CAU/BR

CAU/BR PRORROGA PRAZO DE VENCIMENTO DA ANUIDADE DE 2020 ATÉ 31/07

Diante do grave quadro em que se encontra o Brasil, em razão da pandemia do novo coronavírus, afetando toda sociedade, o Conselho Diretor do CAU/BR decidiu por alterar o vencimento da anuidade de 2020, estendendo o prazo para o dia 31 de julho, sem encargos e multas.

 

A decisão foi tomada em reunião extraordinária, realizada por videoconferência, no dia 20.

 

A prorrogação do prazo, válida para profissionais e empresas, abrange também quem parcelou a anuidade e quem ainda nada pagou. 

 

Os arquitetos e urbanistas devem aguardar novas informações, no decorrer dos próximos dias, sobre os procedimentos a serem adotados para emissão de novos boletos, após o ajuste necessário do SICCAU, e outros esclarecimentos.  

 

Consciente de sua responsabilidade, o Conselho Diretor permanecerá atento aos cenários futuros da saúde pública, da economia e das atividades da Arquitetura e Urbanismo no país. Novas medidas poderão ser adotadas, objetivando assegurar o atendimento à sociedade e minimizar os efeitos da crise para os profissionais e as empresas.

44 respostas

  1. Boa tarde, preciso fazer uma pergunta? Quem pagou a primeira parcela com será feito? Porque no momento estou em casa

    1. Pelo que entendi a(s) outra(s) parcelas vão ficar com a data de vencimento para o fim de julho.

  2. Bela iniciativa, porem quem pagou a vista?. Deveria isentar anuidade desse ano e quem pagou serveria para pagamento de 2021. Pois não temos serviços e a previsão não é boa.

    Obrigado

    1. Exatamente, concordo contigo. Eu sempre faço o possível para pagar a vista para garantir o desconto. Mas acho que o valor da anuidade está muito alto, e a nossa classe cada vez mais desvalorizada e sem serviço…

    2. NAO ERA NEM PRA COBRAR O MES DE JANEIRO A JUNHO PQ NINGUEM ESTA NA ATIVIDADE, E OS JUROS VAI VIR ABSURDO COMO SEMPRE, MAS O CONSELHO NAO NEM AI N ESTA INTERESSADO EM AJUDAR NINGUEM. RESUMINDO: PASSARAM A VIDA TODA RECLAMANDO TANTO DO CREA, E AGORA O CAU TA PIOR.

  3. Parabéns pela iniciativa. Muitos clientes suspenderam os trabalhos, pois também não tem como nos pagar.

  4. Boa noite, por favor, frente as atual situação em que nos encontramos, solicito os valores devidos de dividas parceladas, pessoa física e jurídica seja também adiado o pagamento das parcelas.

    grato pela atenção

  5. Parabéns pela iniciativa.
    E quanto às anuidades atrasadas que foram parceladas para profissionais que estão em débito…
    Os mesmos terão tal atenção?…

  6. Entendendo que estamos uma situação extraordinária, o correto seria reavaliar o valor atual devido, dando desconto (afinal, se não tem trabalho, não temos receita) e, para quem já pagou, garantir um crédito para o ano que vem. Quinhentos e tanto reais é um valor significativo.
    Não está fácil para ninguém bem como para o CAU. Mas seria gentil com a classe rever, inclusive, o deadline em julho. Lembrando: até as olimpíadas estão canceladas. Quer dizer: acho que dá para repensar essa dívida por mais tempo, certo CAU?

    1. Concordo com a Fernanda e demais colegas arquitetos, diante da gravíssima situação e calamidade mundial, em razão da pandemia COVID-19. E, devemos considerar que no Brasil vivemos sua fase inicial, mas infelizmente o pior está por vir, de acordo com cálculos estimativos de renomados cientistas.
      Diante do exposto, será sim, solidário o CAU reavaliar a anuidade 2020 e adotar medidas bastante necessárias. Tais como reduzir o valor, adiar prazos e parcelar este pagamento com os justos descontos.
      Obrigada!

      Desejo saúde, serenidade e discernimento pra todos nós!
      #FIQUEM EM CASA!
      #SE CUIDEM!

    2. Concordo plenamente. Nessa realidade que estamos vivendo está praticamente impossivel conseguir trabalho, acho que há tempos o valor da anuidade está um tanto quanto abusivo, cada vez subindo mais e tornando cada vez mais difícil arcar com o valor.

