CATEGORIA

CAU/BR participa de Conferência de Arquitetura dos Estados Unidos

Nesta semana acontece o A’2018, Conferência de Arquitetura do Instituto Americano de Arquitetos (AIA), em Nova York. São esperados 23.000 arquitetos entre os dias 21 e 23 de junho, para palestras, debates e exposições de profissionais e indústrias do mercado dos Estados Unidos. Desde 2014, o CAU/BR possui um Memorando de Entendimento com o AIA, para o desenvolvimento de ações conjuntas. O presidente do CAU/BR, Luciano Guimarães, e o coordenador da Comissão de Relações Internacionais, conselheiro Fernando Márcio de Oliveira (SE), participarão de uma série de atividades para aproximar arquitetos dos dois países.

 

Imagem: Divulgação

 

Alguns dos temas a serem discutidos com o AIA são o avanço na organização do workshop Equipe de Assistência ao Projeto Urbano/ Regional (R/UDAT) no Brasil; o aprofundamento dos estudos sobre as iniciativas de Educação Continuada promovidas pelo AIA; e a realização de um convite para participação no Seminário Gestão Inovadora de Bairros Históricos, a ser realizado pelo CAU/BR, em São Paulo, em parceria com o CAU/SP e a Universidade Mackenzie.

 

Também haverá um encontro com os arquitetos brasileiros que atuam na cidade de Nova York. O objetivo dessa reunião será mapear as condições de acesso ao mercado dos Estados Unidos e ouvir um feedback sobre os serviços prestados pelo CAU/BR nesse processo. Muitos deles obtiveram a permissão para trabalhar nos EUA, junto ao Conselho Nacional dos Colegiados de Registro de Arquitetos (NCARB) daquele país, com apoio do CAU/BR.

 

Haverá ainda uma reunião do Fórum Internacional de Presidentes, que reúne organizações e conselhos internacionais e regionais de arquitetos, além do presidente da União Internacional dos Arquitetos (UIA) e dos presidentes das organizações norte-americanas.

 

OUTRAS INSTITUIÇÕES

 

O CAU/BR promoverá uma reunião com o Conselho Nacional de Acreditação de Arquitetura (NAAB) dos Estados Unidos, para negociar a renovação do Memorando de Entendimento firmado em 2014 entre as duas instituições e tratar do projeto de acreditação do CAU/BR, formulado com apoio do NAAB. A acreditação tem o objetivo de avaliar a qualidade dos cursos de Arquitetura e Urbanismo no Brasil.

 

Outro parceiro estratégico com quem o CAU/BR promoverá encontros é o Instituto Real de Arquitetos Britânicos (RIBA), com quem o CAU/BR também possui um Memorando de Entendimento, firmado em 2014. Nessa reunião serão debatidos a evolução do portal ‘Ache um Arquiteto’, desenvolvido com base no britânico ‘Find an Architect’; o projeto RIBA Enterprises, que desenvolve e oferta conhecimento técnico; e o sistema de acreditação de cursos do RIBA.

MAIS SOBRE: CATEGORIA

Uma resposta

  1. Muito importante este intercâmbio.
    As iniciativas podem ser replicadas no Brasil, principalmente a capacitação continua dos profissionais.

Os comentários estão desabilitados.

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

ATENDIMENTO E SERVIÇOS

Central de Atendimento do CAU/BR não funcionará na Sexta-feira Santa

ACERVOS

Seminário TOPOS:  CAU/BR e FAU/UnB promovem debate sobre a importância de acervos e arquivos de urbanismo no país 

#MulherEspecialCAU

“Arquiteta, na solidão da sua profissão, seu nome pede valorização!”, defende Tainã Dorea

Assistência Técnica

Mais médicos/Mais arquitetos: mais saúde para o Brasil (artigo de Nadia Somekh no portal do Estadão)

Pular para o conteúdo