ATHIS

CAU Brasil discute capacitação em ATHIS com Ministério do Desenvolvimento

A presidente do CAU Brasil, Nádia Somekh, esteve no dia 01/07 na Secretaria Nacional de Habitação para tratar da cooperação entre o CAU e o Ministério do Desenvolvimento Regional,  iniciado em 2020 e que foi recentemente aditado em mais um ano pelo Plenário do Conselho. Mantendo o uso de máscaras e limite de participantes presenciais, a Presidente reiterou o posicionamento do CAU em prol da moradia digna, reforçou a importância do acordo realizado, que também conta com a participação dos engenheiros através do CONFEA e que o propósito de Capacitação para Melhorias Habitacionais, previsto no plano de trabalho do acordo, deve ser o foco das ações.

 

A presidente reforçou ainda que o CAU está bastante ativo com a campanha “Mais Arquitetos”, divulgando o direito à habitação para o público que mais precisa, e mobilizando a categoria para atuar com o tema. A Diretora de Urbanização, Alessandra D’Avila Vieira aproveitou para reforçar o propósito conjunto e informou que a Capacitação em regularização fundiária já está sendo concluída e que em breve estará disponível no Portal Capacidades.

 

Na oportunidade, estiveram presentes a Chefe de Gabinete, Cristiane Benedetto e a Assessora Institucional Parlamentar, Luciana Rubino, pelo CAU além da equipe que acompanhou remotamente, pela SNH, a Coordenadora-Geral de Regularização Fundiária Urbana, Mirna Quinderé Belmino Chaves e a Coordenadora-Geral de Melhoria Habitacional, Monique Toledo Salgado, e pelo CAU, o Assessor Especial da Presidência, Antonio Couto Nunes.

 

No dia seguinte, em mais uma atividade relativa ao Acordo de Cooperação Técnica CAU/CONFEA/MDR, foi realizada uma reunião de alinhamento entre os partícipes, na qual a equipe da SNH apresentou de forma detalhada as regras do programa de Melhoria Habitacional e de Regularização fundiária, como será operacionalizado.

 

 

Segundo a Coordenadora geral de Melhoria Habitacional, mais de mil prefeituras já se cadastraram na SNH para participar do programa, que aguarda liberação de verbas para iniciar a contratação das ações. Uma próxima reunião será realizada nas próximas semanas para alinhar o cronograma e o plano de ações.

 

A expectativa é de realização capacitação em Melhorias Habitacionais para primeiro semestre de 2022. A reunião do dia 02/07 foi realizada de modo 100% remoto, com participação virtual dos membros da SNH já citados, representantes da Comissão Temática de Engenharia Pública (CTEP) do CONFEA e os conselheiros do CAU Brasil, Josélia Alves e Alice Rosas, da Comissão especial de Política Urbana e Ambiental (CPUA-CAU/BR) e Eduardo Fajardo e Gilcinéia Barbosa, da Comissão especial de Política Profissional (CPP-CAU/BR).

MAIS SOBRE: ATHIS

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

ATHIS

UFSC oferta curso gratuito em Assistência Técnica de Habitação de Interesse Social

ATHIS

15 anos da Lei de Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (ATHIS)

ATHIS

CAU Brasil colabora com projeto de melhorias habitacionais do Ministério das Cidades

ATHIS

IPEA divulga chamada pública com bolsas de pesquisa em ATHIS de Patrimônio

Pular para o conteúdo