  7. Decisão certa tomada pelo CAU.
    Visto que em momentos de não tão gravidade como o atual, já são poucos os profissionais da Arquitetura que possuem projetos a realizar .
    Nossa profissão ainda é desvalorizada , visto não se ter maior rigor dos orgãos públicos quanto as construções irregulares .

  8. ISSO É INCRÍVEL……… JÁ TEM MAIS DE TRÊS MESES QUE ALTEREI O MEU E-MAIL, DO QUE ESTOU DESATIVANDO PARA O NOVO E O CAU CONTINUA MANDANDO MENSAGENS PARA O E-MAIL A SER DESATIVADO.

    ……… BAAAAAAAAAAAAAAAHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH !!!!!

    !!!!!!!!!!! PARABÉNS PELA DESORGANIZAÇÃO !!!!!!!!

    E PIOR NO CAMPO AQUI A BAIXO VAI MEU NOVO E-MAIL E NEM ASSIM ELES CORRIGEM.

    1. Prezado Arquiteto e Urbanista Ricardo, boa tarde.
      Pedimos desculpas pela nossa falha. Certamente estás recebendo pelo e-mail antigo, algumas informações relativas ao nosso setor de Comunicação.
      Vamos tomar as providências para que recebas as notícias pelo e-mail que está cadastrado em seu registro profissional.
      Ficamos à disposição para maiores esclarecimentos pelo e-mail [email protected].
      Atenciosamente
      Unidade de Atendimento

    2. EU JA DESISTIR, PQ É UM PÉSSIMO ATENDIMENTO, PELO TELEFONE AQUI EM SÃO LUIS, NUNCA ATENDEM. MAS NA HORA DE COBRAR COLOCA ATÉ NA DIVIDA ATIVA. NA HORA DA RENEGOCIAÇÃO NESSA HORA ATENDEM BEM.

  9. gostaria de saber se vai haver algum adiamento para quem renegociou as anuidades de 2018/2019? Grata.

  10. Foi uma decisão bem vinda neste momento! Principalmente para os iniciantes no campo, que nem sequer tem renda ainda.

  11. ACREDITO QUE O CAU DEVERIA MANTER ESSA ANUIDADE EM 12X SEMPRE, PRA TER RECEITA EM TODOS OS MESES E PARA FICAR MELHOR DE NÓS PAGARMOS! NO MAIS, FOI BOM RECONHECER ESSE MOMENTO, MAS AS PARCELAS AINDA FICAM ALTAS EM POUCO TEMPO, QUANDO SOMAM AOS REGISTROS ISSO VAI PESANDO, FICA A SUGESTÃO.E POR FAVOR LUTEM PRA INCLUIR OS ARQUITETOS NA PROFISSÃO QUE RECEBE O CORONAVOUCHER, PQ MUITOS DE NÓS ESTAMOS NO SUFUCO. E AS PESSOAS ACREDITAM QUE SOMOS PROFISSIONAIS DE LUXO, E ISSO NÃO É VERDADE, PRECISA SER DESCONSTRUÍDO.

    1. Emilia, realmente esse seu pleito é uma utopia. Aqui eles só querem saber de arrecadar, pois antes eles não dividiam o bolo($). E o nosso caro colega Carlos, tem toda razão, esse CAU é uma vergonha!!

  12. Sempre paguei a anuidade em janeiro, nunca atrasei…mas esse ano não está fácil, tinha alguns orçamentos, e os clientes protelaram, e estou muito preocupada, não saberemos até quando durará essa pandemia, e enquanto isso, não conseguimos trabalhar…Muito obrigada por prorrogarem o pagamento….a iniciativa merece meu respeito.

  13. Boa tarde, segundo suas informações “Os arquitetos e urbanistas devem aguardar novas informações, no decorrer dos próximos dias, sobre os procedimentos a serem adotados para emissão de novos boletos, após o ajuste necessário do SICCAU, e outros esclarecimentos.”, essa postagem é de 23/03/2020!!! E até o momento acredito eu, que muitas anuidades, sejam ela parceladas, já estão vencidas. Como se deve proceder uma vez que não houve prorrogação propriamente efetuada, apenas intenção. Agradeço se esta intenção realmente seja concretizada e nos seja autorizada a emissão dos boletos restantes com prazo prorrogado. Em 14/04/2020.

  14. Ola. Por favor me informem um telefone que aceite chamada de celular? Das três parcelas cheguei a pagar uma, quer ver como emitir os dois outros boletos para junho e julho. Obrigada

  15. Bom dia

    Meu nome é Antonio Henrique, sou Arquiteto em Itapira – SP, gostaria de saber como faço para fazer uma renegociação referente à anuidade deste ano, devido à Pandemia não estamos conseguindo manter nossas contas.
    Obrigado!

