EQUIDADE

Carta pela Equidade e Diversidade: pela superação do abismo sociorracial e sexista

 

O racismo é estrutural no Brasil porque se apresenta como base para todas as relações políticas, econômicas e sociais. Essa estrutura é fruto de uma construção histórica baseada na escravização e marginalização das pessoas, que por muito tempo não tiveram acesso a direitos básicos. Assim, a sociedade brasileira foi moldada, mesmo que por vezes inconscientemente, para encarar como normal que pessoas pretas e pessoas brancas ocupem lugares diferentes.

 

O racismo estrutural tem sido uma ideologia que opera como um dos pilares de sustentação das desigualdades, configurando-se como uma grave violência estrutural e institucional presente na sociedade. A questão étnico-racial vincula-se, então, ao próprio processo de construção desigual de nossas cidades, que reproduzem o modelo desigual e discriminatório da nossa formação societária. Os indicadores sociais – mortalidade, ensino, saúde, acesso a espaços de poder institucionais e políticas públicas, cultura e mercado de trabalho – ainda hoje, mostram que pessoas pretas se encontram em desvantagens de acesso a recursos e bens.

 

O IBGE mostra que 75% da população preta no Brasil vive em situação de pobreza (mesmo que esta seja a maior parcela da população – 54,9%), corresponde a 64% dos desempregados no Brasil e o sistema carcerário brasileiro é composto majoritariamente (66,7%) por pessoas pretas. Por isso, não tem como falar de democracia no Brasil sem que o racismo faça parte deste debate público. Devemos ter consciência desse problema e criar políticas, nos espaços de poder que ocupamos, para que o combate à desigualdade racial seja efetivado. Quando se admite a existência do racismo, cria-se automaticamente a obrigação moral de agir contra ele, pois a negação é essencial para a continuidade dessa forma de opressão.

 

O racismo institucional pode ser considerado o principal responsável pela manutenção dessas desvantagens de acesso e violações de direitos das pessoas pretas, não permitindo que se tenha a percepção real do racismo; sobretudo, porque o Brasil constituiu-se sob o mito da democracia racial. Essa modalidade de racismo se efetiva nas estruturas públicas e privadas do país, promovendo, de maneira muitas vezes velada, o tratamento diferenciado, desigual dentro das instituições, denunciando, aos que querem ver, a falha do Estado em prover o princípio da equidade aos diferentes grupos sociais.

 

Ao lado do racismo institucional existem outras modalidades de desigualdades políticas que se articulam e atuam de forma conjunta, sistêmica e estruturante com o racismo, tal como o sexismo, operando de forma entrelaçada, complexificando as questões de opressão e exploração. Por exemplo: mulheres pretas recebem, em média, menos da metade do salário de um homem branco, mesmo exercendo funções similares ou iguais; em 2019, 66,6% das mulheres que sofreram violências doméstica e sexual eram pretas. Somos o país que mais mata pessoas trans.

 

Por esse motivo, esse é um tema urgente a ser tratado no trabalho e na formação dos estudantes e profissionais da arquitetura e urbanismo. Afinal, o enfrentamento a todas as formas de discriminação e opressão tem que estar no cotidiano do exercício profissional, do ensino e formação, e não apenas ser abordado quando uma questão em torno do tema surge. É, portanto, dever dos conselhos profissionais – mais especificamente o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) – o compromisso com a superação das desigualdades sociais, com o combate a todas as formas de discriminação, opressão e exploração.

 

O contexto político e social do Brasil necessita de um posicionamento de nossa parte diante do desmonte das políticas públicas e retrocessos em relação aos direitos arduamente conquistados. É neste sentido que o CAU/BR, através da Comissão Temporária de Raça, Equidade e Diversidade – CTRED, lança a Carta pela Equidade e Diversidade. Consolidado pela CTRED, comissões e grupos temáticos que se dedicam a trabalhar estas questões dentro dos CAU/UF, a carta apresentada em 25 de maio de 2022  durante o I Seminário da Diversidade do CAU, o documento marca posição a favor da democracia e contribui para o enfrentamento de uma dívida histórica e de superação de um abismo sociorracial e sexista.

