CAU/BR

CAU/BR aprova renovação de parcerias com organizações de arquitetos nos EUA

 

O CAU/BR vai propor ao Instituto Americano de Arquitetos (AIA, na sigla em inglês) e ao Conselho Nacional de Acreditação de Arquitetura (NAAB), dos Estados Unidos, a renovação dos acordos de cooperação em execução. A decisão foi tomada pelos conselheiros do CAU/BR durante a 89ª Reunião Plenária Ordinária do CAU/BR, realizada em Brasília nos dias 25 e 26 de abril, e tem como objetivo fortalecer a internacionalização da Arquitetura Brasileira no mundo e promover o intercâmbio de informações profissionais com os Estados Unidos e demais parceiros.

 

Um dos principais objetos da parceria entre o CAU/BR e o AIA tem sido a realização de um workshop da Equipe de Assistência ao Projeto Urbano/Regional (R/UDAT, na sigla em inglês) como evento preparatório para o Congresso Mundial da UIA em 2020 no Rio de Janeiro. O programa consiste em workshops de assistência técnica ao projeto, com arquitetos que vão até comunidades identificar problemas e potencialidades.

 

O CAU/BR também colabora com o AIA em iniciativas de compartilhamento de dados, como o Índice Global de Faturamento em Arquitetura (GABI), a Base de Dados, Pesquisas e Informações sobre Construção (BRIK) e a Comunidades do Conhecimento, uma rede social profissional na qual arquitetos se conectam e trocam experiências.

 

No ano passado, o CAU/BR participou em junho do A’18, Conferência de Arquitetura do AIA, em Nova York, representado pelo presidente Luciano Guimarães (foto acima). Na ocasião, ele foi condecorado com a medalha de Companheiro do AIA (fellow). Houve também o Fórum Internacional de Presidentes, que reúne os dirigentes de associações de arquitetos de todo o mundo. O CAU/BR esteve presente nas discussões sobre projetos na área de saúde, energia, diversidade e inclusão. Veja aqui. 

 

ACREDITAÇÃO DE CURSOS
Já a parceria com o Conselho Nacional de Acreditação de Arquitetura (NAAB) tem como objetivo aperfeiçoar o Projeto do Sistema de Acreditação de Cursos de Arquitetura e Urbanismo do CAU/BR, que terá um projeto-piloto realizado em 2019. Saiba mais aqui.

 

Ao longo de diversos encontros, que incluiu a vinda deles ao Brasil em 2014, o NAAB tem prestado um apoio constante ao desenvolvimento do projeto de acreditação do CAU/BR, especialmente no que tange à sua inserção no Acordo de Canberra. Essa adesão significaria um importante instrumento para a mobilidade profissional de nossos arquitetos e urbanistas, além de consolidar o reconhecimento da nossa importância no panorama internacional.

 

O acordo congrega instituições acreditadoras de cursos de Arquitetura e Urbanismo de vários países, buscando o reconhecimento mútuo e a equivalência de seus processos de avaliação do ensino.

 

Foto de abertura: Conselheiro do CAU/BR Fernando Márcio de Oliveira (coordenador da Comissão de Relações Internacionais), a analista técnica do CAU/BR Ana Laterza, a diretora-executiva do Comitê Nacional de Acreditação em Arquitetura dos Estados Unidos (NAAB), Helene Combs, e o presidente do CAU/BR, Luciano Guimarães. 

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CAU/BR

NOTA DE ESCLARECIMENTO

CAU/BR

CAU/BR aponta protagonismo feminino na arquitetura e urbanismo durante 98º ENIC

CAU/BR

Comissões do CAU/BR debatem temas de interesse dos arquitetos e urbanistas

CAU/BR

CAU/BR celebra uma década dos primeiros empregados públicos efetivos

Pular para o conteúdo