ARQUITETOS EM DESTAQUE

Carla Juaçaba vê na UIA2020Rio oportunidade de “atravessar fronteiras”

Reconhecida mundo afora por trabalhos que englobam sustentabilidade, tecnologia e aspectos socioculturais, a brasileira Carla Juaçaba integra o Comitê de Honra do UIA 2020 RIO, o 27º Congresso Mundial de Arquitetos, que acontece de 19 a 23 de julho do ano que vem.

Pavilhão Humanidade, construído no Forte de Copacabana para a RIO+20, em 2012 / Celso Brando

 

 

Nascida no Rio de Janeiro em 1976, Carla se formou em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Santa Úrsula. Desde 2000, atua e desenvolve pesquisas em seu próprio escritório, que está envolvido em programas culturais e projetos privados. Uma característica marcante de suas obras é a preocupação com o contexto do local onde se inserem – clima, luz, natureza e materiais disponíveis.

 

Divulgação / UIA 2020 RIO

 

 

 

 

Em 2013, na Itália, Carla venceu a primeira edição do prêmio arcVision – Mulheres e Arquitetura, que contempla anualmente profissionais internacionais da área que apresentam excelência em seus trabalhos. Ela também foi vencedora do prêmio AREA – Architecture Review Emerging Architecture, de 2018.

 

Para ela, a proposta do UIA 2020 RIO é discutir as melhores maneiras de “atravessar fronteiras”:

 

– Os limites entre arquitetura e questões sociais têm que ser atravessados. Qualquer tipo de projeto precisa levar em conta contextos e geografias específicas. Quando o Congresso se propõe a reunir pessoas de diferentes países, de diferentes áreas, é para falar de diversidade, modos de adaptação e objetivos em comum.

 

Em entrevista ao jornal O Globo, Carla Juaçaba reforçou que, para esse tipo de debate, não existem exemplos globais, mas sim soluções locais.

 

O Pavilhão da Santa Fé, capela construída para o Vaticano na Bienal de Arquitetura de Veneza de 2018, e o Pavilhão Humanidade 2012, instalado no Forte de Copacabana durante a realização da RIO+20, são dois de seus projetos mais conhecidos. Carla é autora de obras como a Casa Varanda, a Casa Santa Teresa e a Casa Rio Bonito.

 

Capela para o Vaticano na Bienal de Veneza de 2018 / Federico Cairoli

 

 

Casa Varanda / Carla Juaçaba

 

Entre os confirmados no UIA 2020 RIO e membros do Comitê de Honra, estão também Elizabeth de Portzamparc, do Brasil, Francis Kéré, de Burkina Faso, e Solano Benítez, do Paraguai.

 

 

UIA 2020 RIO 

 

Centenas de arquitetos, urbanistas e demais interessados da sociedade civil já garantiram presença no evento, que transformará o Rio no epicentro do debate sobre o futuro das cidades do mundo.

 

Se você ainda não se inscreveu, vá ao site oficial e aproveite o desconto no primeiro lote.

 

É a quarta vez que o Congresso Mundial de Arquitetos, que é trienal, acontece na América Latina, sendo a primeira no Brasil. Em 1963, Havana foi a sede; em 1968, Buenos Aires e, em 1978, a Cidade do México. Para sediar o evento em 2020, o Rio de Janeiro competiu com Paris e Melbourne.

 

O UIA 2020 RIO, que tem como tema “Todos os mundos. Um só mundo. Arquitetura 21”, é promovido pela União Internacional de Arquitetos (UIA) e conta com a organização do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), convidando especialistas e entusiastas de cidades mais dinâmicas e justas a debater soluções entre os dias 19 e 23 de julho de 2020. Antes, nos dias 17 e 18, o Rio também será pano de fundo do Fórum Mundial de Cidades Unesco-UIA, que reunirá prefeitos de ex-sedes e lideranças políticas, empresariais, culturais e da sociedade.

 

RIO CAPITAL MUNDIAL DA ARQUITETURA

 

O Rio de Janeiro é a primeira Capital Mundial da Arquitetura, título inédito concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) e pela União Internacional dos Arquitetos (UIA). Ao longo de todo o ano de 2020, a cidade sediará uma série de eventos, entre eles o 27º Congresso Mundial de Arquitetos, o Fórum Mundial de Cidades, exposições e concursos públicos. Além de mostrar para o mundo a riqueza arquitetônica do Rio, esta titulação é também uma oportunidade de reflexão sobre o futuro, de planejar o que se quer para as cidades de todo o mundo.

 

Fonte: UIA2020RIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

EVENTOS

Inscrições abertas para o Fórum Urbano Mundial

EVENTOS

World Architecture Festival (WAF) recebe inscrições com desconto até 28 de março

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Projeto brasiliense ganha destaque Internacional no Prêmio ArchDaily Edifício do Ano 2024

EVENTOS

Estão abertas as inscrições do 7º Congresso Internacional de Arquitetura da Paisagem

Pular para o conteúdo