CAU/BR

CAU/BR vai produzir material sobre Educação Urbanística para escolas

 

 

A Comissão de Política Urbana e Ambiental (CPUA) do CAU/BR vai produzir materiais paradidáticos em Arquitetura e Urbanismo para uso no Ensino Fundamental. O objetivo do projeto, promovido em parceria com a Pistache Editoral, é levar a discussão urbanística para as escolas, para contribuir com a construção de cidades melhores no futuro. A ideia é desenvolver o olhar crítico dos alunos para o meio urbano, para que os estudantes compreendam a cidade como um espaço com diversas camadas históricas.

 

O material sobre urbanismo para públicos não-especializados será idealizado refletindo a importância de se pensar o espaço urbano como um lugar de debate e de interação social, a partir da ideia que a cidade pode ser cenário para diferentes disciplinas escolares.

 

A  primeira etapa se iniciou com a realização de pesquisas com professores do Ensino Fundamental e coordenadores pedagógicos aos cuidados da Pistache Editorial. Os arquitetos e urbanistas que desejarem colaborar com a iniciativa estão convidados a repassar a informação para algum conhecido professor ou coordenador desse público-alvo. O link é esse: https://www.pistacheeditorial.com.br/questionario

 

O objetivo da pesquisa é entender como conceitos relacionados à dinâmica das cidades são abordados hoje nas escolas e como aplicá-los com mais eficiência; e quais são os métodos mais eficientes de fazer esse material sobre urbanismo chegar aos professores para, posteriormente, ser transmitido em sala de aula.

 

Comissão de Política Urbana e Ambiental do CAU/BR: Nikson Dias de Oliveira (RR), Wilson Fernando Vargas de Andrade (MT). Em baixo: Maria Eliana Jubé Ribeiro (GO), Joselia da Silva Alves (AC) e Patricia Silva Luz de Macedo (RN)

 

Aguarde mais novidades em breve!

 

Foto: Projeto “Arquitetura para Crianças”, realizado na Galícia, Espanha. 

16 respostas

  1. Olá, gostei muito de saber da notícia. Fantástica! Sou professora, formada em História e atuante na área. Paralelo à essa profissão, também sou Arquiteta e Urbanista, recém formada. Desenvolvi meu trabalho de conclusão de curso com temática também voltada a inserção da Arquitetura no ensino, em educação patrimonial, com foco à preservação do patrimônio e suas contribuições arquitetônicas. Fiquei muito feliz em saber da notícia.

    1. O conteúdo do material a ser utilizado será produzido pelo CAU ou pela Pistache Editorial?

  2. parabéns pela iniciativa, extremamente necessária não somente para cidade melhores, mas uma sociedade melhor, um impulsionador do processo

  3. Adorei esse projeto e me coloco a disposição para participação. Sou arquiteta urbanista com especialização em Mobilidade Urbana pela PUC/RJ, com primeira formação em Educação Artística.

    Como faço?

  4. Ótima iniciativa,
    Como fazer para acompanhar e se for necessário, contribuir para o desenvolvimento e inserção do projeto?
    At.

    Lilian

    1. Lilian, acompanhe nosso site para ver as novidades. Por enquanto, pedimos aos arquitetos e urbanistas que compartilhem a pesquisa co professores de escolas.

  5. Esse material está sendo elaborado na sede em Brasília? Gostaria de saber quem compõe a equipe desse projeto.

  6. Excelente iniciativa, cultura e civilização!
    Temos que replicar, Brasil a fora…
    Já acontece em Curitiba!
    Parabéns a todos…

  7. Núcleos Urbanos de esperança, para auxiliar e fortalecer grupos de escolas públicas e privadas para não haver distâncias entre estas populações.

  8. Olá estou finalizando meu mestrado com o tema – A EDUCAÇÃO INTEGRAL E O ESPAÇO ESCOLAR TRADICIONAL: UM ENCONTRO POSSÍVEL ENTRE O TERRITÓRIO EDUCATIVO E A COMUNIDADE, que bom ler essa notícia do CAU, parabéns. Se eu puder contribuir estou a disposição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CIDADES

Iniciadas Convocações para a 6ª Conferência Nacional das Cidades

CAU/BR

CAU/BR inaugura Galeria de Presidentes com a presença de três ex-presidentes

CAU/BR

Planetário de Brasília Luiz Cruls celebra 50 anos e passa de analógico a digital  

CAU/BR

Fiscalização como atividade fim do CAU/BR em debate no Fórum de Presidentes dos CAU/UFs

Pular para o conteúdo