CPP

CAU Brasil aprova deliberações para estabelecer alianças internacionais

Três deliberações aprovadas durante a 125ª Plenária Ordinária do CAU Brasil tratam de alianças com instituições internacionais para o desenvolvimento de atividades de interesse comum, ações e campanhas convergentes. As matérias permitem a renovação de termos estabelecidos com a Ordem dos Arquitectos de Portugal (OA-PT), o Conselho Superior dos Colégios de Arquitetos da Espanha (CSCAE) e o Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS).  A 125ª Plenária Ordinária ocorreu nos dias 23 e 24 de junho, na sede, em Brasília. A reunião foi conduzida pela 1ª Vice-Presidente, Daniela Pareja Garcia Sarmento, em substituição à presidente Nadia Somekh, que participa de missão internacional pelo CAU Brasil.

 

As três deliberações foram propostas pela Comissão de Relações Internacionais (CRI). A renovação do Memorando de Entendimento com a Ordem dos Arquitectos de Portugal prevê a composição de uma Comissão Técnica de Harmonização das Condições de Inscrição e Registro para tratar da mobilidade dos profissionais entre os dois países. O coordenador da comissão, conselheiro Jeferson Navolar (PR) lembrou que a aprovação da matéria retoma um diálogo interrompido com a instituição portuguesa há dois anos e que valoriza os profissionais de arquitetura brasileiros perante a comunidade europeia. 

 

A aproximação Brasil-Portugal também foi reforçada durante a 24ª Reunião do Conselho Internacional de Arquitectos de Língua Potuguesa (CIALP) em maio. Realizado em Luanda (AO), o encontro é um espaço que congrega representantes de Portugal, Brasil, Angola, Cabo-Verde, Guiné-Bissau e de Moçambique, além das regiões de Goa (na Índia) e Macau (na China),  e contou com a participação do CAU Brasil, através dos conselheiros Humberto Mauro (AP) e Claudia Salles (CE).

 

Em julho, a “Mobilidade Profissional Internacional” será tema do II Fórum Internacional de Conselhos, Ordens e Entidades de Arquitetura e Urbanismo do CAU/BR promovido pelo CAU Brasil nos dias 21 e 23 de julho. O evento ocorre na sede da Embaixada de Portugal em Brasília. Saiba mais

 

O coordenador da Comissão de Relações Institucionais (CRI), conselheiro Jeferson Navolar

 

A renovação do Acordo de Cooperação com o CSCAE ratifica o termo assinado simbolicamente, em maio, pela comitiva do CAU Brasil na Espanha, que contou com a participação do coordenador Jeferson Navolar, da conselheira Ana Cristina Barreiros e do Assessor da Presidência, Antonio Couto Nunes. O acordo fomenta o trabalho conjunto das duas organizações em questões de interesse comum para o exercício da profissão, defesa e difusão da Arquitetura e Urbanismo. 

 

1ª vice-presidente Daniela Sarmento conduziu a plenária do mês de junho

 

A vice-presidente Daniela Sarmento parabenizou as missões internacionais realizadas pelo CAU Brasil. “O empenho desta caravana possibilitou estes encaminhamentos que estruturam o planejamento que fizemos para o CAU”, afirmou.

 

A terceira deliberação aprovada pela plenária foi a renovação do Memorando de Entendimento com o Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS). firmado em 2017 pelo então presidente Haroldo Pinheiro para permitir o alinhamento de ações e campanhas convergentes entre o CAU Brasil e a ONU. Desde então, o CAU Brasil e a agência aproximaram debates sobre temas como boas práticas nas contratações de obras públicas e composição de custos para obras e serviços de restauro. Também desenvolveram ações conjuntas como o concurso de fotografia “Construindo Vidas Melhores” e o ciclo de debates “As mulheres na Arquitetura e a Produção da Cidade Inclusiva”. Saiba mais

 

A partir da renovação, o acordo se estabelece por mais dois anos. A minuta acompanha um plano de trabalho preliminar que prevê ações para a divulgação de oportunidades de trabalho, disseminação de boas práticas para a promoção da igualdade de gênero, diversidade e inclusão social e intercâmbio de experiências e conhecimentos e promoção do posicionamento institucional.

