ABNT

CAU/BR cria monitoramento das atividades da ABNT sobre à Arquitetura e Urbanismo

Para facilitar o acesso de arquitetos e urbanistas às discussões de elaboração das Normas Técnicas, a Assessoria de Relações Institucionais e Parlamentares (AIP) do CAU/BR criou a página CAU ABNT dentro do site do Portal da Transparência. Na sessão, estão reunidas todas as informações e registros de atividades da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) relacionadas à Arquitetura e Urbanismo.

 

Interface da página CAU ABNT, dentro do Portal da Transparência.

 

Por meio da página CAU ABNT, os profissionais podem consultar a agenda dos comitês técnicos; cursos de capacitação e manuais disponibilizados pela entidade, como o de elaborar normas; links de referência, como o catálogo de normas e os projetos em consulta pública; e contatos para os comitês e comissões.

 

Clique aqui e acesse a página CAU ABNT

 

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é entidade privada e sem fins lucrativos responsável por definir os padrões técnicos que devem ser seguidos no Brasil por meio do processo de normalização, ou seja, elabora Normas Brasileiras (ABNT/ NBR), documentos que fornecem regras, diretrizes ou características mínimas para atividades ou para seus resultados.

 

As normas formuladas e aplicadas pela ABNT, que é o Foro Nacional de Normalização brasileiro, são elaboradas por seus Comitês Brasileiros (ABNT/CB), Organismos de Normalização Setorial (ABNT/ONS) e Comissões de Estudo Especiais (ABNT/CEE).

 

Comitês Técnicos relacionados à Arquitetura e Urbanismo e monitorados pela CAU ABNT.

 

Os Comitês Técnicos são órgãos de coordenação, planejamento e execução das atividades de normalização técnica relacionadas com o seu âmbito de atuação. A página da ABNT do CAU/BR reúne todas as informações e registros de atividades dos comitês relacionados à Arquitetura e Urbanismo, como o Comitê Brasileiro da Construção Civil; a Comissão de Estudo Especial de Modelagem de Informação da Construção (BIM); e a Comissão de Estudo Especial de Cidades e Comunidades Sustentáveis.

 

Uma vez que uma norma é elaborada, ela vai para Consulta Nacional. A Consulta Nacional dos Projetos de Norma tem como finalidade consultar os interessados se é ou não recomendável a aprovação do projeto como Norma Brasileira. As normas em consulta relacionadas à profissão e o seu processo de elaboração, como as atas das reuniões das comissões idealizadoras, minutas e projetos, estão listadas na CAU ABNT.

Uma resposta

  1. Bom dia,
    Já comentei a respeito e reforço a necessidade do CAU/BR realizar um convênio com a ABNT para a aquisição de normas técnicas com desconto. Temos milhares de normas técnicas vigentes, muitas com preços que superam R$100,00, o que é oneroso principalmente aos profissionais em início de carreira. Se o Código de Consumidor e os órgãos públicos exigem cumprimento das normas, nada mais justo que ter este auxílio. O Confea tinha esta convênio mas foi encerrado (https://www.abntcatalogo.com.br/confea/).
    Fica a sugestão para o CAU/BR.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

Fiscalização

CAU/BR realiza I Conferência Trienal de Fiscalização nos dias 27 e 28/03 

CAU/BR

CAU/BR inaugura Galeria de Presidentes com a presença de três ex-presidentes

CAU/BR

Planetário de Brasília Luiz Cruls celebra 50 anos e passa de analógico a digital  

CAU/BR

Fiscalização como atividade fim do CAU/BR em debate no Fórum de Presidentes dos CAU/UFs

Pular para o conteúdo