  16. Bom dia! No meu caso está dizendo que até 31 de maio que pago sem nenhum encargo, nesse caso como faço pra pagar até julho como foi prorrogado?

  17. Bom dia,
    O CAU deveria dá mais informações pô aqui ao invés de nos encaminhar ao site de esclarecimentos!!

  18. Gostaria de saber quando poderão ser gerados os boletos com os novos vencimentos, a partir do dia 31/07? Porque no siccau os boletos ainda estão com vencimento para 01/06, 30/06, 31/07.

  19. O CREA prorrogou o prazo para pagamento das anuidades para setembro tendo em vista a atual situação econômica do país e reflexos em todas as áreas profissionais. Os dirigentes do CAU poderiam se sensibilizar com o momento e procrastinar um pouco mais as datas para acerto das anuidades.

  20. Acho este prazo um desrespeito para o profissional de arquitetura. Estamos vivendo ainda um cenário complicado devido a pandemia e ter que pagar uma anuidade de valor alto e sem ter perspectivas de renda pelo menos até setembro é um risco. O CAU deveria analisar melhor a perspectiva de boa parte da nossa classe e trazer opções condizentes com o cenário atual!

  21. Sinceramente fico sem entender e tentando compreender para que serve o CAU? É lamentável que fico a tarde toda ligando para o CAU, tentando obter uma informação e olha o tratamento que vocês dão ao profissional em Arquitetura, isso para mim é um desserviço!! fico realmente indignado, constrangido, decepcionado e agora a quem recorrer? Cobrar todo mundo sabe, a anuidade 2021 já está no SICAU, caso eu venha fazer algo errado dentro da minha profissão o CAU vem rapinho atrás de mim. E porque uma informação para fazer as coisas dentro do lado correto, não consigo entrar em contato com o CAU? Muita das vezes a falta de informação por parte do CAU deixa o profissional tão chateado que ele muita das vezes é obrigado a fazer serviços fora da burocracia. Eu acredito que o CREA seja bem mais organizado.

    1. Raimundo, informamos que a autorregulação profissional acontece em todo mundo, com organizações e ordens de arquitetos como o Instituto Americano de Architetos (AIA), o Instituto Real de Architetos Britânicos (RIBA) e a Sociedade de Arquitetos da China fazendo o registro e a fiscalização da profissão. No Brasil, o exercício da Arquitetura e Urbanismo é regulamentado pela Lei 12.378/2010.

      O CAU/BR e os CAU/UF existem desde 2011, tendo criado o SICCAU, Tabela de Honorários, Código de Ética, Resolução sobre Direitos Autorais, Site Ache um Arquiteto, desenvolveu campanhas nacionais de valorização profissional e têm lutado no Congresso Nacional pelo planejamento correto de nossas cidades, entre outras ações. O CAU/BR promove ainda diversas ações objetivando a valorização da Arquitetura e do Urbanismo no Brasil, por meio de campanhas publicitárias, diálogo institucional com o Governo Federal e Congresso Nacional, eventos nacionais e agora também ações de apoio à Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social.

      Os CAU/UF realizam ainda ações de fiscalização, de apoio às prefeituras e orientação dos profissionais recém-formados. Existem ainda uma série de benefícios, como desconto em softwares BIM e financiamento de projetos. Você pode conferir todos em https://transparencia.caubr.gov.br/parcerias/

      Os valores da Anuidade e do RRT são definidos pela Lei 12.378/2010, que regula o exercício da Arquitetura e Urbanismo no Brasil. Veja em https://bit.ly/2ADbSBd

      Lembramos que o CAU é de todos os arquitetos e urbanistas. Caso tenha alguma dúvida, por favor entre em contato com a nossa Central de Atendimento:

      Chat: https://caubr.gov.br/atendimento
      Telefones: 0800-883-0113 e 4007-2613

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CAU/BR

CAU/BR inaugura Galeria de Presidentes com a presença de três ex-presidentes

CAU/BR

Planetário de Brasília Luiz Cruls celebra 50 anos e passa de analógico a digital  

CAU/BR

Fiscalização como atividade fim do CAU/BR em debate no Fórum de Presidentes dos CAU/UFs

CAU/BR

Cebraspe divulga resultado final do concurso CAU/BR

Pular para o conteúdo