ARQUITETOS EM DESTAQUE

Casa da Arquitectura divulga vídeo com entrevistas e cenas do acervo de Lucio Costa

A Casa da Arquitectura, de Portugal, divulgou dia 21 de outubro o vídeo “Espólio de Lucio Costa na Casa da Arquitectuta” sobre o acervo de Lucio Costa, doado à instituição pela família do arquiteto e urbanista autor do projeto do Plano Piloto de acervo Brasíiia.

 

O vídeo inclui cenas com algumas ítens do acervo, conservado na totalidade pelo arquiteto e por sua família. Composto de 11 mil documentos, que estavam empilhadas em sua casa quando de seu falecimento (1998), o acervo contem preciosidades como o projeto original da capital do país, outros projetos, riscos, filmes feitos por ele, fotos, recortes de jornais, correspondências diversas (inclusive com Le Corbusier e Oscar Niemeyer” e anotações que vão dos anos 20 até o ano 90 do século XX.

 

“Lucio Costa tinha o hábito de não jogar papéis fora, e de sempre deixar qualquer observação, pensamento ou ideia escorregar pela ponta do lápis na forma de rápido registro, anotado no papel que estivesse ao alcance”, segundo o portal do Instituto Antonio Carlos Jobim, em cuja sede, no Rio de Janeiro, o arquivo se encontrava nos últimos anos, mas que, segundo a família do arquiteto,  não tinha condições de seguir com a guarda diante do alto custo dos seguros.

 

 

No vídeo, a neta Julieta Sobral afirma que foram dois os motivos que motivaram a doação para aquela instituição, sediada na cidade de Matosinhos. Um deles, a infraestrutura técnica, a reserva técnica, a qualidade dos pesquisadores ,o que permite armazenar um acervo tão grande em condições perfeitas, o que no Brasil infelizmente a gente ainda não tem”.

 

O segundo motivo é o fato da Casa da Arquitectura estar criando um importante acervo sobre a arquitetura brasileira. “O Lucio estar na Europa só contribuiu para seu pensamento tão importante possa ser difundido para além do Brasil e eu estou muito feliz”.

 

O vídeo da Casa da Arquitectura é aberto com outro audiovisual, uma entrevista de Lucio Costa em que ele afirma ter ficado admirado com o centro de Brasília, ao visitá-la anos após sua inauguração. Lucio Costa diz que tinha imaginado um cemtro de uma cidade mais contemporânea, uma cidade ideal, meio européia, com cafés nas calçadas, mas que na verdade “virou uma coisa popular, um centro de convergência da população do Plano Piloto com a população das cidades-satélites”. Em resumo, arrematou: “em vez de ficar uma cidade meio artificial, resultou uma cidade que é capital do Brasil de fato”.

 

Além da neta do arquiteto, o vídeo tem entrevista com sua filha Maria Elisa Costa, que relembra o dia em que seu pai a chamou “e explicou verbalmente como a cidade ia ser”, mostrando em primeira mão os croquis e a memória descritiva em papel ofício e o desenho em papel opaco. de Brasília.

 

No fechamento, o vídeo mostra entrevista do diretor-executivo da Casa da Arquitectura, Nuno Sampaio, em que ele diz que o espólio de Lucio Costa confere à instituição uma responsabilidade e um compromisso em ativar, tratar e promover o estudo e divulgação de uma obra imensa de um arquiteto internacional que marcou a arquitetura contemporânea”.

 

CONJUNTOS NO ACERVO

 

VER TAMBÉM:

CAU Brasil defende a criação de uma “Brasiliana da Arquitetura e Urbanismo”

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Projeto brasiliense ganha destaque Internacional no Prêmio ArchDaily Edifício do Ano 2024

PATRIMÔNIO CULTURAL

Plenário do CAU/BR define novos membros da Câmara Temática de Patrimônio, com representantes da sociedade civil

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Arquiteto Washington Fajardo vai atuar na Divisão de Habitação e Desenvolvimento Urbano do BID

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Arquitetura Modernista: New York Times indica Brasília como um dos melhores lugares para visitar 2024

Pular para o conteúdo