 

AGENDA NA FRANÇA E ESTADOS UNIDOS 

 

De Chicago, a presidente Nadia Somekh fez uma saudação aos colegas durante a 125ª Plenária e ofereceu informes sobre os compromissos de representação que vem cumprindo na Europa e nos Estados Unidos. No dia 13 de junho, em Paris/FR, reuniu-se com o presidente da União Internacional de Arquitetos (UIA), José Luis Cortés, e com a presidente do Conselho Nacional da Ordem dos Arquitetos da França (OA), Christine Leconte. Também representou os profissionais da arquitetura do Brasil em encontro com representantes do Instituto Americano de Arquitetos (American Institute of Architects -AIA) e da National Council of Architectural Registration Boards (NCARB) para tratar da mobilidade que permita a atuação profissional brasileira nos Estados Unidos. 

 

“Foi muito produtiva a possibilidade de construir um compromisso que permita aos arquitetos brasileiros trabalharem nos Estados Unidos”, relatou. Segundo a presidente, um dos desafios para a atuação profissional dos arquitetos no país norte-americano é o modelo de registro por estado. “Vamos trabalhar na perspectiva de construir um compromisso genérico”, explicou Nadia. No sábado, 25, a presidente participa de reunião com arquitetas e arquitetas brasileiros residentes no país. Ainda durante a semana, a presidente cumpriu agenda com o Royal Institute of British Architects (RIBA).

 

A plenária iniciou com os informes das coordenações das comissões. O CAU/BR conta com nove comissões permanentes – cinco ordinárias, três especiais e uma Comissão Eleitoral Nacional. Atualmente, também estão em atividade duas comissões temporárias.  Fizeram manifestações os coordenadores das Comissões de Ética e Disciplina (CED), Fabricio Lopes Santos (AM); Organização e Administração (COA), Ednezer Rodrigues Flores (RS); Ensino e Formação (CEF), Valter Caldana; Relações Institucionais (CRI), Jeferson Navolar; e de Política Profissional (CPP), Ana Cristina Barreiros (RO). Entre os temas em destaque, as missões internacionais, o encontro preparatório para o Seminário Nacional da CEF, realizado em São Paulo no mês de maio; o Seminário de Patrimônio Nacional de Patrimônio, previsto para os dias 13, 14 e 15 de julho em Ouro Preto; e o Edital de ATHIS 2022. A ampla participação dos arquitetos e urbanistas na Pesquisa Nacional sobre Digitalização, promovida pelo BIM Fórum, também ganhou projeção. “Tivemos 5.600 participações, o que demonstra o interesse dos nossos profissionais neste tema”, afirmou a conselheira Ana Cristina Barreiros, que participou remotamente da reunião. Também houve espaço para a manifestação do Colegiado de Entidades de Arquitetura e Urbanismo (CEAU). A coordenadora do CEAU e presidente da Federação Nacional dos Arquitetos (FNA), Eleonora Mascia, trouxe informes da agenda do Maio da Arquitetura que concentrou a programação em São Paulo, com destaque para o Ato Público da Carta aos Candidatos nas Eleições 2022. Eleonora atualizou o coletivo sobre temas de interesse dos profissionais da arquitetura e urbanismo que vem sendo tratados pelo CEAU. 

 

Conselheiro Matozalém Sousa Santana, coordenador da Comissão Eleitoral Nacional

 

No segundo dia, a Plenária Ordinária deu início à discussão do Projeto de Deliberação que aprova alterações à Resolução CAU/BR nº 179/2019, que trata do Regulamento Eleitoral para as Eleições de Conselheiros Titulares e respectivos Suplentes de Conselheiro do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) e dos Conselhos de Arquitetura e Urbanismo dos Estados e do Distrito Federal (CAU/UF). A pauta foi conduzida pelo coordenador da Comissão Eleitoral Nacional (CEN-CAU Brasil), conselheiro Matozalém Sousa Santana (TO) e deve prosseguir em plenária extraordinária, marcada para o dia 8 de julho.

 

Confira a pauta completa da 125ª Plenária Ordinária

MAIS SOBRE: CPP CPUA ELEITORAL

Uma resposta

  1. Uqer dize que a partir de agora nós arquitetos brasileiros poderemos atuar como arquitetos em Portugal e na Espanha sem a necessidade de revalidação diploma?

Os comentários estão desabilitados.

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CPUA

CAU Brasil indica inclusão do CAU Educa no conteúdo do Programa Escola em Tempo Integral

CPUA

Encontro em Manaus aponta Políticas Urbanas e Ambientais a partir do território amazônico

CPUA

CADERNO CAU EDUCA SERÁ LANÇADO NO DIA DO ARQUITETO E URBANISTA 2022

Assistência Técnica

Programação do CAU Brasil na Trienal de Arquitetura e Urbanismo no RS

Pular para o conteúdo