EVENTOS

CAU Brasil discute registro temporário de arquitetos e urbanistas nos Estados Unidos

 

Com objetivo de abrir novos mercados para arquitetos e urbanistas brasileiros no mundo, o CAU Brasil participou de uma reunião sobre mobilidade profissional promovida pelo National Council of Architectural Registration Board (NCARB), órgão que cuida do registro de arquitetos nos Estados Unidos. Objetivo foi tratar das regras que possibilitem profissionais de outros países trabalharem nos EUA.

 

O National Council of Architectural Registration Board é formado pelos órgãos de registro de arquitetos e urbanistas dos 50 estados e 4 territórios dos Estados Unidos. O conselho nacional é responsável por um programa único de certificação de profissionais, além de monitorar e oferecer suporte ao registro de arquitetos nos EUA. Desde 2015, o CAU Brasil e o NCARB têm um acordo de cooperação para a troca de informações sobre a regulação do exercício profissional.

 

Participaram da reunião representantes da Austrália, Brasil, Canadá, Índia, Japão, México, Nova Zelândia, Reino Unido, Singapura e da União Europeia (UE). “Foi a primeira mesa-redonda que o NCARB abriu para tratar da regulamentação dos registros temporários de mobilidade profissional”, afirmou o conselheiro do CAU Brasil José Gerardo da Fonseca Soares (PI), da Comissão de Relações Institucionais (CRI). Ele e a assessora da Presidência Ana Laterza participaram do evento de forma remota.

 

Conselheiro do CAU Brasil José Gerardo da Fonseca Soares (PI), da Comissão de Relações Institucionais (CRI)

 

O CAU Brasil apresentou sua experiência com o registro temporário de arquitetos estrangeiros. Esse registro possui validade limitada à duração do contrato e requer o acompanhamento de um profissional ou empresa residente no Brasil.Como nos Estados Unidos não existe essa modalidade, essa opção foi considerada pelos participantes da reunião.

 

PRÓXIMOS PASSOS
Esse assunto será retomado pela a presidente do CAU Brasil, Nadia Somekh, em junho. A presidente estará em Chicago para receber a Medalha Presidencial e o Título de Membro Honorário do Instituto Americano de Arquitetos (AIA, na sigla em inglês), e vai tratar do assunto mobilidade profissional. Inclusive com uma reunião com os arquitetos brasileiros que moram e trabalham naquele país.

 

Saiba mais sobre a homenagem do AIA à presidente do CAU Brasil

 

Em 2019, Nadia esteve nos EUA para uma reunião com o Conselho Nacional de Acreditação de Arquitetura (NAAB, na sigla em inglês). Ela discutiu a possibilidade de integração dos cursos brasileiros de Arquitetura e Urbanismo de forma adequada com as exigências dos Estados Unidos.

 

O conselheiro do CAU Brasil José Gerardo acredita que esse debate será expandido para a questão dos chamados “nômades digitais”. “Podemos nos unir a equipes locais e trabalhar nas Ilhas Maldivas ou na Floresta Amazônica. Como um conselho inovador, podemos provocar essa nova dinâmica”, afirmou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

EVENTOS

Inscrições abertas para o Fórum Urbano Mundial

EVENTOS

World Architecture Festival (WAF) recebe inscrições com desconto até 28 de março

EVENTOS

Estão abertas as inscrições do 7º Congresso Internacional de Arquitetura da Paisagem

Relações Internacionais

Nadia Somekh, ex-presidente do CAU/BR, visita sede da União Internacional de Arquitetos em Paris

Pular para o conteúdo