelo que você está afirmando, vão se unir “contra nós”(??). Se isso de fato acontecer será uma pena. Seria uma falta de civilidade.
      Seria uma traição com os eleitores. Sairia perdendo o CAU, os arquitetos e a sociedade. Vou torcer para que isso não seja verdade.

  33. Nos países do 1º mundo, na Inglaterra, por exemplo, os Arquitetos são considerados os profissionais mais valorizados de todo o reino. Uma vez, na França, em Mont San Michel, para ser mais preciso, fui reverenciado por um cidadão inglês, engenheiro por sinal, quando lhe disse que era Arquiteto. Difícil de acreditar, mas minha esposa é prova viva deste acontecimento, fiquei muito orgulhoso de nossa profissão, mas também decepcionado quando lembrei das agruras que precisamos passar para sermos valorizados neste país.
    Onde até ANALFABETO, CRIMINOSO e CHEFE DE QUADRILHA, e até uma RETARDADA já presidiram nosso país. Realmente somos um país de M….

  34. Muito bom, fico satisfeito com a divulgação valorizando a classe como um todo e para todos.
    Desmistificar o estigma do profissional de grandes obras caras é muito importante, afinal são poucos os que conseguem grandes trabalhos. Creio que a grande maioria faz trabalhos de pequeno porte e não tão suntuosos. Nós arquitetos temos que ser mais acessíveis.
    Acho pertinente divulgar, em locais públicos e de fácil visualização, trabalhos não premiados, de baixo impacto financeiro, de solução construtiva simples e bem resolvida com apresentação gráfica acessível.
    Nosso trabalho não pode parecer uma bula de remédio, as vezes tão técnico que até os mais esclarecidos tem dificuldade de entender.
    Apoio qualquer iniciativa, e se descobrirmos que esse não é o caminho, mudamos, e mudamos, e mudamos até começar a acertar, mas certamente e infelizmente nunca agradaremos a todos. Parabéns CAU por mais esta iniciativa. Pensar e agir positivamente é sempre um caminho desejável, já acertar previamente é o improvável.

  35. Respeito os Caruso, mas a charge, enquanto imagem, realmente é meio infeliz, a tipologia utilizada, me desculpem, mas é bastante medíocre.

  36. Parabéns!!! Precisamos de mais iniciativas como essa. De alguma forma, deveríamos ter mais arquitetos atuantes na área pública e política para que decisões técnicas e, principalmente, apartidárias fossem tomadas a fim de que os graves problemas pela falta de planejamento urbano que hoje temos começassem realmente a ser solucionados. É claro que não são só os arquitetos isoladamente que deveriam atuar mais, estarem muito mais em evidência nas mídias, as necessidades são muitas e enormes e as soluções devem passar sempre pelo crivo de grupos multidisciplinares e multiprofissionais. Sucesso a Todos!

  37. Essa idea de segurança e economia, agregada a idéia de “puxadinhos”, de fato parece muito pouco pra fazer frente as campanhas promovidas pelo CREA, onde a sociedade somente estaria segura mediante a contratação de um proficional inscrito no CREA, também porque essa campanha nos afronta o ano todo, dia após dia através da CBN, sem que nada seja feito pela promaçao e proteção do arquiteto. Sim, ante as circunstâncias e o contexto das informações parece realmente muito pouco, beirando a mediocridade que, aliás, acaba mesmo associada, com puxadinhos, reformas ou reality shows, muito aquém das possibilidades do arquiteto e urbanista que o CAU deveria promover, mas não somente, acima de tudo deveria proteger, dia após dia, em favor da própria sociedade.

  38. Campanha de valorização profissional é fundamental, mas de forma permanente, durante todo o ano. Porque não se organiza uma campanha assim? Há recursos para isso !!!

  39. Também concordo com a Elaine, apesar de entender o perfil lúdico e ingênua da mídia, já passamos da hora de uma abordagem madura, agressiva, que ajude o Brasil a repensar o papel do arquiteto.
    Robledo Costa
    Curitiba-PR.

  40. Realmente precisamos urgentemente esclarecer pra sociedade o que um arquiteto faz e qual a sua função num projeto/obra.

    Pelo amor de Deus, façam uma campanha que explique que arquiteto não é decorador, nem assinador de RRT para reforma de banheiro de apartamento. A ultima campanha (impressa) do CAU que eu vi, dava a nítida impressão que arquiteto só serve para reforma e decoração. Me deu até calafrio quando vi aquilo.

  41. Concordo plenamente é preciso acabar com essa imagem que arquiteto é pra rico.

  42. Estou vendo duas cenas, na primeira uma arquiteta desenhando uma casa horrível cujo modelo está cristalizado na cabrça da maioria das pessoas e para tanto se for ver pra fazer uma dessas nem precisaria mesmo de contratar um arquiteto, até parece mais um projeto de engenheiro. Na segunda uma cliente ditando as regras e fazendo o arquiteto de desenhista. Pra mim, nenhuma nem outra mostra a verdadeira face da profissão que é a invenção.Não considero isso nem uma interpretação, mas o que se vê diretamente, mesmo.

  43. Acho que a publicidade é importante, mas a imagem colocada dá a impressão de que projetamos puxadinhos… Deveria ser mais que isso…

    1. Elaine, me desculpe mas discordo.

      É preciso remover a imagem por muito tempo que arquitetura é apenas para os mais ricos e que arquiteto só faz mansões ou museus.

      Parabéns ao CAU/BR por acertar 2 anos seguidos na divulgação seguindo essa linha.

      Agora isso podia ser feito todo mês.
      Os CAU estaduais precisam parar de fazer propaganda para os próprios arquitetos (revistas que é projeto) e começar a divulgar mais a profissão para a sociedade.

  44. Gostaria de ver veiculado a importância do profissional na cidade, nas decisões urbanas. A agenda urbana tem que acontecer neste país.

  45. Isso deveria ser feito TODOS os dias! Ninguem sabe o que faz o arquiteto e nem para que ele existe. A maioria ainda procura o engenheiro civil e ele faz projeto de arquitetura. Entao, se ele faz, para quê contratar um arquiteto?

    1. Por vezes ainda se juntam os técnicos em edificações e no final fazem projetos horríveis e quase de graça.

  46. Parabéns pela iniciativa, pois o desconhecimento sobre o papel do arquiteto e muito grande na sociedade brasileira. Árabe nico tb o Concelho pelos avanços obtidos pela profusão após sua criação, embora saiba que há muito por fazer. Na minha forma de pensar nosso pior problema é a formação profissional. Mudanças radicais nesta área são urgentes.

  47. Não é o bastante 1 vez ao ano está publicidade; pelo que se arrecada através das anuidades pagas ao Conselho CAU. Deve ser feito com maior frequência este tipo de ação publicitária, a verdade é que há uma dívida de décadas do CAU/BR no sentido de valorar a importância dos Arquitetos e Urbanistas, profissionais estes, tão necessários à sociedade brasileira e ao Brasil…

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