 

Um conselho que, de fato, se ocupa com o bom exercício da profissão também se preocupa com os seus profissionais criando políticas de reparação e/ou minimização de problemas estruturais direcionadas àqueles que menos possuem oportunidade de acessar e se estabelecer profissionalmente no seu campo de formação – a saber, negros, mulheres, PCDs, homossexuais e pessoas trans, entre outros; criando condições para que possam exercer a sua profissão de maneira mais justa, sob o princípio da equidade e da empatia.

 

Lembro-me, então, das palavras da ativista Angela Davis: “Precisamos nos esforçar para ‘erguer-nos enquanto subimos’. Em outras palavras, devemos subir de modo a garantir que todas as nossas irmãs, irmãos, subam conosco.”

 

Quando a profissão tenta construir uma direção social crítica, ela o faz buscando referências que permitam olhar para a realidade como um todo, em toda a sua complexidade; e, ao mesmo tempo, viabiliza o constante aprimoramento profissional, possibilitando a revisão constante dos documentos que norteiam o seu posicionamento ético-político, na tentativa de superar as marcas dos preconceitos socialmente construídos e que fazem parte da nossa formação social e política. Se a sociedade muda, é nosso dever compreender e acompanhar essas mudanças.

 

Desconstruir preconceitos exige conhecimento, reflexão e posicionamento ético-político. Porém, não é possível superar limites e barreiras se estes nem sequer são percebidos e apreendidos como tais. Daí nossa importância enquanto comissão: visibilizar a percepção do que aparentemente “não existe”, trazer à tona questões que na boca de alguns “não têm nada a ver com o exercício profissional”. Não é fácil, nem simples, muito menos rápido, mas é urgente e necessário para que possamos caminhar em direção a um profissional que esteja tão comprometido com a construção de uma sociedade mais justa, quanto com sua técnica; que entenda que a arquitetura e o urbanismo, antes de referir-se a prédios e cidades, é compromisso com a vida das pessoas em sociedade.

 

Se estivermos mais qualificados e qualificadas, daremos, no trabalho, respostas melhores. Se efetivamente internalizarmos os valores do projeto ético-político, que são emancipatórios, daremos respostas emancipatórias para “a dureza” do dia a dia — que naturaliza a desigualdade social, estimula o preconceito, desqualifica os indivíduos fora do padrão dominante — tanto no trabalho como nas outras esferas da sociabilidade (Matos, 2015, p. 685)*.

 

LEIA A CARTA PELA EQUIDADE E DIVERSIDADE

 

*MATOS, Maurílio Castro de. Considerações sobre atribuições e competências profissionais de assistentes sociais na atualidade. Serviço Social e Sociedade, São Paulo, n. 124, p. 678-698, out./dez. 2015.

Uma resposta

  1. Senhores, a presente e crescente politização em substituição do caráter eminentemente técnico de um conselho profissional me faz repensar meu registro e me motiva a terminar engenharia civil para deixar o CAU.
    Lamento que a conquista do CAU esteja sendo utilizada para interesses ideológicos aquém da profissão, do profissional e da responsabilidade TÉCNICA, pois com exceção dos itens 4 e 11 da “carta”, nenhuma das ações, na minha opinião, são cabíveis a um conselho profissional, ainda mais porque é muito, mas muito maior o assédio ao profissional de arquitetura vindo de fora dos registrados no CAU, quer seja em empresas, obras ou serviço público, e basta dar um google para se certificar disso.
    Enfim, a escolha de uns poucos, acabará com a profissão dos sonhos da maioria.
    Parabéns aos envolvidos.

Os comentários estão desabilitados.

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

EQUIDADE

CAU Brasil lança projeto “Cadernos de Políticas Afirmativas”

EQUIDADE

Comissão Temporária de Políticas Afirmativas do CAU Brasil apresenta seu relatório final de atividades

EQUIDADE DE GÊNERO

Prêmio Carmen Portinho celebra o protagonismo das mulheres arquitetas e urbanistas

EQUIDADE DE GÊNERO

31/07 – Dia da Mulher Arquiteta e Urbanista: Semana da Habitação visibilizou a potência das mulheres na valorização da arquitetura

Pular para o conteúdo