ARQUITETURA SOCIAL

CAU/BR e CAU/SC lançam cartilha sobre Assistência Técnica em Habitação Social

 

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil, em parceria com a Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU) da Câmara dos Deputados, convida para o lançamento da cartilha “Athis-Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social”, produzida em coedição com o CAU/SC. O evento será realizado no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, no dia 06 de dezembro, às 10h.

 

Trata-se de uma reedição de publicação elaborada pelo CAU/SC, um dos resultados do Plano Estratégico para a Implementação da ATHIS no Estado de Santa Catarina, que vem sendo divulgado com sucesso em diversos municípios. A publicação, que foi vencedora da categoria Setor Público do 13º Prêmio Arquiteto e Urbanista do Ano da FNA 2018, foi desenvolvida com conteúdo produzido pela AH! Arquitetura. A cartilha foi organizada por Karla Moroso de Azevedo, Taiane Chala Beduschi, Paola Maia Fagundes e Franthesco Spautz. Os responsáveis pelo texto foram Karla Moroso de Azevedo, Taiane Chala Beduschi e Cristiano Muller; pelo projeto gráfico, Taiane Chala Bedusch; e pela revisão, Julia Mizoguchi.

 

Acesse aqui a versão PDF da cartilha produzida pelo CAU/SC.

 

De acordo com Luciano Guimarães, presidente do CAU/BR, “o objetivo dessa cartilha é chamar profissionais (arquitetos e urbanistas, engenheiros, advogados, assistentes sociais, geógrafos, biólogos, etc), das diferentes arenas de conhecimento, iniciativa privada e movimentos sociais, para incentivarem a realização de ações públicas que garantam o direito à ATHIS, apresentando possibilidades para desenvolver suas iniciativas de maneira articulada e direcionada. ”

 

“O esforço nacional dos arquitetos e urbanistas de divulgação da ATHIS foi reforçado em 2016, quando o CAU/BR deliberou pela destinação de 2% do orçamento anual para o apoio de ações voltadas para a promoção da assistência técnica pública. Antes disso, o Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB) e a FNA já haviam abraçado a ATHIS como pauta estratégica. Como resultado deste processo, em 2008 foi promulgada a Lei Federal no 11.888/2008, que assegura às famílias de baixa renda assistência técnica gratuita para o projeto e a construção de habitação de interesse social.”

 

“O CAU/BR espera igualmente que este material estimule governantes a levarem adiante o ideal de transformar a ATHIS em uma Política de Estado de maneira a sistematizar a promoção permanente de moradia digna para as populações de baixa renda. ”

 

Foram impressos nove mil exemplares da cartilha. Uma parte circulará junto com edição especial da revista Projeto, de dezembro, sobre Habitação Social, e outra será distribuída para os CAU/UFs distribuirem aos profissionais. Os sites do CAU/BR e do CAU/SC disponibilizarão versões pdf do material.

 

Leia mais sobre ATHIS aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CAU/BR

CAU/BR inaugura Galeria de Presidentes com a presença de três ex-presidentes

EVENTOS

Inscrições abertas para o Fórum Urbano Mundial

CAU/BR

Planetário de Brasília Luiz Cruls celebra 50 anos e passa de analógico a digital  

EVENTOS

World Architecture Festival (WAF) recebe inscrições com desconto até 28 de março

Pular para o conteúdo