ATENDIMENTO E SERVIÇOS

CAU/BR e CAU/UF debatem avanços em serviços compartilhados

 

Desde 2014, arquitetos e urbanistas brasileiros têm acesso aos mesmos serviços de registro e de atendimento em todo o território nacional, graças ao Centro de Serviços Compartilhados do CAU. O CSC-CAU faz a gestão de serviços como o Sistema de Comunicação e Informação do CAU (SICCAU), a Central de Atendimento e o Sistema de Inteligência Geográfica (IGEO), além de informações contábeis e gerenciais internas do CAU. Os custos são compartilhados entre o CAU/BR e os CAU/UF, gerando mais inovação, eficiência e economia para todo o sistema.

 

Nesta semana, presidentes, conselheiros e servidores do CAU/BR e dos CAU/UF estão reunidos em Brasília para discutir novos avanços nos serviços prestados aos arquitetos. O 4º Seminário Técnico do Centro de Serviços Compartilhados do CAU busca integrar as diferentes equipes que trabalham pelo país afora por meio do compartilhamento e atualização do conhecimento. O objetivo é construir juntos novos métodos, novas técnicas, novas formas de facilitar a rotina dos profissionais.

 

“A decisão de criar o CSC foi fundamental para que mantivéssemos a unidade federativa do CAU”, afirmou o presidente do CAU/BR, Luciano Guimarães, na abertura do evento. “Trata-se de um sistema gerido não pelo CAU/BR, mas por um conselho gestor com a participação dos CAU/UF”. O Colegiado de Governnaça do CSC tem hoje oito membros e oito suplentes. Veja aqui a composição.

 

O presidente do CAU/MS, Luís Eduardo Costa, destacou o grande valor das informações trabalhadas pelo CSC. “Com esses dados, podemos fazer a população entender melhor a importância da produção de Arquitetura e Urbanismo”, disse. O 2º vice-presidente do CAU/BR, Wilson de Andrade, lembrou que hoje diversos órgãos públicos tem buscado fazer parcerias com o CAU justamente por causa do sistema unificado de informações.

 

O 2º vice-presidente do CAU/BR, Wilson de Andrade; o presidente do CAU/BR, Luciano Guimarães; e o presidente do CAU/MS, Luís Eduardo Costa.

 

NOVAS REGRAS DE RRT, REGISTRO E FISCALIZAÇÃO
Hoje o Centro de Serviços Compartilhados conta com 25 servidores, dividos em cinco coordenadorias. Eles contam com o apoio de empresas terceirizadas por meio de licitação que executam serviços de atendimento, programação de software e manutenção de sites, por exemplo. Toda a equipe foi apresentada no evento pelo gerente do CSC, Thiago Ribeiro. Veja aqui.

 

Houve ainda a apresentação de mudanças previstas nas normas do CAU, que vão impactar os sistemas do SICCAU e o atendimento aos profissionais – sempre com o objetivo de reforçar o atendimento aos profissionais e melhorar a eficiência dos CAU/UF. O conselheiro Matozalém Santana, coordenador da Comissão Temporária de Fiscalização, falou sobre a nova proposta de resolução sobre fiscalização, elaborada após reuniões realizadas com fiscais de todo o Brasil. A proposta está em consulta pública, para receber sugestões de toda a sociedade. Participe aqui!

 

Existe também uma Comissão Temporária de Registro Profissional, coordenada pelo conselheiro do CAU/BR Humberto Cruz. Ele apresentou os trabalhos da comissão, que estão dividos entre propostas para o registro de pessoa física (profissionais) e de pessoa jurídica (empresas). A 1ª vice-presidente do CAU/BR, Lana Jubé, falou sobre as novas regras do RRT. Esse trabalho foi dividido em três etapas: criação do RRT Social (definida pela Resolução CAU/BR Nº 177); regras atuais; e mudança nas regras.

 

Equipe do CSC-CAU

 

Lana, que coordena a Comissão de Exercício Profissional do CAU/BR, ressaltou a importância de todos os arquitetos e urbanistas contribuírem com as consultas públicas, uma vez que todos esses novos normativos são abertos para sugestões antes de serem votados pelo Plenário do CAU/BR.

 

Após as apresentações, o 4º Seminário Técnico do Centro de Serviços Compartilhados do CAU promoveu três oficinas de capacitação aos servidores dos CAU/UF. Os temas das oficinas foram escolhidos por votação entre os participantes:

 

– Estruturas de Relatórios Periódicos Automatizados

– Procedimento para análise de RRT: Derivado, Atividade no Exterior e Extemporâneo Espontâneo

– Cancelamento e Anulação de RRT

 

O evento segue até o dia 23 de outubro, com apresentação de novos sistemas de informação do CSC, tais como o Sistema de Gestão Integrada (SGI), reestruturação do Sistema de Inteligência Geográfica (IGEO), Portal de Tutoriais e do Sistema Eleitoral, para as Eleições do CAU em 2020.

 

Saiba mais sobre as Eleições do CAU 2020

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CAU/BR

NOTA DE ESCLARECIMENTO

CAU/BR

CAU/BR aponta protagonismo feminino na arquitetura e urbanismo durante 98º ENIC

CAU/BR

Comissões do CAU/BR debatem temas de interesse dos arquitetos e urbanistas

EVENTOS

Patrícia Sarquis Herden é presença confirmada no 3º Fórum Mundial Niemeyer 

Pular para o conteúdo