ARQUITETURA SOCIAL

CAU Brasil e CAU/CE participam do II Fórum de Assessoria Técnica Popular do Nordeste

 

Neste mês de abril, a cidade de Fortaleza (CE) sediou o II Fórum de Assessoria Técnica Popular do Nordeste. Evento que atravessou o fim de semana reuniu arquitetos e urbanistas, pesquisadores e ativistas para discutir ações e conceitos relativos ao direito de moradia digna para todos. Com a temática “A assessoria técnica popular como plataforma pelo direito de habitar”, programação contou com mesas plenas, sessões temáticas, rodas de discussão e oficinas.

 

Parceiros na realização do evento, o CAU Brasil, CAU/CE e CAU/SE marcaram presença nas discussões. Na mesa de abertura, Cláudia Sales (conselheira do CAU Brasil representante do Ceará), Lucas Rozzoline (presidente do CAU/CE) e Henrique Silva (vice-presidente do CAU/CE) apresentaram as ações promovidas pelo CAU em favor da Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (ATHIS). O II Fórum também contou ainda com a participação dos conselheiros do CAU Brasil Camila Leal (PB), Guivaldo Baptista (BA), Nilton Lima (GO) e Ricardo Mascarello (SE).

 

“Nesta gestão, o CAU Brasil tem enfatizado as políticas de ATHIS. Essa política faz parte de um projeto muito maior que inclui ações reparativas e afirmativas com grupos minoritários. Sempre em diálogo com todas as comissões: Ética e Disciplina; Ensino e Formação; Relações Institucionais. É um projeto muito maior que queremos implementar até 2023”, afirmou Claudia Sales, que é coordenadora da Comissão Temporária de Raça, Equidade e Diversidade do CAU Brasil. Desde 2015, o CAU Brasil e dos CAU/UF destinam 2% de sua arrecadação anual para fomentar projetos de Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (ATHIS).

 

Conselheira do CAU Brasil Claudia Sales participa da Mesa de Abertura do Fórum

 

O presidente do CAU/CE, Lucas Rozzoline, disse que as campanhas de promoção da ATHIS já estão provocando mais ações do poder público. fala da importância da discussão para sociedade e lembra que, apesar de só 7% da população do país ter acesso à arquitetura, esse diálogo é um avanço para a sociedade. “A Prefeitura de Fortaleza já está iniciando suas práticas de assessoria técnica popular. A Prefeitura de Caucaia já teve uma reunião, no mês passado, para implementar esse tipo de assessoria à população”.

 

O II Fórum de Assessoria Técnica Popular do Nordeste foi organizado por seis coletivos de arquitetos e urbanistas que atuam na Região Nordeste: Taramela ATAC (Fortaleza/CE), Coletivo Quintau (Fortaleza/CE), Centro de Defesa Ferreira de Sousa (Teresina/PI), CAUS Cooperativa (Recife/PE), Trapiche EMAU (Aracaju/SE) e Coletivo Escalar (Salvador/BA). Primeira edição do evento foi realizada em Recife (PE), em 2020.

 

 

Conselheira do CAU Brasil Camila Leal (PB) apresenta ações na área de ATHIS

 

ASSISTÊNCIA TÉCNICA
Conselheiros do CAU Brasil participaram da Oficina 4: “Assessoria Técnica Popular na Efetivação de Direitos – Construindo Arranjos a partir de Múltiplas Atuações”. A conselheira Camila Leal (PB) foi uma das palestrantes, junto com a presidente do CAU/SE, Heloísa Diniz; o vice-presidente do CAU/SE, Henrique Alves; e a conselheira do CAU/SP Fernanda Simon.

 

Nesta oficina, as ações do CAU Brasil e dos CAU/UF foram analisadas sob a perspectia das parcerias institucionais com prefeituras e associações da sociedade civil. No ano passado, o CAU Brasil começou a campanha “Mais Arquitetos”, Campanha Mais Arquitetos, que promove debates entre influenciadores digitais,
gestores públicos e a população sobre a implementação da Lei de ATHIS. Mais de 20 milhões de pessoas já foram impactadas. Veja aqui.

 

Oficina discutiu a Assessoria Técnica Popular na Efetivação de Direitos

 

Além disso, existemas os Editais do CAU Brasil e dos CAU/UF, que destinam mais de 2% de seu orçamento para financiar ações de Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social por todo o país. Por meio de articulações com senadores e deputados, a presidente Nadia Somekh está propondo a destinação de emendas
parlamentares do Orçamento da União para financiar ATHIS nos municípios. Saiba mais aqui.

 

“Ficamos muito felizes de participar de um evento em que a gente consegue parar para escutar quem está na outra ponta da Assistência Técnica. Não só arquitetos e urbanistas, mas as pessoas que vivem nesses territórios e que passam por esses problemas no seu cotidiano”, afirmou a conselheira Claudia Sales. “Isso nos ajuda a entender um pouquinho melhor como resolver ou pelo menos minimizar os problemas enfrentados por essas pessoas”.

 

CONFIRA A ÍNTEGRA DO EVENTO:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CAU/BR

NOTA DE ESCLARECIMENTO

CAU/BR

CAU/BR aponta protagonismo feminino na arquitetura e urbanismo durante 98º ENIC

CAU/BR

Comissões do CAU/BR debatem temas de interesse dos arquitetos e urbanistas

EVENTOS

Patrícia Sarquis Herden é presença confirmada no 3º Fórum Mundial Niemeyer 

Pular para o conteúdo