CAU/BR

CAU/BR se posiciona quanto a PL que proíbe contratação de obras e serviços por pregão

O presidente Luciano Guimarães encaminhou ao Deputado Lucas Vergilio (Solidariedade) o ofício 156/2019 para manifestar o posicionamento favorável do CAU/BR quanto ao Projeto de Lei nº. 6.151, de 2016. O PL, relatado pelo Deputado Lucas Vergilio, dispõe sobre a proibição da contratação de obras e serviços de engenharia pela modalidade pregão.

 

O projeto menciona a autora da proposição, a Deputada Flávia Morais (PDT), que afirma que “não é possível vislumbrar hipóteses de enquadramento no conceito de serviço ‘comum’ de serviço de engenharia de maneira geral”.

 

O CAU/BR tem se debruçado sobre a revisão e regulamentação da Lei de Licitações e Contratos da Administração Pública junto dos Poderes Executivo e Legislativo desde o início das atividades do Conselho, em 2012.

 

Em fevereiro de 2019, o CAU/BR em conjunto com o Conselho de Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA) além de 35 sindicatos, federações e entidades do setor posicionaram perante à Secretaria de Gestão do Ministério da Economia, contra a continuidade do uso do pregão na contratação de serviços de Arquitetura, Urbanismo e Engenharia. O posicionamento ocorreu durante uma consulta proposta pelo Ministério para regulamentar as regras do Decreto nº. 5.450, de 2005, que “Regulamenta o pregão, na forma eletrônica, para aquisição de bens e serviços comuns”.

 

No Congresso Nacional, no entanto, no âmbito do projeto da nova Lei de Licitações na Câmara dos Deputados, a emenda sugerida pelo CAU/BR, que veda o uso de pregão “para as contratações de serviços técnicos especializados de natureza predominantemente intelectual e de obras e de serviços de engenharia e arquitetura”, foi acatada.

 

Junto ao ofício, foi encaminhado à Câmara dos Deputados matérias publicadas no site do CAU/BR acerca da atuação desse Conselho no âmbito da temática do PL nº. 6.151, de 2016.

 

Clique aqui e confira o ofício completo.

Uma resposta

  1. UMA HISTÓRIA REAL PARA PENSARMOS O QUE FAZER
    Uma empresa estatal quer fazer um trabalho de elaboração de anteprojeto para uma determinada obra de 600 m2 que precisa ser realizada para que o contrato posterior de execução da obra teria o desenvolvimento do projeto executivo sob controle da empresa estatal e da contratada.
    A lei das licitações permite a dispensa da licitação para esse serviço se ele for igual ou menor a 33 mil reais. Calculando o serviço pela tabela do CAU BR esse serviço, com CUB baixo ficaria em 27 mil reais e com o CUB alto em 42 mil.
    Acontece que a nova lei das estatais aprovada pelo Temer diz que não pode dispensar sem fazer uma cotação de preços e assim, a velha licitação de dispensa vira um canibalismo de preços pelo famoso PREGÃO
    Ou seja, um serviço de arquitetura no pregão sofre com a falta de discussão de qualidade
    O pregão abre e a empresa A cota 42 mil. A empresa B cota 27 mil. Esse pregão dura uma semana
    No ultimo dia começa o canibalismo. O mercado com poucos serviços e o pregão dá uma guinada e aparecem mais 3 empresas e leva o preço para 17 depois para 15 depois para 12 e acaba com 10 mil.
    A NF custa 25%. O contrato cai para 7.5 mil.
    Os profissionais arquitetos descumprem a tabela, abaixam exageradamente para desesperadamente pegarem o contrato
    MORAL DA HISTÓRIA
    O serviço vai ser mal feito, a estatal vai contratar serviços ruins por conta da norma do Pregão existir para serviços de arquitetura
    Isso precisa ser denunciado. Para que se tomem as providências

Os comentários estão desabilitados.

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CAU/BR

NOTA DE ESCLARECIMENTO

CAU/BR

CAU/BR aponta protagonismo feminino na arquitetura e urbanismo durante 98º ENIC

CAU/BR

Comissões do CAU/BR debatem temas de interesse dos arquitetos e urbanistas

CAU/BR

CAU/BR celebra uma década dos primeiros empregados públicos efetivos

Pular para o conteúdo